Sistema de Comanda Eletrônica: confira como funciona

William Martins - Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos
Escrito porWilliam Martins

Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos

Como funciona o sistema de comanda eletronica?

Um sistema de comanda eletronica tem uma funcionalidade muito simples e serve para qualquer tipo de restaurante, especialmente os de médio e grande porte.

O uso de uma comanda eletronica deve começar o assim que o cliente entrar no local.

Por isso, em casos como este, é muito comum que os garçons usem tablets ou smartphones para anotar o pedido, enviando tudo em tempo real para a cozinha.

Portanto, quem opta por esta modalidade de comanda para restaurante, tem este processo agilizado.

Sem contar que ele ainda permite que o garçom possa atender outros clientes sem precisar ir até a cozinha entregar a comanda, que é uma ferramenta essencial para um estabelecimento.

Mas, para utilizar o sistema de comanda eletronica, basta você contratar um software de gestão para restaurante, como o da Saipos.

O que é comanda eletronica?

A comanda eletrônica é um tipo de cartão de identificação com número ou código de barras.

Nele são registrados os números dos pedidos e, desta forma, substitui as antigas comandas de papel.

No entanto, é importante saber o que é uma comanda eletrônica e como ela funciona, pois pode acabar sendo um benefício ou um empecilho para você.

A grande  desse vantagem desse modelo de comanda é que ele diminui os erros dos pedidos.

Além disso, o restaurante ainda acaba ganhando mais tempo para fazer outros processos.

Se o seu restaurante, hamburgueria, lanchonete ou outro tipo de negócio de alimentação for de médio ou grande porte, é muito indicado que contrate um sistema de comanda eletronica, como o da Saipos.

Além disso, utilizar essa ferramenta de forma eletrônica pode tornar o seu restaurante muito mais veloz, do que quando utiliza a comanda para imprimir.

Contudo, mesmo este modelo em papel sendo mais barato inicialmente, ele pode acabar trazendo prejuízos pelos erros no processo.

Apesar de você pode construir um modelo de comanda personalizado para seu restaurante e imprimi-lo, utilizá-lo de maneira eletrônica ainda assim se faz mais vantajoso.

Por que usar um Sistema para restaurante?

Um software de gestão para restaurante não vai ajudar apenas na comanda eletrônica, mas sim em diversos outros processos do seu dia a dia.

Além de ser prático, um sistema para restaurante e para comanda eletrônica, acaba se tornando mais barato, já que com ele você ganha tempo.

No caso da comanda eletrônica, usar a versão antiga, em papel, acaba representando um gasto significativo em impressão, que pode variar de acordo com o modelo de comanda.

A comanda eletrônica realmente agiliza o seu negócio e ainda ajuda no controle financeiro, que essencial para qualquer gestor que preza pelo  lucro.

Mas, entenda que um sistema de comanda eletronica pode ser mais que isso. O Sistema Saipos, por exemplo, representa bem essa afirmação.

Isso porque, com ele é possível ter melhorias no processo do restaurante do início ao fim. Olha só quantos benefícios ele oferece:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque.

Talvez você não tenha parado para pensar sobre a possibilidade de utilizar um sistema para restaurante, provavelmente porque você ainda não sabe o quanto o investimento pode ser baixo.

Quais as vantagens de usar o sistema de comanda eletronica?

As vantagens de usar um sistema de comanda eletronica é que ele promove mudanças amplas no negócio, e se você optar por um sistema para restaurante, as melhorias impactam todos os processos de formar centralizada!

Mas, lembre-se: a comanda fácil pode ser usada para lanchonetes, hamburguerias, pastelarias, churrascarias, pizzaria e qualquer outro tipo de negócio gastronômico. 

Confira agora algumas das vantagens que utilizar um sistema de comanda eletronica pode trazer ao seu restaurante:

1. Agilidade no atendimento

Você vai ganhar mais tempo para as outras tarefas do seu restaurante com o uso do sistema de comanda eletronica.

Com isso em uso, o garçom não precisa mais ir até a cozinha levar o pedido. Sem contar que é muito mais fácil selecionar os itens em um catálogo do que anota em um papel.  

Um sistema de comanda também vai receber pedidos com mais agilidade e diminuir os riscos de anotar algo errado.

No entanto, existem outros pontos que podem potencializar muito o atendimento no seu negócio. E preparamos algumas dicas sobre isso para você.

Clique no banner e baixe grátis o EBOOK 11 dicas para melhorar o atendimento no seu restaurante!

2. Reduz os erros do pedido

Ninguém gosta de errar um pedido e a melhor forma de reduzir esses problemas, é contratando um sistema de comanda eletronica.

Por isso, com uma comanda de pedidos para restaurante, esses erros podem reduzir muito.

Isso acontece porque os pedidos são cadastrados, e não tem como um item do menu ser confundido no sistema. 

Desta forma o restaurante trabalha muito melhor e atrai mais clientes pela qualidade no atendimento.

3. Informações mais detalhadas para a equipe

Um sistema de comanda eletronica permite que toda a sua equipe saiba as informações detalhadas do seu restaurante.

Isso porque, o sistema funciona através de tablets, o que torna muito mais fácil confirmar algo, já que está tudo nas pontas dos dedos.

Com isso, o local pode fazer um levantamento com a equipe sobre as dúvidas dos pratos vendido, permitindo que o cliente consiga sanar a sua curiosidade quando perguntar algo.  

4. Fechamento de caixa simplificado

Quando se tem um sistema de gestão para restaurante com comanda eletrônica, como o da Saipos, você passa a ter um sistema capaz de fechar o caixa de um forma muito mais simples.

Portanto, comum que essa funcionalidade permita que o pagamento seja feito separadamente.

Ou seja, não é mais preciso subtrair ou  dividir o valor para chegar ao resultado de cada um.

O caixa vai funcionar de uma maneira quase automática, diminuindo também as chances de somas erradas que causam os famosos prejuízos.

Viu só como é possível automatizar de forma simples as comandas do seu restaurante e obter um resultado incrível em diversas áreas?

Então não deixe de agendar sua demonstração! Clique no banner e conheça o sistema para restaurante com melhor custo benefício do mercado!