O CEST refrigerante é o número de substituição tributária que refrigerantes e outros gaseificados e refrescos têm em registro na Receita Federal.
O Código Especificador de Substituição Tributária (CEST) nada mais é do que uma normativa brasileira que visa classificar os produtos que necessitem de substituição de tributos.
E, diferentemente do NCM, ele deve sempre constar nas Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) conforme as normas do ICMS 92, que entrou em vigor no dia 20 de agosto de 2015.
Para saber se a nomenclatura deve ou não ser informada, é indicado que pesquise pela Nomenclatura Comum do Mercosul pelo site https://www.codigocest.com.br/.
Na hora de fazer seu controle de estoque, vendas, fluxo de caixa e relatórios financeiros, ter o CEST bem claro se faz necessário. E, falando em estoque, que tal começar o gerenciamento com uma planilha completa?
Baixe grátis a planilha de controle de estoque. É só apertar no banner abaixo!
O NCM de bebidas é 2202.10.00 e o CEST refrigerante é 03.010.00 para 600 ml ou mais. Já para a versão em lata é 03.011.00.
Misturas servidas em máquinas de refrigerante possuem um código diferente. A combinação de algarismos para este tipo de bebida é 03.012.00.
03.007.00 - Águas minerais, potáveis ou naturais, gasosas ou não, inclusive gaseificadas ou aromatizadas artificialmente, refrescos
03.008.00 - Outras águas minerais, potáveis ou naturais, gasosas ou não, inclusive gaseificadas ou aromatizadas artificialmente
03.009.00 - Néctares de frutas e outras bebidas não alcoólicas prontas para beber, exceto isotônicos e energéticos
Tantos códigos, números e nomenclaturas podem dar um nó na sua cabeça.
Mas fique tranquilo que vamos te ajudar a entender de forma rápida e fácil.
Sistema Harmonizado - SH: é uma métrica que funciona internacionalmente para facilitar o comércio entre os países.
NCM: é um sistema usado entre os países do Mercosul, a fim de estreitar as relações comerciais entre estes países.
CEST: é uma regulamentação brasileira que diz respeito a tributação dos impostos de circulação de mercadorias e serviços (ICMS).
O código do SH de refrigerante é 22 02.10. O NCM é 22 02.10.00 pois a Nomenclatura Comum do Mercosul apenas acrescenta dois números à sequência.
Já o CEST refrigerante não é específico e pode ter variações. Para 600 ml o código é 03.010.00 e 03.011.00 para os demais.
O CEST serve para uniformizar a identificação de bens e produtos que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
O Código Especificador de Substituição Tributária pode sofrer alterações ou possuir categorias que usem um código diferente.
O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ concede uma lista onde é possível conferir o CEST, NCM e o cadastro do produto.
Então é necessário que a numeração esteja correta, já que o código é ligado ao ICMS.
Criada 13 de setembro de 1996, e em vigor desde 01 de novembro do mesmo ano, a lei carrega o nome do seu autor, o ex-deputado federal Antônio Kandir.
A Lei Kandir é um decreto que prevê que cada Estado tenha autonomia sobre a cobrança de impostos sobre a mercadoria (ICMS).
Isso influencia diretamente no controle da tabela CEST, já que um produto pode estar listado como bem de tributação substituível em um Estado e no outro não.
A codificação é usada nas notas fiscais e cadastro de produtos. Assim como o NCM, o CEST pode passar por alterações.
Para encontrar o CEST refrigerante de forma rápida, basta pesquisar o NCM do produto no site https://www.codigocest.com.br/.
É importante que alguém se encarregue de fazer as mudanças nos cadastros e notas fiscais caso ocorra alterações na tabela.
A antecipação do ICMS funciona basicamente para agilizar os processos de cobrança dos impostos.
Ela pode acontecer quando o produto deixa seu local de origem, ou assim que ele chegar no território de destino.
O adiantamento da contribuição pode ser feito pelo remetente através de uma guia de recolhimento no nome do destinatário.
A substituição tributária é uma operação que concede ao vendedor do produto a tarefa de recolher o ICMS dos destinatários da cadeia produtiva.
Existem três tipos de substituição tributária, são elas:
No ramo da alimentação os Códigos Especificadores de Substituição Tributária mais usados são os seguintes:
Quando se fala de questões financeiras e tributárias, é possível que quem não tem familiaridade com o assunto se perca. Se você é dono de restaurante, trabalhando com muitas variáveis em sua gestão, isso é ainda mais latente.
Por isso, ter um Software de Gestão para Restaurante é a melhor opção para manter seu negócio sempre regularizado. E é claro que o melhor Sistema para Restaurante é o da Saipos!
Veja abaixo apenas algumas vantagens do sistema:
Chegou a hora de deixar seu restaurante automatizado, para que você se preocupe realmente com o que mais importa: o sabor dos seus pratos. Aperte no banner abaixo e solicite uma demonstração grátis do Sistema Saipos.