Saiba como montar uma doceria delivery de sucesso

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Aprenda como montar uma doceria delivery de sucesso!

Montar e abrir uma doceria delivery pode não ser difícil para muitas pessoas. Com alguns ingredientes e poucos equipamentos, já é possível preparar boas sobremesas para serem vendidas. 

No entanto, ter bons produtos e uma saúde financeira em longo prazo é um desafio para todos os empreendedores. Afinal, ninguém deseja abrir uma empresa para ter prejuízos, não é mesmo?

Apesar de existir um “boom” de novas docerias, confeitarias e lojas de bolos no Brasil, o mercado é vasto e tem uma demanda constante.

Inclusive, o consumo de doces tem aumentado, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. Com uma maior quantia de pessoas em casa por mais tempo, houve um aumento considerável do consumo de refeições via delivery. 

E, se você é um investidor e deseja abrir uma doceria delivery nos próximos meses, nós separamos 6 dicas fundamentais do que você deve fazer para ter sucesso no seu negócio!

Para poder ter excelência sempre, é preciso conhecer o que não dá certo. Por isso, baixe agora o nosso e-book “Entenda por que os restaurantes quebram”. É um conteúdo especial e gratuito preparado pela Saipos. Aperte no banner abaixo e faça o download!

Como funciona uma doceria delivery?

Uma doceria delivery é, nada a mais, do que uma empresa especializada na produção de doces que são entregues em domicílio. 

Geralmente, os pedidos são realizados por meio de aplicativos de delivery como: Rappi, Uber Eats, iFood e Delivery Much

Porém, também existe muita demanda recebida pelo WhatsApp, Facebook, Instagram e por ligação telefônica. 

Geralmente, as entregas das encomendas de doces são realizadas por motoboys. Entretanto, produtos como tortas e bolos grandes para festas, por exemplo, precisam de uma atenção especial na hora do transporte. Por isso, pode haver necessidade de você utilizar carros ou até furgões refrigerados ao realizar as entregas.

Portanto, é extremamente necessário que uma análise de mercado seja feita, para entender quais são as preferências de sobremesas dos consumidores e para qual tipo de ocasião são os pedidos.

Afinal, um docinho combina com qualquer coisa, não é? Aniversário, casamento ou no happy hour com os amigos, seja no inverno ou no verão!

1. Tenha um cardápio versátil

Como falamos no tópico anterior, você terá diferentes tipos de clientes na sua doceria delivery. 

Pode ser aquela pessoa que recém almoçou e está procurando uma opção rápida e barata de sobremesa, aquele grupo de amigos que vai se reunir e quer adoçar o encontro ou, então, uma família que está organizando uma festa para mais de 20 convidados. 

Por isso, o seu cardápio precisa ser versátil, respeitando diversas características, como:

  • Preferências regionais;
  • Facilidade de produção e transporte;
  • Opções confeitadas e personalizadas.

Uma dica que a Saipos recomenda é oferecer um cardápio específico para a estação do ano, por exemplo: 

Inverno Verão
Chocolate derretido para fondue;   Salada de frutas;
Suflê; Tiramisù;
Tortas assadas; Picolés e sorvetes gourmet;
Petit gateau. Tortas geladas ou pavês.

Datas comemorativas 

Para ter sucesso é preciso realizar os sonhos dos clientes! E, quando falamos em datas comemorativas, a procura por doces é muito grande. 

Portanto, estabeleça no seu planejamento semestral todas as datas comemorativas do calendário e crie estratégias de marketing para doceria que vão melhorar a sua divulgação. 

Natal, ano novo, Páscoa, dia dos namorados e das mães são períodos em que você triplicará a quantidade de pedidos recebidos! Então, é necessário uma organização prévia, com a contratação maior de mão de obra e compra extra de insumos. 

Experimente, também, oferecer sabores diferentes e exclusivos para as datas comemorativas, isso fará você conquistar novos clientes com uma maior facilidade.

Pois diversas pessoas, de diferentes locais, estarão juntas e irão saborear os produtos da sua doceria delivery.

2. Ofereça combos com harmonizações

Além de ter doces com qualidade e sabores inesquecíveis, os clientes também desejam saber o diferencial da sua doceria delivery.

Então, investir em combos para harmonização com vinhos e cafés são opções irresistíveis ao paladar, e fenomenais pela experiência gastronômica.

Além disso, essa ação também estimula uma possível “venda casada”, que é quando um consumidor, ao adquirir um produto, leva outro, seja da mesma espécie ou não, aumentando o gasto médio unitário na sua doceria delivery.

Doces e café

Com toda certeza, essa é uma das combinações mais prazerosas de sobremesas harmonizadas com bebidas. Quem nunca comeu aquele brigadeiro junto com um cafézinho expresso? Bom demais, não é?

De acordo com a opinião de diversos baristas, todo tipo de doce com predominância de chocolate tem uma boa combinação com cafés encorpados, aqueles cujo grão tem uma torra escura e é passado em filtros de pano ou prensado. 

Já um café suave e mais líquido combina com doces à base de frutas cítricas, como bolos de laranja, limão e tangerina.

Se você optar por sobremesas que levam bastante açúcar na receita, como pudins e quindins, opções de café com bastante acidez são mais adequadas, porque fazem uma dualidade entre a cafeína e a glicose no paladar. 

Doces e vinhos

Uma das grandes dificuldades de harmonização entre vinhos e chocolates é por conta da gordura e açúcares presentes. No entanto, se você quer encontrar boas combinações, sempre opte por sobremesas com a maior quantidade de cacau possível.

