99Food anuncia fim do serviço delivery: responsabilidade agora é dos restaurantes

Encerramento das atividades de delivery vão acontecer no dia 28 de fevereiro

Mais uma perda para o delivery brasileiro. A 99Food, anunciou o fim do seu serviço de entrega por meio de profissionais parceiros no Brasil - uma mudança importante na sua operação. Agora, a responsabilidade do delivery fica com os restaurantes a partir do dia 28 de fevereiro.

Desde o início de sua operação, no final de 2019, o aplicativo oferecia duas opções para seus restaurantes parceiros:

  1. Usar sua própria estrutura de entrega, usando o aplicativo apenas para acesso aos clientes;
  2. Ou poderiam pagar pelas entregas da rede oferecida pelo 99Food (taxa full service).

“Em busca de um modelo que entregue mais valor para seus parceiros e a própria companhia, a 99 iniciou, em janeiro de 2022, uma transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega”, afirma a empresa em comunicado.

Segundo a 99, os restaurantes e entregadores parceiros têm sido comunicados e apoiados durante essa transição. “Hoje, parte da operação da 99Food ainda é realizada por meio de seus entregadores parceiros”.

Não é de hoje que o mercado de delivery tem sofrido perdas no Brasil. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem investigado diversas denúncias desde a saída da Uber Eats do país. 

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, afirma que essa é mais uma perda importante para o setor. “Urge que o Cade decida logo sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não sobrar ninguém. Lembrando que já saíram Delivery Center, Uber Eats e outros menores, sempre alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood. Tanto Uber Eats quanto a 99 denunciaram as práticas anticompetitivas ao Cade.”

Sobre a 99Food

A plataforma de delivery da 99 atuava em 59 cidades brasileiras de 22 estados, com 114 mil restaurantes cadastrados. A empresa também lançou a 99Moto para contribuir com a mobilidade urbana e gerar mais uma oportunidade de ganho para motociclistas parceiros. 

Além do Brasil, o serviço de delivery era oferecido na Colômbia, Costa Rica, Japão e México. Até o momento, a empresa não forneceu dados atualizados sobre a cobertura atual da operação de delivery.

Fonte: Folha de São Paulo

Assine nossa newsletter