Como vender Marmitex por encomenda?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Qual o melhor caminho para vender Marmitex por encomenda?

O melhor caminho para vender marmitex por encomenda depende de uma boa comida, um atendimento diferenciado e tecnologia para complementar todos os processos.

Vender marmitex por encomenda é um ótimo negócio e pode oferecer muitas vantagens porque você só prepara o que está destinado a um cliente. 

Entre alguns benefícios dessa modalidade, alguns benefícios são:

  • Evita desperdiçar alimentos;
  • Poupa tempo;
  • Mais economia preparando refeições que correm o risco de não serem vendidas.

A verdade é que vender marmitex por encomenda lhe abre um leque de possibilidades muito vantajosas.

Um exemplo é a chance de fidelizar os clientes e preparar grande quantidade em menos tempo, sem necessidade de lidar na cozinha marmitex todos os dias da semana.

Mas nem tudo é só alegria nesse nicho de alimentação, e por isso você deve saber lidar com as especificidades do seu público e entender o que eles buscam ao comprar as marmitex.

Só assim será possível oferecer um produto que conquiste e atenda todas as expectativas. Quer saber tudo sobre essa área e ainda descobrir as atitudes mais eficazes para vender mais?

Então você está no lugar certo! E antes de continuar lendo já vamos te dar um material exclusivo para te ajudar a montar o seu cardápio marmitex. Aperte no banner e baixe grátis!

O primeiro passo para vender marmitex por encomenda

O primeiro passo para vender marmitex por encomenda é analisar o seu público alvo.

Para essa etapa tão importante, é possível fazer uma pesquisa de mercado para entender o que a clientela busca e quais pontos você precisa suprir para conquistá-los.

Uma pesquisa de mercado pode ser feita por vários métodos, como entrevistas presenciais na rua mesmo, ou utilizando estratégias virtuais diversas.

No entanto, se você não quer ou não pode desprender tempo e dinheiro para essa etapa, há outra solução que pode te ajudar muito.

Conhecer os concorrentes é uma ação que lhe mostrará pontos fracos e fortes que você precisa superar para construir o seu espaço na região onde irá atuar.

Por isso, busque a concorrência através do Facebook e marmitex Instagram, analise o modelo de divulgação e visite os estabelecimentos que tem venda presencial.

Feito isso, é hora de testar o mais importante: a comida! É óbvio que você não vai comprar um combo inteiro, pois o valor dessa análise seria grande.

Mas ao menos experimente uma marmita de cada um dos concorrentes mais fortes e veja o que falta para serem ainda melhores.

Seja crítico, pois as suas  observações irão complementar o seu produto, para torná-lo competitivo e direcionado ao seu público.

Marmitex por encomenda via Delivery

Vender marmitex por encomenda e entregar na casa do cliente é uma junção que combina muito. 

O cliente que adquire esse tipo de produto geralmente tem pouco tempo e precisa de praticidade.

No entanto, é possível trabalhar com marmitex por encomenda de duas formas, e a maneira de vendê-las é diferente. Abaixo vamos te mostrar essas duas modalidades!

1. Marmitex por encomenda feita na hora

Você pode preparar um cardápio novo todos os dias para quem busca comprar marmitas individuais, para uma refeição em específico.

Nesse caso, o ideal é contar com os aplicativos de delivery, como ifood, Rappi e Uber Eats.

Além disso, é preciso ter cuidado com a embalagem, porque alimentos ainda quentes e com molhos precisarão estar bem vedados em uma marmitex embalagem específica.

Essa embalagem pode ser de plástico polipropileno ou isopor, que são vedadas mais facilmente e mantêm o calor da comida.

Existe uma vantagem em utilizar os aplicativos marmitex, que é a propaganda que eles oferecem ao seu negócio apenas por estar vinculado no app deles.

Mas nem tudo é positivo… Um problema latente é o custo com mensalidades e taxas que essas plataformas cobram.

Para ajudar nessa questão, uma dica é utilizar um site próprio com pedido online, personalizado e que te permite vender sem pagar taxa alguma. 

E a Saipos pode te ajudar nisso, já que integra com as principais plataformas. Aperte no banner conheça todas as integrações disponíveis na Saipos!

2. Combo congelado

A venda de combos congelados fazem sucesso e permitem fidelizar clientes mais facilmente (se o produto agradar). 

Para vender quentinhas delivery congeladas é necessário ter um controle sólido sobre a quantidade de marmitas que são vendidas semanalmente.

