Saiba tudo sobre frango frito!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Descubra como conquistar seu espaço no setor de frango frito 

O frango frito conquistou o seu espaço no cenário de alimentação e entrou para a lista dos queridinhos dos brasileiros.

Essa tendência motivou diversos empreendedores a investir no setor, seja por meio de franquias ou iniciando uma marca própria

Esse crescimento, no entanto, reserva surpresas ao longo do caminho, que podem não ser tão agradáveis assim, devido ao aumento da concorrência. 

Por isso, é fundamental entender como contornar esses percalços e encontrar uma forma de se diferenciar dos concorrentes diretos.

E ninguém melhor do que a Saipos, que auxilia mais de 3 mil restaurantes, para te dar essas dicas e garantir que o seu restaurante de frango frito dê certo.

Preparado para começar a leitura? Olha só o que você vai ver por aqui!

  • Dados de consumo;
  • Delivery de frango frito é uma boa opção?
  • Melhores acompanhamentos;
  • Segredos para preparar o melhor frango;
  • Como de frango frito;
  • Embalagem para frango frito;
  • Melhores franquias de frango no balde;
  • A melhor propaganda para seu negócio;
  • Tecnologia na gestão: como automatizar processos.

E,antes de começar a leitura, preparamos um material exclusivo e gratuito para te ajudar na elaboração do seu negócio. O e-book “Como tornar meu restaurante mais eficiente”. Aperte no banner e baixe agora!

Investir no setor de frango frito vale a pena, e nós podemos provar!

Antes de mais nada, é necessário estar convicto de que vender o famoso frango no balde é uma boa decisão.

E já que contra fatos não há argumentos, vamos ao maior indício de que essa delícia chegou para ficar: a economia! 

Sim! Ela tem diminuído o consumo de carne bovina no país devido ao preço, que tende a se manter em alta.

Segundo dados do IPCA-15, em 12 meses a alta acumulada já passa de 35%. Com esse cenário nada agradável para quem é apreciador das carnes, resta a opção de apelar para o frango.

O preço acessível fez o consumo aumentar, como demonstra a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal. No levantamento, mais de 22% dos entrevistados afirmam estar consumindo mais frango.

Apesar de todos esses dados, você ainda pode achar que essa preferência seja apenas temporária, mas não é.

Comparando o consumo atual de frango aos anos de 1990, o brasileiro passou de 13,5 kg iniciais para 41 kg per capita, de acordo com o estudo da Farsul.

Para fechar com chave de ouro, também estamos entre os países que mais consomem frango no mundo. Por isso, podemos dizer que ela é a proteína mais consumida no Brasil.

Entre tantas vantagens, o frango é produzido aqui, o que mantém o preço mais estável e acessível, facilitando o uso como base principal para a produção dos pratos.

O Delivery é a melhor opção para vender frango frito!

E afirmamos isso com convicção, pois esse foi o setor que mais cresceu em 2020, e a tendência é de que o delivery continue fazendo sucesso a longo prazo.

Mais que isso, frango no balde combina perfeitamente como acompanhamento para uma cerveja entre amigos ou para assistir um bom filme, além de poder ser uma refeição completa para jantar ou almoço.

Sendo assim, nada melhor do que receber a delícia no conforto do lar. E o melhor de tudo é que abrir um delivery de frango frito não representa dificuldades além do esperado.

Por ser composto por peças da proteína empanada e frita, a crocância se mantém por mais tempo e não há risco de vazamento das embalagens, como em outros tipos de alimentos.

Além do sabor permanecer intacto durante a entrega, a aparência também demora a ser prejudicada, já que o ingrediente é mais firme.

Sabendo como montar um frango frito delivery, você pode vender a qualquer horário do dia, e essa é outra vantagem desse tipo de comida.

Frango frito é consumido no almoço, no jantar ou, então, como aperitivo, o que garante a venda também em outros horários do dia.

Baixe: e-book Tudo que você precisa saber sobre delivery

Para te ajudar nas vendas do seu negócio de frango frito, contar com as integrações da Saipos é uma ótima solução. Aperte no banner e saiba mais!

Os melhores acompanhamentos para frango frito

Bons acompanhamentos dão aquele toque especial no prato, e você precisa conhecer as melhores opções.

São elas: batata frita, polenta frita e molhos da casa. Essas três combinações são as mais tradicionais, presentes desde a origem, com o famoso frango frito americano.

No entanto, sabemos que no atual cenário do mercado de alimentação é necessário inovar, e é por isso que você pode - e deve - ir além do comum. 

Confira as dicas de acompanhamentos que preparamos para você inovar no cardápio e conquistar os clientes pelo sabor inconfundível!

