Preencha seus dados no formulário e receba em seu e-mail esse material exclusivo preparado pela Saipos para melhorar o seu atendimento e a organização do negócio!
Com esse modelo de comanda você vai:
No artigo abaixo você encontrará mais informações sobre como qualificar esse controle em seu estabelecimento!
Pode parecer uma coisa simples mas um modelo de comanda de restaurante é fundamental na hora de fazer os pedidos de qualquer estabelecimento alimentício.
Ele pode ser específico para cada tipo de negócio, já que serve para anotar pedidos que os clientes fazem enquanto estão no estabelecimento.
Essas anotações são responsáveis por facilitar a comunicação entre os funcionários, o público e, até mesmo, o sistema de seu negócio.
Se você quer saber mais sobre os modelos de comanda, veja esses tópicos que separamos para você conhecer e entender um pouco mais sobre cada um deles.
Mas antes confira os modelos de comanda de restaurante para editar gratuitos que a Saipos criou para você usar independente do tipo de negócio que você tem! Clique no banner e baixe agora mesmo!
É um documento utilizado para registrar tudo aquilo que é consumido por um cliente no seu estabelecimento, seja restaurante, bar, cafeteria ou qualquer outro similar do ramo food service.
Os clientes recebem um cartão ou um papel, no qual o garçom anota tudo o que foi consumido no local, e assim você pode pagar a conta total ao sair do estabelecimento.
Algumas comandas ainda podem ter códigos de barras, nos quais os itens são registrados eletronicamente.
Mas, quem quiser algo mais simples e clássico, pode obter um bloco de papel, no qual o garçom marca os itens.
De qualquer forma, facilita tanto a vida do consumidor quanto dos funcionários, já que com o simples papel e caneta você pode se organizar perfeitamente bem!
Quando você entender o que é uma comanda e o quanto ela pode ajudar você, vai querer otimizar este processo o mais rápido possível.
Como criar uma comanda de restaurante vai depender de qual modelo você deseja usar, mas, de toda a forma, não é uma coisa muito difícil.
O primeiro a se fazer, é organizar quais serviços o seu restaurante oferece. Isto é, indicar se ele é a la carte, rodízio ou buffet livre, por exemplo.
Com isso feito, você deve especificar o que vende, principalmente na parte das bebidas. Coloque tudo o que é servido, inclusive as porções.
É bem comum que alguns estabelecimentos vendam apenas copos ou taças de bebidas, então especifique isso na hora de criar comanda.
Mas, se você vender das duas formas, deixe isso bem claro para o seu cliente, pois ele não pode ter nenhuma dúvida quanto a isso.
Veja um exemplo de como se organizar na hora de criar sua comanda:
Passo a passo |
Descrição |
Categorize seu cardápio |
Separe seus itens, os principais, os acompanhamentos, adicionais e bebidas. |
Organize sua comanda |
Agora chegou a hora de montar a sua comanda, veja de acordo com o seu tipo de negócio, qual melhor se encaixa. |
Decida como será o design da comanda |
Nesse momento é muito importante se atualizar do que está em alta e também fazer de acordo com a sua identidade visual, independente se é uma comanda manual ou digital! |
Fale com seus colaboradores |
Agora reúna seus funcionários e sócios e veja se todos estão de acordo com o tipo escolhido e se vai realmente funcionar na hora do movimento! |
Sendo assim, criar uma comanda para pedidos depende de especificações bem básicas, que só dependem da sua organização.
Dito isto é necessário que o comerciante tenha em seu estabelecimento o melhor tipo de comanda para restaurante possível de acordo com o seu tipo de atendimento.
Dentro disso, existem alguns tipos de modelo de comandas que podem ajudar nessa parte. Confira alguns modelos e como usá-los:
É bom destacar que deve ser algo que atenda todas as necessidades e que possa oferecer total controle sobre as vendas e consumações do público.
A comanda de bar é uma importante peça para ajudar no sucesso do local. Por isso, a automatização dos processos faz toda a diferença no atendimento do estabelecimento.
Aqui no Brasil, é comum o uso da comanda de bar de papel. O problema dela é que não funciona com tanta eficiência, pois dá margem para erros e deixa o processo de atendimento mais lento.
Por outro lado, quem optar pela versão eletrônica, terá uma organização melhor de pedidos, na área de produção e no mais importante: cobrança.
Comandas eletrônicas deixam o estabelecimento mais funcional e eficiente. Sem contar que dá um toque mais moderno.
