Marmitex delivery: Como investir nesse negócio?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Marmitex delivery, como investir nesse negócio?

Para investir na venda de marmitex delivery, é preciso de pelo menos três coisas principais: Planejamento, boa comida, um ótimo sistema para delivery e entrega de qualidade.

O mercado de marmitaria não para de crescer, principalmente quando se trata das que podem ser pedidas no conforto de casa ou trabalho, sem que o cliente precise se deslocar.

O número de adeptos desse nicho vem aumentando tanto porque, a cada dia mais, o tempo de cada pessoa para se dedicar a alimentação, é  menor.

Então, com a necessidade de dar conta da correria do dia a dia, muitos abrem mão de fazer sua própria comida.

É nesse caso que a venda de marmita térmica ganha força, ainda mais quando se trata do atendimento para trabalhadores em seu horário de intervalo.

Portanto, vender marmitex delivery oferece muitas possibilidades de venda para inúmeros tipos de público.

Mas para que o seu negócio seja bem sucedido, é muito importante seguir as etapas corretamente, sem esquecer de nenhum ponto importante.

Aperte no banner e baixe grátis a melhor planilha para calcular o custo de marmitex!

1. Planeje tudo

O planejamento é a alma de qualquer negócio. Mesmo que a proposta do seu empreendimento esteja relacionada apenas com quentinhas delivery, é importante ter tudo na ponta do lápis.

Controle financeiro

Montar qualquer empreendimento exige investimento, tanto em tempo, quanto em  dinheiro.

Por isso, antes de pôr em prática o que diz respeito ao funcionamento do seu negócio é fundamental pensar em quanto você tem para gastar para iniciar este novo projeto.

Saiba como calcular o custo de um marmitex. É importante mensurar os gastos com energia elétrica, água, pagamentos de funcionários, fundo de caixa, aluguel, entre outros.

É importante que nessa fase você seja realista. Pensar de forma clara e sem objetivos fantasiosos ajuda muito a obter bons resultados.

Nesse ponto, é importante definir os seus objetivos que se referem ao retorno financeiro, por exemplo, em quanto tempo será preciso obter valor x de lucro.

2. Tenha atenção aos investimentos

O ramo de marmitex tomou grandes proporções de investimento, principalmente na parte de abrir este negócio no formato de delivery.

Isso porque, o valor gasto é muito mais baixo, já que não é necessário investir em estrutura física para os clientes.

Inclusive, em alguns casos é preciso de apenas algumas compras para complementar os utensílios de cozinha que você já tem.

Então, para atender algumas empresas é necessário que você tenha um CNPJ, neste caso recomendamos que você se torne um Microempreendedor individual - MEI.

3. Higiene é o principal

Nesse sentido, é extremamente importante que você mantenha sua cozinha e novo local de trabalho limpos e higienizados. 

É sempre bom lembrar que para fidelizar um cliente, ele precisará ter confiança no local e em quem prepara a comida, mesmo sem ver quem está na cozinha.

Portanto, mesmo que ninguém esteja vendo as suas ações no local onde o alimento é preparado, o mínimo que se espera do marmitex delivery, é que as refeições estejam bem higienizadas.

4. Escolher bem a localização é importante

Não é necessário investir em um ponto comercial central já no começo do negócio, é exatamente por esse motivo que o delivery tem sido uma opção muito escolhida.

Neste caso, você pode começar o delivery alugando um local fora da área central ou até mesmo na sua própria casa seguindo algumas regras sanitárias.

Após o delivery dar frutos, é possível colocar como objetivo adquirir fundo de caixa para investir em um espaço físico para atendimento dos clientes. Aí sim, quando essa fase chegar, o melhor local será onde há maior número de pessoas.

Divulgue seu delivery para o local certo com o conteúdo que a Saipos criou sobre Geolocalização! Aperte no banner e confira!

5. Defina bem o seu público alvo

Os clientes desse tipo de negócio geralmente são pessoas que não tem muito tempo para almoçar ou jantar, como escritórios, lojas, escolas, faculdades, consultórios entre outros.

Pessoas que estão no horário de almoço, dentro do trabalho, são ótimas opções para investir. 

Isso porque, este é um público que precisa de refeições todos os dias, então fidelizá-los representa atingir muito mais vendas.

E mais: Você pode definir o tipo de marmitex de acordo com o público. Para vender marmita fit, você precisa focar em pessoas que tem esse padrão de vida, assim como as marmitas veganas.

6. O Marketing é mais importante do que você pensa

Quando falamos de marketing não é só panfletar, postar qualquer coisa no Facebook ou colocar um carro de som na rua.

Mas estamos falando de todo o processo de comunicação para conquistar e reter seus clientes.

Por isso, pense bem em como será sua marmitex embalagem, se fará um programa de fidelidade, como será a comunicação com seu cliente, o tipo de linguagem, se oferecerá descontos para empresas...

Enfim, entre diversas outras decisões que terá que tomar, e que farão a diferença no seu negócio.

7. Tenha diferenciais

Ao abrir um delivery de marmitex você estará brigando por um espaço com muitos restaurantes experientes.

Se quer saber como fazer quentinhas para vender, ter diferenciais é fundamental. Pode ser uma bebida de cortesia, algum doce de sobremesa ou outro mimo que faça seus clientes lembrarem de você!

8. Vender online é primordial

Muitas pessoas já estão criando seus negócios focando 100% no delivery online. Esse canal de vendas já não é mais um diferencial, é essencial para sua empresa.

Se deseja impulsionar as vendas desde o início, não deixe de se cadastrar em aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros.

Para isso, um Sistema para Delivery se faz necessário. Isso porque, aceitar pedidos feitos através de plataformas pode causar muitos transtornos se não for administrado da maneira certa.