1. Tenha substitutos para a batata frita

Sim, todo mundo ama batata frita, mas isso qualquer lugar vende. É necessário oferecer outras opções tão crocantes quanto, mas com um sabor diferente do que estamos acostumados.

Por isso, inclua  a mandioca (aipim, macaxeira), a polenta e, até mesmo, os anéis de cebola como acompanhamento para o seu frango frito. São ingredientes acessíveis e que podem conferir mais sabor ao prato.

A batata frita também pode ser diferenciada. Apenas a tradicional não é atrativa o suficiente. Apostar nas receitas mais rústicas, com temperos da casa ou formatos diferentes também é uma forma de se destacar.

2. Crie molhos autorais

Mostarda, ketchup e maionese: geralmente esse são os três tipos de molho mais utilizados para acompanhar o frango frito.

O que você talvez não saiba é que o molho pode ser o detalhe que fará o cliente comprar do seu delivery, e não do concorrente.

Nesse sentido, criar uma misturinha que só o seu negócio tem é uma maneira de fidelizar a clientela, principalmente se houver a opção de escolher o sabor desse acompanhamento sem nenhum acréscimo no valor.

Veja algumas opções super saborosas para contrastar com o frango:

  • Molho Rosé;,
  • Molho Tártaro;
  • Molho Pesto;
  • Molho parmesão;
  • Molho Picante;
  • Molho de Mostarda e Mel;
  • Molho agridoce;
  • Molho Ranch;
  • Maionese da casa.

Alguns acompanhamentos podem elevar o custo com o preparo do frango frito, por isso, é necessário estar atento aos valores para repassar o preço ao cliente, se necessário.

Para te ajudar nisso, a Saipos preparou uma Planilha para calcular o custo de pratos. Aperte no banner e baixe agora sem nenhum custo!

3 Segredos para preparar o melhor frango

Para preparar o frango frito e superar os outros empreendimentos com a mesma proposta na sua região, é fundamental preparar a receita com alguns truques.

Existem diferentes formas de empanar o frango, além de ingredientes específicos que podem funcionar como mágica nos pratos.

Separamos 3 truques para que o seu frango no balde seja o mais crocante, suculento e visualmente atrativo. Confira!

1. O tipo certo de farinha

Existem vários tipos de farinha para empanar frango, mas a opção mais tradicional é o flocão de milho.

O segredo, no entanto, é que ela não esteja triturada em excesso. Ou seja, o detalhe que torna o frango mais crocante é que os pedaços de flocão não virem farinha.

Algumas franquias possuem uma receita própria para esse ingrediente fundamental, e essa também é uma opção para dar ao seu frango frito aquele sabor secreto incomparável.

A farinha panko ou de rosca também são interessantes, embora não sejam as mais tradicionais. As versões temperadas podem dar um sabor diferenciado.

2. Temperatura do óleo

Alguns restaurantes de frango frito oferecem a opção assada, mas a receita original e mais saborosa é, sem dúvidas, a feita em imersão no óleo.

Nesse caso, o grande segredo para manter o frango super crocante por fora e suculento por dentro, é deixar a temperatura do óleo o mais quente possível ao colocar o frango, mas abaixar o fogo logo depois.

3. Tempo para marinar

Temperar um peito de frango de modo que fique saboroso é praticamente impossível, se isso for feito às pressas.

Além do mais, é difícil fazer os temperos penetrarem na proteína, e isso causa um sabor insosso.

Para resolver essa questão, a chave é deixar o frango marinando por, pelo menos, 1 hora antes do preparo.

Os temperos para essa etapa do processo são opcionais, mas conferem um sabor marcante à receita.

Venda combos com frango frito para faturar mais!

Aumentar o ticket médio dos clientes é uma questão que interessa a todos os empreendedores e, no caso da venda de frango frito, também é necessário ter uma estratégia.

É aí que entra a possibilidade de vender os itens juntamente a outros produtos, estimulando o cliente a adquirir mais e, consequentemente, aumentando o seu faturamento.

O frango frito cai bem com acompanhamentos diversos, e você pode vendê-los separadamente, em porções com a mesma quantidade de frango no balde. Mas, além disso, é necessário pensar em combos específicos para o momento do dia.

Caso você venda frango frito no almoço, independentemente de ser delivery ou com atendimento presencial, uma possibilidade é incrementar no cardápio algumas receitas para transformar o prato em um almoço completo.

Para isso, saladas variadas, com crocância e um bom molho podem ser uma opção, além da tradicional maionese.

Nesses casos, o frango não precisa, obrigatoriamente, ser vendido “no balde”, e sim, em porções individuais ou para casais. Veja os exemplos:

 

Combo almoço individual 

Sobrecoxa frita e empanada (ou outro corte do frango, de sua preferência)  + salada + suco.

