Saiba como montar uma loja de doces delivery

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Como montar uma loja de doces delivery?

Para saber como montar uma loja de doces delivery, você precisa entender que essa é uma área que exige constante inovação  nos produtos.

Portanto, é necessário, além de toda expertise, equipamentos e planejamento, a capacidade de estar disposto a entender o que o mercado, e os clientes querem.

Assim, suas vendas vão fluir de acordo com as tendências, principalmente nos aplicativos de delivery, por isso, essa é a nossa primeira dica.

Sendo assim, vale ressaltar que não existe uma receita para que seu negócio de doces delivery dê certo, o que vale é ir apostando em diversas formas de fazer esse empreendimento funcionar.

Porém, há alguns passos que você deve seguir para entender como vender doces por encomenda, como usar a tecnologia a seu favor, entender a dinâmica do delivery e, como já falamos, inovar sempre.

Neste artigo, a Saipos vai complementar outra postagem que fizemos sobre doce delivery. Ao longo do texto você vai ver respostas para algumas dúvidas que podem surgir sobre como vender doces por encomenda.

Mas, antes, aproveite e baixe grátis uma planilha que vai te ajudar a organizar e calcular os custos dos seus doces delivery! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

Como vender doces delivery por WhatsApp?

Você pode usar a versão WhatsApp Business, que tem configurações específicas para vendas e atendimento.

A funcionalidade é gratuita e possui diversas utilidades que a versão normal não tem, como um catálogo de produtos, em que você pode expor seus doces para que o consumidor veja.

Além disso, o WhatsApp Business também oferece uma conta comercial, mensagens inteligentes, análises e relatórios, respostas automáticas, personalização do horário de atendimento e descrição do perfil.

Dessa maneira, a plataforma permite que você divulgue seus produtos para entrega de doces por meio da função “Status”, que funciona como os “Stories” do Instagram.

Conta comercial

Um dos fatores de usar o WhatsApp Business, e saber como montar uma loja de doces delivery, é que assim que você começar a ter um bom faturamento, pode precisar usar a conta comercial do app.

Sendo assim, existem três tipos de contas empresariais no WhatsApp Business:

  1. Conta comercial oficial: recebe a verificação do WhatsApp de que a conta é do proprietário do negócio. Quem tiver o reconhecimento recebe um ícone verde, que aparece ao lado do nome da marca, no cabeçalho da conversa; 
  2. Conta comercial confirmada: nessa opção, você tem um símbolo cinza com um tique ao lado do número que está vinculado;
  3. Conta comercial regular: é a conta feita no Whatsapp Business, ou seja, assim que você adquirir a versão business a sua conta passa a ser comercial.

Vale lembrar que, em qualquer das opções, você terá acesso a todas as ferramentas do aplicativo, como adicionar horário de atendimento, localização, cardápio, mensagens automáticas e muito mais. 

Vale a pena contratar motoboys para meu doce delivery?

Uma das dúvidas em relação a como montar uma loja de doces delivery é a contratação própria dos motoboys para entrega.

Dessa forma, existem algumas vantagens e desvantagens dessa questão, que vamos conhecer agora:

Vantagens

É mais barato no longo prazo

O custo inicial é alto, mas o custo médio por entrega pode ser muito menor. Com motoboys de apps de delivery, a doceria paga uma porcentagem sobre o pedido, um custo que é ainda maior caso seu negócio tenha um ticket médio alto. Enquanto isso, com motoboys próprios, esse custo é fixo por entrega e distância. 

Mais autonomia

Contar com seu próprio motoboy permite definir estratégias de raio de entrega, ações promocionais e, inclusive, de atuação com um app próprio de delivery, sem pagamento de comissões sobre as vendas. 

Condições de trabalho do motoboy

Se você tiver uma equipe protegida pelos direitos da CLT, ela trabalhará mais motivada e, principalmente, segura em relação a acidentes de trabalho. Nada mais justo para as pessoas do time responsáveis por fazer o delivery da sua doceria acontecer, não?

Desvantagens

Custo inicial

Como falamos antes, ao contratar seus próprios motoboys, um dos maiores custos será a aquisição de motos e equipamentos de segurança.

Mesmo assim, esse valor pode valer a pena caso sua doceria delivery tenha um fluxo grande de pedidos, ainda mais quando consideramos as vantagens da entrega própria. 

Tempo de implementação

É preciso fazer a seleção e contrato com o motoboy, além da compra dos equipamentos que os entregadores vão precisar para trabalhar. 

Isso demanda tempo e busca de informações, principalmente sobre as regras para contratar um entregador, já que o exercício da profissão está sob risco de acidente de trânsito. Fique atento a isso! 

Como divulgar minha loja de doces delivery?

Agora que você já sabe como montar uma loja de doces delivery, chegou a hora de fazer o marketing para doceria da maneira correta do seu negócio.

Entender seu público, alimentá-lo com suas novidades e seus produtos e fazer uma propaganda de delivery que será lembrada e certeira, é super importante na hora de entender como vender doces por encomenda.

Portanto, você já deve saber que as redes sociais são as melhores ferramentas para você ter uma divulgação orgânica e eficaz. Vamos ver alguns truques que podem ajudar? Confira!

1. Invista na criação de vídeos

Doces são produtos fotografáveis e visualmente agradáveis. Portanto, é importante que seu cliente os veja para ser instigado a comprar.

Por isso, a criação de vídeos é uma estratégia muito boa para suas vendas aumentarem, pois a tendência dos usuários da sua página curtirem, compartilharem e comentarem, ou seja, engajarem no seu produto, é muito alta!

Além de mostrar seus doces, filme como eles são preparados, mostre a equipe e sua cozinha, com tudo organizado e limpo.