Isso porque fica mais fácil mensurar quanto tempo um combo ficará no congelador, quanto fazer por semana e quais quentinhas cardápio são mais pedidas.

Um critério indispensável é a qualidade dos itens de armazenamento. Você precisará de freezers e geladeiras espaçosas e potentes.

O cardápio precisa ser pensado considerando que passará alguns dias congelado, e ao ser descongelado não pode perder o gosto ou textura.

Quem consegue conquistar clientes fiéis geralmente cresce rapidamente nas vendas desse tipo, e muitas vezes opta por fazer as entregas por conta própria.

Assim, em uma saída por semana é possível entregar todos ou quase todos os combos semanais, o que torna o trabalho mais rentável e econômico.

Combos de marmitex por encomenda: Diferenciais para vender mais

Trabalhar com comida sempre exige muitos cuidados, principalmente em higiene. Mas para quem vende várias refeições para um único cliente, é necessário mais atenção ainda.

Por isso, separamos 4 diferenciais que você precisa ter para atuar com esse tipo de negócio. Confira!

1. Variedade e sabor

Isso deve ser um ponto obrigatório nas suas marmitex por encomenda! Sempre diversificar vai motivar o seu cliente a continuar comprando.

Ninguém gosta de comer a mesma coisa todo o dia, e mesmo que você tenha um prato diferente para cada dia da semana, se na semana seguinte tudo se repetir há possibilidade do cliente enjoar.

É importantíssimo buscar sempre ao menos uma novidade para cada semana. 

Essa também é uma forma de instigar o cliente, já que é possível levantar uma votação nas redes sociais para escolher uma novidade do mês que se manterá no cardápio.

Faça uma comida bem temperada, mas antes consulte o seu cliente para entender se há algum tempero que ele não come. Pode apostar que esses detalhes fazem a diferença!

2. Quantidade adequada

Se você analisar seus concorrentes, verá que alguns trabalham com marmitas de 350gr até 550gr.

Por isso, é necessário ter clareza sobre o produto que quer vender. Ele é para pessoas que fazem dieta, marmita fit? É para o público vegano? É marmita para obras?

Mesmo com essas perguntas respondidas você pode deixar a quantidade em aberto. Assim, dá para ter duas opções: 550 gramas e 350 gramas!

Para te ajudar a calcular o custo de cada uma das versões, preparamos uma Planilha para Calcular o Custo de Marmitex. Aperte no banner para baixar!

3. Personalização de cardápio

Ainda seguindo a linha da quantidade de alimento, estar aberto a personalização de acordo com o cliente é um ponto que pode ser um diferencial muito relevante.

Assim, além de permitir que o cliente escolha o peso final da marmita, é possível deixá-lo definir a quantidade de cada item, proteína, carbo e vegetais.

Essa medida é fundamental porque algumas pessoas possuem dietas regradas, que precisam seguir porções específicas de cada nutriente e caloria.

4. Relacionamento amigável

Você vai cozinhar as refeições semanais do cliente, praticamente todas ou pelo menos boa parte delas.

Isso faz necessário desenvolver uma relação amigável e aberta sempre que possível, e sem pressão.

Fazer isso é vantajoso porque aumenta a confiança no seu trabalho e faz com que o cliente se sinta importante e perceba que as refeições que come são feitas com carinho e dedicação.

Para  isso, o melhor é cuidar ao máximo dos momentos com ligação direta ao comprador, principalmente a entrega e atendimentos via whatsapp ou direct.

Além disso, é bem fácil mantê-lo engajado utilizando as redes sociais para fazer sorteios, divulgar e pedir feedbacks.

Lembre-se de mandar um agrado quando possível. Uma mensagem na hora da entrega, uma embalagem bem feita  ou um brinde. Isso sempre cai bem !

Aposte na Tecnologia para vender mais

Vendendo marmitex por encomenda você terá que lidar com um volume de produtos e entregas muito grande.

Imagine organizar um estoque tão grande manualmente e controlar suas vendas apenas na agenda… Isso pode e vai atrapalhar o seu crescimento.

Por isso, usar um sistema de gestão para a sua marmitaria vai tornar mais prática todas as ações do seu dia a dia.

A Saipos possui um sistema com ótimo benefício que  é perfeito para o seu delivery. Conheça algumas funcionalidades:

  • Controle financeiro
  • Controle de estoque
  • Central de pedidos
  • Integração com os principais apps de delivery
  • Impressão de comandas
  • Comanda eletrônica
  • Gestão de garçons, clientes e cardápio

Além dessas, existem várias outras vantagens. Aperte no banner e agende uma demonstração grátis para conferir!