Mas estes não são os únicos benefício do modelo de comanda eletrônica para bar. Confira abaixo mais algumas vantagens:
O que antes era feito manualmente, agora fica prontamente lançado no sistema e, assim, é possível dar mais atenção para a criação de outras ações.
Todo o tipo de restaurante deve ter um controle de pedidos, então, saiba como deve ser o modelo de comanda de pizzaria!
Fazer uma comanda para a sua pizzaria, como um todo, é muito simples, na verdade, funciona do mesmo jeito que os demais tipos.
A única mudança é que você vai especificar o modo como as suas pizzas são servidas, ou seja, se são a la carte ou rodízio, por exemplo.
Inclusive, é possível optar por modelos de comanda para imprimir, que já estão praticamente prontas.
Ou, se preferir, pode fazer alguma comanda online, que são disponibilizadas em alguns sites.
O mais importante é não deixar de usar esta ferramenta em qualquer outro tipo de restaurante
Use este serviço independente do seu negócio. O controle de pedidos influencia em tudo, então não deixa passar!
A comanda de papel é o modelo mais tradicional e é mais indicada para negócios com pequeno fluxo de clientes devido à lentidão que o processo manual carrega.
Esse modelo ainda é muito utilizado e pode ser bom no começo mas com o aumento da clientela pode dificultar um pouco.
Confira alguns modelos de comanda de papel para se inspirar.
Esse modelo de comanda geralmente é usado para quem tem poucas opções de alimentos ou bebidas em seu estabelecimento.
E isso acontece porque o garçom contará com alguns campos previamente preenchidos.
Assim, eles agilizam o recebimento do pedido e os campos em branco podem ser preenchidos a mão dando um pouco mais de agilidade no atendimento.
O modelo de comanda de papel tem alguns pontos que não favorecem a gestão do negócio, por exemplo no fechamento de caixa ou se você tiver um sistema para restaurantes, o trabalho é dobrado para passar as informações de um lugar para outro.
Esse modelo de comanda tem alguns campos simples.
Portanto, serve para qualquer tipo de estabelecimento alimentício com baixo fluxo de consumidores, já que todos os campos são preenchidos à mão, assim deixando o processo de atendimento lento.
Mas não deixa de ser uma boa opçao se você esta começando, veja um exemplo:
A comanda eletrônica é uma versão muito mais moderna que a de papel e com ela é possível acompanhar as atualizações da era digital.
Com esse modelo de comanda, o atendente retira o pedido através de variados aparelhos eletrônico.
Ela é recomendada para pequenos, médios e grandes estabelecimentos, já que otimiza o processo em forma única e evita erros ou fraudes por meio de terceiros.
Vale ressaltar que a versão eletrônica pode ser usada em comanda de bar, restaurante, lanchonete, delivery ou qualquer outro tipo de negócio de alimentação.
A única desvantagem de se usar uma comanda digital é o custo da implantação, já que, além do software, é preciso investir em tablets ou celulares.
No entanto, hoje já é possível encontrar celulares simples com preços muito acessíveis que podem ser utilizados como comanda eletrônica.
Em relação ao software para controlar mesas e pedidos, existem alguns que oferecem opções em conta para cada tipo de negócio, sem necessidade de comprar licenças (Conheça o Saipos!).
Considerando todos os pontos mencionados acima, o investimento nesse modelo de comanda só trará resultados positivos para o seu restaurante.
Além é claro, do investimento se pagar em pouquíssimo tempo.
Como vimos, é de total responsabilidade do estabelecimento comercial controlar os gastos e consumos de seus clientes.
Por isso, esse modelo de comanda é muito mais seguro e viável.
A comanda eletrônica oferece uma usabilidade e praticidade muito maior para seus estabelecimentos.
E por isso fazer uso desse modelo específico pode te livrar de dores de cabeça e prejuízos.
A partir dele você consegue evitar confusões e a demora com os pedidos. Além disso, agiliza os processos e reduz erros de pedidos.
Adicionar um software e a comanda eletrônica ao seu comércio não só te ajudará a ficar atualizado, mas também te trará lucros e evitará prejuízos!
Automatizar o serviço do seu restaurante irá qualificar a experiência gastronômica dos seus clientes.
E claro, já vem com o sistema de comandas!
Além disso, ela pode aumentar os ganhos do estabelecimento. Entre as vantagens de se usar esse modelo de comanda estão:
Sendo assim, conte com um sistema para restaurante completo como o da Saipos!
Ele cuida do seu controle de estoque, vendas, fluxo de caixa, e além de tudo possui integração com os principais apps de delivery!
Clique no banner e conheça o sistema para restaurante mais completo e com melhor custo benefício do mercado!