Uma sugestão é utilizar o Sistema Saipos, que é capaz de reunir em uma única tela, os pedidos feitos em aplicativos marmitex diversos.

Dessa forma, fica muito mais fácil de dar conta da entrega sem atrasar o atendimento de nenhum cliente.

Conheça todas as possibilidades de integração que a Saipos oferece. Com elas, você garante mais tecnologia e modernidade no seu delivery. Aperte no banner e confira!

9. Conheça os desafios do setor

Como qualquer outro negócio, é essencial que você faça a gestão do seu empreendimento, gestão de clientes, fornecedores e vendas.

Faça um controle do fluxo financeiro das suas vendas de quentinhas, especialmente as vendas em cartão.

A maioria das empresas que falham, têm este problema não por falta de lucro. Mas sim, porque estão pagando contas antes de receber suas vendas.

Outro desafio importante no negócio de delivery, principalmente no horário de almoço é que o intervalo de pedidos é muito curto e a maioria das pessoas tem o mesmo horário de intervalo.

Por isso, se estruture bem, tenha uma equipe de entregadores comprometida.

Faça campanhas para que as pessoas agendem seus pedidos, dessa forma você pode se antecipar aos possíveis picos de demanda.

E por fim, esteja sempre inovando. Seja nas quentinhas cardápio, no atendimento ou na gestão. O segredo de qualquer negócio é sempre se reinventar.

10. Como montar cardápio para Marmitex Delivery?

Agora sim, veja agora como montar o cardápio para o seu marmitex delivery. 

Até aqui demos algumas dicas importantes para você montar seu negócio de marmitex delivery, vamos falar agora do que irá fazer seu negócio dar um up!

Muitas pessoas pensam que as comidas são todas parecidas. Não são! 

Se você decidiu começar um negócio de marmitex delivery, a fidelização dos clientes é um fator fundamental para seu negócio.

Desenvolver um cardápio marmitex para toda a semana deve ter como foco o desenvolvimento de cardápios saborosos .

Pense em muitas variações e combinações para que seu cliente não se canse do seu cardápio, e claro, para vender deve-se ter um bom planejamento e estratégia.

Tipos de cardápio para Marmitex Delivery

É preciso saber o perfil do seu público alvo para criar seu cardápio para marmitex delivery. 

Você pode trabalhar com marmitex em duas frentes: Criar um cardápio executivo e um cardápio para obras. E quanto a isso, você pode pensar nos seguintes ingredientes:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Purês;
  • Massas;
  • Escondidinhos;
  • Polenta simples, recheada com carne moída e queijo e frita;
  • Farofas, saladas de lentilhas, feijões e grão de bico;
  • Batatas fritas, sauté, assadas no forno;
  • Varie os legumes e as saladas.

Como criar o cardápio executivo para Marmitex Delivery

Esse tipo de cardápio é voltado para pessoas que trabalham em escritório.

Inclua opções como arroz integral, filé de frango grelhado, peixe grelhado, legumes (brócolis, cenoura, chuchu, vagem).

Verifique também se a quantidade individual está adequada com o gosto de cada cliente pois é muito comum a reclamação da quantidade de feijão, por exemplo.

Cardápio marmitex delivery para obras

O cardápio para marmitex delivery para obras deve ser mais forte, por motivos óbvios.

Seguindo as dicas que sugerimos, você pode seguir esta sequência durante a semana:

  • Segunda-feira: Bife acebolado, arroz, feijão, fritas, brócolis e cenoura cozidas;
  • Terça feira: Frango a milanesa, arroz, feijão, purê de batata, folhas verdes e tomate;
  • Quarta feira: Feijoada completa;
  • Quinta feira: Bife a parmegiana, arroz, feijão, chuchu refogado, alface e beterraba;
  • Sexta feira: Peixe frito, purê de batatas, arroz, feijão, legumes cozidos e salada verde.

Ter preços competitivos é importante para ganhar mais clientes, assim como caprichar no tempero  também. Um completa o outro. E relembrando...entenda o seu público.

  • Para ver mais sugestões de cardápio marmitex semanal, clique aqui!

Quais equipamento são necessários para fazer marmitex delivery?

Para começar o trabalho você precisa ter um mínimo de estrutura para atender os pedidos.

Dessa maneira, a disposição de equipamentos deve estar de acordo com a sua demanda, para que se dê conta de todos os clientes.

Portanto, conforme for aumentando o número de consumidores, será preciso expandir sua cozinha marmitex. Mas confira agora os equipamentos para que se tenha condições de produção:

  • Fogão industrial;
  • Freezer horizontal;
  • Multiprocessador de alimentos;
  • Cortador de frios;
  • Extrator de sucos;
  • Microondas;
  • Liquidificador;
  • Geladeira;
  • Marmiteiro.

Agora que você já conhece as nossas principais dicas, é fundamental pensar em estratégias que façam das suas marmitas as melhores e mais escolhidas na hora da compra.

 

8. Tenha um sistema para restaurante!

Para te auxiliar, a melhor maneira de vender é por meio dos aplicativos de comida, como o Rappi, iFood, Uber Eats, Delivery Direto e Neemo. 

Portanto, um jeito simples de reunir as vendas de cada uma das plataformas em um só lugar é utilizando um sistema para restaurante.

Para isso, a Saipos é uma ótima alternativa. Com esse sistema dá para controlar todos os pedidos pela ordem correta, o que evita atrasos e confusões.

Além disso, a Saipos oferece uma gama de soluções para todos os processos do seu negócio, olha só!

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Saipos Bot;
  • Cardápio digital;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque.

Para conhecer mais sobre o melhor sistema para marmitaria do Brasil, aperte no banner abaixo e assista uma demonstração completa!