Você vai ver que o engajamento será forte e aumentará seu seguidores, em consequência, terá novos clientes para chamar de seus.

2. Divulgue em grupos do Facebook

Os grupos do Facebook são ótimos para divulgar sua doceria delivery e seus produtos, pois eles são movimentados e servem exatamente para isso.

Lá, você pode postar fotos dos doces e informar suas redes sociais, telefone, site, localização e uma descrição do que seu negócio tem a oferecer.

Pode aproveitar e dizer para que quem der “print” no post e enviar para seu WhatsApp Business, ou marcar um amigo, pode ganhar um desconto.

Sendo assim, faça sua própria propaganda na hora de saber como vender doces por encomenda, pois você já conhece seu público e sabe como atraí-los e agradá-los.

3. Invista em anúncios pagos

Você já investiu um valor na hora de entender como montar uma loja de doces delivery, porém, também vale a pena separar um dinheiro para divulgá-lo com anúncios pagos.

Seja na busca do Google, Instagram ou Facebook, esse método sempre rende novos usuários, novos clientes e novas vendas.

Dessa forma, com os anúncios, você tem a chance de escolher o seu orçamento, ou seja, pode investir tanto R$ 10,00 como R$ 100,00, ou até mais, o que vai mudar é a quantidade de pessoas que você vai alcançar na sua campanha.

Como você pode ver, apenas criar o perfil da sua doceria delivery não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. 

É necessário manter as páginas constantemente atualizadas, e intereagir com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para seu cliente. 

4. Faça promoções pelas redes sociais

Quem não curte uma promoção, não é verdade? Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes. 

Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados produtos, tenha o doce do dia, com um valor mais barato, e sorteie kits. Com isso, você aumenta seu público e conquista novos clientes.

Gostou dessas dicas? Então você vai adorar as outras que temos no e-book que a Saipos criou com “5 dicas para divulgar sua doceria delivery e aumentar suas vendas”! Aperte no banner e baixe grátis!

 

Posso vender salgados na minha loja de doces delivery?

A resposta é: SIM! Sabe como? Com a venda de kit de festa, com bolo, salgados e doces.

Quando pensamos em festas, sempre lembramos dos docinhos, salgadinhos e do bolo para comemorar. Sendo assim, um kit festa delivery é a melhor maneira para celebrar, principalmente no momento em que vivemos, com a pandemia da Covid-19.

Para isso, você precisa organizar seus equipamentos e produção para que seu negócio tenha capacidade de sistematizar as entregas.

Lembre-se de que você não vai dar conta de fazer tudo isso em um dia, ainda mais com o resto de doces que precisa preparar para vender também.Então, você precisará armazenar, conservar e congelar alguns dos seus produtos.

E, para isso, serão necessários alguns  equipamentos para ajudar tanto na produção, como na conservação dos seus produtos. Basicamente, você vai precisar de:

  • Freezer horizontal ou vertical;
  • Forno;
  • Fogão;
  • Batedeira;
  • Liquidificador;
  • Assadeiras de tamanhos variados;
  • Armários para armazenamento.

Então, se você quer vender kit festas delivery, precisa de um planejamento antes de começar, siga o check list:

  • Faça uma lista dos produtos;
  • Veja se você tem um espaço para a produção;
  • Veja se tem todos os equipamentos que vai precisar;
  • Monte os seus kits e calcule o preço de venda de cada.

Quais são as embalagens corretas para meus doces delivery?

As embalagens também são uma parte importante e delicada de como montar uma loja de doces delivery, pois elas são o primeiro contato que o consumidor terá com sua doceria.

Portanto, considere o tamanho do produto que será entregue ao cliente, use uma embalagem nem pequena, nem muito grande, pois isso pode desvalorizar o alimento. 

Aposte em recipientes adequados, que comportem o doce tanto em seu tamanho, quanto em sua forma. Por exemplo, especiarias redondas, como bombons, vão bem em caixinhas, os deixando com um ar mais refinado. 

Também avalie se a embalagem preserva a temperatura, pois não tem nada pior do que entregar para o cliente um doce fora das condições ideais, como um chocolate mole ou um kit todo bagunçado.

Outro ponto de atenção na hora de escolher as embalagens de delivery dos seus doces é verificar se o recipiente pode ir à geladeira, pois nem sempre a pessoa consome o produto na hora.

Assim, é importante apostar em um pacote que, além de bonito, seja prático e facilite a vida do cliente, que não precisará sujar um pote para armazenar na geladeira o doce que não foi consumido.

Por fim, a embalagem é um elemento que complementa a venda e, além disso, é uma aliada importante para as empresas promoverem a melhor experiência para os clientes. Portanto, é essencial garantir que as caixas, sacolas e todos os recipientes usados na sua loja de doces delivery estejam alinhados com a identidade visual do seu negócio

Dito isso, invista em personalizar as embalagens com sua marca e garanta que o visual do material esteja de acordo com as cores e a tipografia da sua empresa.

O sistema ideal para doces delivery é o da Saipos!

Agora que você já sabe como montar uma loja de doces delivery, pode pensar em automatizar seu negócio e vender ainda mais com o sistema da Saipos!

Seu negócio vai funcionar muito mais com um sistema para delivery, que faça a gestão completa do seu atendimento e controle de motoboys da sua doceria.

Com a Saipos, você recebe em uma única tela todos os pedidos que chegam na sua loja de doces delivery, independentemente de qual for o canal de venda de origem.

Interessante, não é? Além de tudo isso, a Saipos também oferece em seu sistema o controle de estoque (ficha técnica), controle financeiro e emissão de relatórios para análise.

O que está esperando? Aperte no banner abaixo e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores para saber mais sobre mais funcionalidades da Saipos, o melhor sistema de delivery do mercado!