Sobremesas para vender: 4 opções para sua doceria

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Sobremesas para vender: 4 opções para sua doceria

Produzir sobremesas para vender tem se tornado uma das apostas do mundo da gastronomia e no Brasil não é diferente.

Você prefere: bolo no pote, pudim ou macarons? O fato é que investir na produção de doces para comercialização é uma grande tendência da pandemia.

Muito disso está ligado ao aumento do consumo deste tipo de alimentos, por parte da população.

Segundo um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 63% de jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, consomem doces pelo menos duas vezes por semana. 

Dentro desse nicho, as empresas que apostam em vender doce delivery também registraram um ótimo crescimento financeiro a partir de 2020.

Por isso, a Saipos preparou esse artigo com quatro ótimas dicas de sobremesas para vender em sua doceria! 

Antes disso, acesse nossa Planilha de Custos de Doces e aprenda como equilibrar as contas de produto x receita na sua cozinha. É só apertar no banner abaixo!

4 sobremesas para vender que vão agradar os seus clientes

O universo das sobremesas está mudando todos os dias. Além dos tradicionais doces de chocolate e leite, as frutas têm ganhado cada vez mais espaço na preferência do público! 

Separamos 4 opções fáceis de serem reproduzidas e em conta para quem está querendo mudar o cardápio ou, então, em buscar novas ideias de doces para delivery

1. Pão de mel de pote

O pão de mel já é um doce amplamente conhecido e consumido em todo o país. Entretanto, a adaptação da receita que vai dentro de um pote vem ganhando preferência do público.

Basicamente, o pão é colocado dentro do recipiente e coberto com a cobertura até a parte superior, sendo necessária uma colher para comê-lo.

Como o doce é bastante consumido em feiras e bancas de rua, ser vendido em potes traz uma segurança sanitária muito maior, já que ele fica vedado. 

Uma dica deliciosa é finalizar o pão de mel com um topping de ganache. Fica irresistível! 

2. Fondue de chocolate com frutas

O fondue é uma sobremesa para vender que está super na moda. Seja pelo contraste de sabores ou pela praticidade de fazer e levar para a casa.

O doce consiste em uma ganache de chocolate amargo ou meio-amargo que é colocado em uma taça. 

No segundo passo, o cliente escolhe três tipos de frutas que acha que mais combinam. A preferência costuma ser: banana, morango e uva. Para finalizar, são colocadas raspas de chocolate ou granulado por cima. 

A opção pode ser vendida de três maneiras: 

  • Pronta em uma taça para consumo no local;
  • Com o chocolate em barras e as frutas já separadas para ser feito em casa;
  • Em um buffet, dessa forma o cliente pode escolher os acompanhamentos em que desejar.

3. Cheesecake

Fatia triangular, gostinho de queijo e cobertura de chocolate? Você sabe, estamos falando da sobremesa para vender que já ganhou o mundo todo: o cheesecake. 

A forma tradicional da receita é o cheesecake de morango, mas existem muitos outros sabores como de frutas vermelhas, de goiabada, de chocolate, de limão, de maracujá e muito mais!

O doce americano é uma das sensações de qualquer local. Por isso, ter essa opção no cardápio do seu estabelecimento é essencial, se você visa aumentar suas vendas. 

Uma das vantagens de ter o cheesecake como uma das suas sobremesas para vender é a versatilidade. Isso mesmo! Ele combina com qualquer ocasião, seja com um simples cafezinho ou como o doce principal de um evento.

A maioria dos ingredientes do cheesecake é fácil de encontrar nos supermercados e tudo é muito fácil de ser feito! A receita pode ser feita para ser vendida em unidade ou em tamanho grande, ideal para famílias que queiram comer juntas!

4. Palha italiana

Como o nome já diz, essa é uma receita herdada pelos imigrantes italianos e pode ser uma opção de sobremesas para vender muito rentável em sua doceria.

Apesar da “internacionalidade” do prato, os ingredientes são 100% brasileiros, já que reúne brigadeiro, bolacha maisena quebrada e açúcar de confeiteiro. 

Por mais simples que seja o processo de produção, é um doce muito gostoso e pode ser vendido por um preço bem em conta.

