Brasileiros preferem estabelecimento mais limpos

Pesquisa mostra que a limpeza e o atendimento pesam mais na escolha do consumidor do que o preço

O consumidor prioriza duas características ao escolher um restaurante e não, não é o preço ou o sabor da comida. A higiene e o atendimento em primeiro lugar.

Quem mostra isso é a pesquisa sobre alimentação fora do lar feita pelo Sebrae em parceria com a Abrasel. Em um levantamento com mais de 6 mil pessoas em todas as regiões do país, foi revelado as preferências dos consumidores.

A porcentagem marca: limpeza e higiene na liderança com 32,4%, atendimento e educação dos atendentes com 17% e o ambiente do estabelecimento com 12,4%. De acordo com os dados, são os principais fatores que influenciam na escolha de um restaurante.

O que chama atenção é a posição de características que seriam consideradas determinantes como preço acessível e qualidade da refeição. Essas duas ficaram, respectivamente, 7,2% e 10,3% das preferências.

Ou seja, a estrutura do estabelecimento e sua abordagem com a clientela é o ponto chave para conquistar clientes. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, afirma que esses resultados ajudarão os empreendedores do setor.

O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país", analisa ele.

Mais sobre a pesquisa

A pesquisa ainda se aprofunda no hábito de consumo no dia a dia de muitos brasileiros. Nos bares e restaurantes, a maioria do público prefere consumir refeições e bebidas no próprio estabelecimento (93%).

Porém, 66,3% afirmam comer fora duas ou cinco vezes por mês. Em relação às motivações para sair de casa, 76,6% marcaram ir a alguma celebração ou festa e 76,3% em conversar e se divertir com os amigos.

Décio Lima, presidente do Sebrae, também opinou sobre os dados do levantamento, concordando com Solmucci.

Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda", diz Décio Lima.

"Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, continua o empresário.

Resultado

Veja aqui os resultados parciais da pesquisa:

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

  • Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%;
  • Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%;
  • Ambiente do estabelecimento: 12,4%;
  • Comida gostosa: 10,3%;
  • Preço acessível: 7,2%.

Hábitos de consumo dos brasileiros:

  • Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
  • De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%);
  • No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa.
ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

ASSINE A SAIPOS NEWS