Iscas de frango frito + maionese + arroz +  refrigerante

Combo almoço casal

Balde de frango médio + batatas fritas + maionese + 2 refrigerantes lata

 

À noite, essas mesmas opções podem funcionar, mas também é regra ter os “combos para a galera” já que, originalmente, o frango no balde é feito para ser dividido e degustado em grupo.

 

Combos para a galera

Balde de frango frito + balde de batata frita + 3 opções de molho + refrigerante 2 litros.

Combo aperitivo: Balde de frango frito + 2 porções de batata + 2 porções de anéis de cebola + 2 porções de polenta frita + refrigerante 2 litros.

 

O melhor tipo de embalagem para frango frito

O melhor tipo de embalagem para frango frito delivery é o balde, que pode ser de diferentes materiais, como isopor, papel encapado ou plástico.

Sem dúvida, os de papel são bem mais acessíveis, mas os de plástico podem ser adquiridos para campanhas promocionais.

Nesse caso, vale personalizar as embalagens para fidelizar clientes e aumentar a visibilidade da sua identidade visual.

Um benefício da venda de frango frito é a facilidade no transporte. Já que o produto é seco, é possível soltar a imaginação na hora de escolher os invólucros.

Mas isso não quer dizer que o cliente deva receber o produto revirado. De preferência, coloque uma tampa na embalagem, ou vede com papel filme antes de colocar no saco de papel comum.

Além disso, tome cuidado para que não haja excesso de gordura no recipiente. Escolher um material que absorva a oleosidade é muito importante.

Embalagem também é propaganda

Mais do que armazenar o alimento, embalagens funcionam como uma parte importante da sua propaganda.

Elas causam a primeira impressão assim que o cliente recebe o produto, seja na mesa do restaurante ou em casa.

Por isso, além de ter bons conteúdos nas redes sociais e presença digital, capriche nas cores, logo e maneiras de entregar. Uma dedicatória feita à mão sempre passa uma imagem de cuidado e carinho.

Franquias de frango frito também são uma opção

No Brasil, há várias opções de franquias de frango frito no balde, e elas são uma boa escolha para quem quer começar um negócio de fast food com um nome conhecido.

Esse tipo de investimento pode ser muito vantajoso, principalmente quando a parceria é com uma marca famosa.

No entanto, o investimento pode ser maior do que iniciar uma loja própria, já que há custos com royalties e taxas.

De todo o modo, separamos algumas das principais franquias de frango no balde para que você entenda a média de valores investidos e recebidos.

 

Franquia

Investimento Inicial

Prazo de retorno

Taxa da Franquia

KFC

R$ 1.600.000,00

36 meses

205.100,00

CHICKEN-IN

R$ 70.000,00 a R$ 150.000,00

18 a 24 meses

R$ 30.000,00

MESTRE DO FRANGO

R$ 60.000,00

9 a 16 meses

R$ 15.000,00

CHICKEN IN HOUSE

R$ 70.000,00 a R$ 300.000,00

18 meses

R$ 25.000,00

FRANGO AMERICANO

R$ 100.000,00 a R$ 235.000,00

14 a 36 meses

R$ 30.000,00

 

Provavelmente, o valor do investimento inicial nessas franquias te deixou surpreso, mas o faturamento compensa todo o custo para se vincular às marcas.

A Chicken-in, o Mestre do Frango, o Chicken in House e o Frango Americano têm faturamento entre R$ 80 mil e R$ 90 mil

Apesar de ser um bom valor, a franquia que mais fatura é o KFC, e isso não poderia ser diferente, já que são mais de 5 mil unidades distribuídas em 120 países. O faturamento médio é de R$ 250 mil.

É impossível crescer sem tecnologia na operação

O setor de frango frito coleciona marcas milionárias, e todas elas têm um ponto em comum:  tecnologia de gestão nos processos diários.

E com quem está começando no segmento não é diferente. É inviável dar conta de um negócio em crescimento tendo que despender tempo para realizar tarefas básicas do dia a dia, como controle financeiro e estoque de forma manual.

Nesse sentido, é fundamental contar com uma tecnologia que cuide dessas e de outras etapas da gestão, de forma automatizada.

A opção mais assertiva é utilizar um sistema de gestão para delivery de frango frito, e a Saipos é a melhor opção!

Com o software, você tem total controle dos processos e da sua operação, podendo analisar resultados com clareza a partir dos relatórios emitidos e ganhar tempo para criar estratégias.

O Sistema Saipos é a evolução do PDV para restaurantes, e funciona em diferentes módulos de venda, com benefícios em todas as etapas do seu dia a dia.

Com ele, você tem automatizações que tornam a operação muito mais assertiva e facilitada. Confira alguns benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e descubra porque a Saipos é o melhor sistema para delivery de frango frito do Brasil!