Como montar um cardápio certeiro com sobremesas para vender?

Em um país tão grande como o Brasil, a preferência por tipos de sobremesas difere entre regiões. 

Caso você queira evitar possíveis erros de delivery de doces, esteja muito atento às particularidades territoriais na hora de montar o cardápio. 

Atenção aos ingredientes e às regionalidades

Um grande exemplo de ingrediente regional é o açaí. Originário do Amazonas, as árvores com a fruta estão mais concentradas no norte e nordeste do país. 

Por isso, se você tem uma franquia de doces, por exemplo, poderá encontrar dificuldades ao comprar os ingredientes no sul do Brasil. No entanto, apostar em sobremesas com chocolate é algo que tem potencial de dar certo em todo o território nacional. Lembre-se! No mundo dos doces, menos é mais!

Cada doce tem sua ocasião

Além das regionalidades, também é necessário ter uma proposta de venda bem definida. Geralmente, os doceiros dividem as opções de sobremesas para vender em:

  • Doces para eventos e cerimônias;
  • Doces para serem vendidos no balcão;
  • Encomendas especiais;
  • Doces sortidos para vendas em cento;
  • Doces para delivery.

Cada área deve ter uma categoria segmentada no cardápio, não dá para utilizar os mesmos produtos para as distintas ocasiões.

Leia: como montar uma loja de doces delivery!

Tenha um preço atrativo

Além de ter um produto de qualidade e saboroso, as sobremesas para vender na sua doceria devem ter um preço competitivo ao mercado.

Ocorre que, devido ao aumento do consumo, conforme falamos no início do texto, há muita concorrência. Portanto, qualquer centavo de desconto que é dado faz a diferença na hora da fidelização dos clientes.

Faça gestão do estoque

Ter uma gestão ativa do estoque é uma ótima forma de aumentar os lucros das suas sobremesas para vender. 

Ao saber, especificamente, as quantidades e quais são os ingredientes em estoque, é possível ter um controle financeiro muito mais assertivo. 

Uma das formas convencionais é utilizar planilhas. Nelas, você poderá descrever todos os produtos armazenados, a data de validade e o preço pago.

Assim, ficará mais fácil evitar o desperdício e comparar os valores gastos com os insumos com os diferentes fornecedores. 

Ficou curioso? Baixe agora a planilha de controle de estoque da Saipos e comece a colocar a contabilidade dos seus produtos em dia. É só apertar no banner abaixo! É grátis!

Seja criterioso na escolha dos recipientes e embalagens 

Depois de conhecer ótimas receitas de sobremesas para vender, é necessário ter cuidado em mais uma etapa do processo, a embalagem!

Caso você tenha uma doceria delivery, não poupe esforços para garantir que as iguarias cheguem em perfeitas condições até a casa dos clientes. 

Sendo assim, se o seu estabelecimento permite o consumo interno dos produtos, capriche na apresentação e nas louças servidas! 

Além de serem saborosos, os doces são sobremesas “comestíveis com os olhos”, portanto, não deixe de priorizar essa característica dos seus pratos!

Use o Sistema para doceria da Saipos e otimize seus resultados

Temos a certeza de que ao criar um cardápio com as receitas que citamos acima, o seu negócio irá vender muito!

Com o crescimento repentino, você precisará de uma ajudinha a mais. Por isso, a nossa dica é contratar o Sistema para doceria da Saipos

Nossa plataforma consegue automatizar todas as etapas da gestão interna do seu estabelecimento, desde o controle de estoque até as finanças.

Além disso, você terá em apenas uma tela todos os seus pedidos que chegam via apps delivery. E, assim, podem ser enviados diretamente para a cozinha, em seu Monitor KDS. Fazer a gestão do seu atendimento delivery nunca foi tão simples, ágil e inteligente.

Qualifique a experiência gastronômica dos seus clientes, mesmo à distância, e aumente a sua fidelização.

Mais de 3 mil negócios do segmento de alimentação utilizam o sistema, que revolucionou o mundo dos restaurantes.

Aperte no banner abaixo e fale com um de nossos consultores agora mesmo. Seja mais um parceiro da Saipos!