A melhor dica é investir em rótulos de vinhos “de sobremesa”, que são próprios para a função. No processo de preparo, as uvas são cozidas com o próprio açúcar (frutose), diferentemente de vinhos suaves que têm adição da sacarose no processo de “vinificação”.

Uma alternativa com teor alcoólico maior são os vinhos licorosos. Esse tipo consegue chegar muito perto do peso do chocolate, e é uma das harmonizações mais clássicas entre a guloseima e a bebida.

Se você quer um combo refrescante, aposte em espumantes moscatel ou se o desejo é seguir o tradicional, uvas como syrah e cabernet sauvignon também cumprem bem o papel de destacar a qualidade do chocolate na sua boca.

Aproveite e baixe agora um conteúdo especial que a Saipos preparou e aprenda  “Como montar um cardápio”. É gratuito e você só precisa apertar no banner para acessar!

3. Esteja preparado para atender festas e casamentos

Se tem algo marcante em qualquer festa e casamento é o sabor da sobremesa! Alguns optam por bolos e tortas, por exemplo, mas tem gente que também gosta de arriscar em doces secos, como:

  • Brigadeiro;
  • Brigadeiro branco;
  • Casadinho;
  • Beijinho;
  • Doces trufados com frutas;
  • Doces trufados com nozes;
  • Bananinha.

Só que, muitas vezes, esses pedidos chegam em grande quantidade e com pouco tempo para preparação. Então, procure sempre estar com sua equipe preparada para as demandas “surpresas”, principalmente aos finais de semana. 

4. Escolha as embalagens corretas para o transporte

Na correria da produção e entrega dos pedidos, os doces podem acabar tendo avarias ao chegar até a residência do seu cliente - seja pela não conservação em temperaturas ideais, pela montagem incorreta ou, então, pela velocidade dos motoboys.

Para evitar esse tipo de problema, nós recomendamos que você tenha um tipo de embalagem para cada iguaria produzida na sua doceria delivery, como:

  • Caixas para cupcakes;
  • Embalagens com tampa de acetato para bolos;
  • Papel chumbo para enrolar chocolates;
  • Forminhas para doces avulsos.

No caso de doces que necessitam ficar refrigerados, aposte em materiais térmicos como: papel alumínio, papel laminado, isopor e outros.

Verifique se o recipiente pode ir à geladeira

Outro ponto de atenção no momento de escolher as embalagens de delivery dos seus doces é verificar se a caixa pode ir à ao refrigerador.

Nem sempre a pessoa consome o produto na hora. Por isso, é importante apostar em um recipiente que, além de bonito, seja prático e facilite a vida do consumidor, que não precisará sujar um pote para armazenar na geladeira o doce que não foi consumido.

Decoração das embalagens 

As embalagens também podem ser um instrumento de propaganda para sua doceria delivery. 

Em todas as oportunidades, tente colocar sua marca nelas, seja em caixas, plásticos ou em sacolas. Estampe o logotipo do seu negócio para que não haja dúvidas de qual lugar é a sobremesa que estão consumindo.

Além disso, apostar em temáticas também é uma boa opção para agregar valor ao produto. Se você for vender doces para uma festa de aniversário, por exemplo, personalize uma caixinha, escreva o nome da pessoa e coloque alguma foto. 

Também vale a pena decorar para ocasiões especiais como Natal, Páscoa, ano novo e outras comemorações religiosas. 

5. Aposte em um uma plataforma que integre seu sistema!

O segmento de doce delivery é uma das grandes apostas para 2021. Na maioria das vezes, os produtos são vendidos em unidades, sendo barato para os consumidores. Quando os clientes compram poucas unidades, o lucro do empresário é pequeno, sendo necessário vender em grande quantidade. 

Se você já trabalha ou pretende trabalhar com mais de um app de delivery, fica difícil controlar todos os seus pedidos em plataformas diferentes. Afinal, cada aplicativo utiliza uma metodologia e layout diferente.

Por isso, um sistema para delivery de comida integrado, vai facilitar muito a sua vida como administrador e empreender. Isso porque com eles todos os seus pedidos são unificados em apenas uma tela.

O sistema Saipos é uma solução delivery surge para canalizar os pedidos dentro de uma tela simples que controla os pedidos vindos dos seguintes canais de venda:

  • iFood;
  • Uber Eats;
  • Rappi;
  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • Neemo/App Delivery;
  • Delivery Much;
  • Delivery Direto.

6. Tenha o sistema para gestão de doceria delivery da Saipos

Ao seguir todas as nossas recomendações, temos certeza de que você terá muito sucesso com as vendas da sua doceria delivery.

Só que com o aumento de pedidos, você precisará concentrar esforços para a produção das sobremesas e gestão da sua equipe.

Por isso, ter o Sistema Saipos ao seu lado vai simplificar sua vida, deixando você mais livre para o trabalho que realmente importa. 

Ao contratar o nosso serviço, você poderá automatizar toda a sua doceria, organizando o seu restaurante desde o controle do estoque até as finanças.

Além disso, a Saipos também oferece inúmeros outros benefícios, como:

  • Monitor KDS;
  • Integrações com os principais aplicativos;
  • Display para entregadores;
  • Planilhas para controle interno;
  • Relatórios;
  • Fichas técnicas;
  • Controle de caixa;
  • Emissão de cupom fiscal.

Aperte no banner abaixo e converse, agora mesmo, com um dos nossos consultores, agora, mesmo!