McCain lança batata-frita que sobrevive ao delivery prometendo crocância por mais tempo

Conteúdo Exame- Fabricante canadense de batatas pré-congeladas desenvolveu fórmula que promete crocância por mais tempo. Novidade integra plano de expansão para o Brasil

A canadense McCain, líder mundial em produção e comercialização de batata pré-frita congelada, criou uma fórmula para tornar o produto mais resistente ao tempo de deslocamento dos “deliveries” de comida.

O projeto começou a ser desenvolvido há dois anos, com foco nos principais mercados consumidores da marca, Estados Unidos e o Canadá.

A linha “McCain Sure Crisp” estreou em maio no exterior, e está disponível para restaurantes a partir deste mês em todo o Brasil.

Em São Paulo, a empresa fechou uma parceria para lançamento do produto com o serviço de delivery Rappi.

Inicialmente, por meio do app da startup colombiana de entregas, o consumidor poderá optar pela nova batata-frita em 40 estabelecimentos credenciados ao app.

No médio prazo, a McCain expandirá a distribuição e as parcerias para entrega.

McCain lança batata-frita que sobrevive ao delivery

A ideia de desenvolver um produto capaz de sobreviver ao delivery surgiu de um problema óbvio: a adoração à batata-frita.

Além disso, pouca gente se arrisca a pedir o petisco para comer em casa dadas as condições em que ele chega — em geral frio e murcho.

Atenta ao problema, a empresa patenteou uma fórmula que reveste os palitos de batata com uma camada protetora, criando uma casquinha, o que segundo a fabricante mantém a crocância após a fritura no restaurante por pelo menos 30 minutos.

Em geral, uma batata-frita convencional perde a crocância em um terço desse tempo. Com isso, a empresa espera que mais pessoas peçam a batatinha na modalidade de entrega.

Uma pesquisa realizada pela McCain no Brasil aponta que 90% dos consumidores “gostam muito” de batata-frita.

Mas quando questionados sobre “o quanto gostam de batata-frita no delivery”, esse número cai drasticamente para 24%.

Sem surpresas, as fritas aparecem entre os três itens que mais “decepcionam” no delivery, ao lado de sobremesas (como sorvete e milk-shake) e carnes.

Segundo a McCain, a maior parte da fórmula da “Sure Crisp” é composta por ingredientes naturais, apenas alguns ingredientes são de origem sintética, como o estabilizante utilizado.

O produto não tem nada de origem animal e não possui nem corantes ou aromas em sua formulação. Além disso, não contém glúten.

Até o momento, a empresa não divulgou quanto investiu para desenvolver o produto.

Expansão

O Brasil é o quinto mercado mais representativo em batata pré-frita congelada, com crescimento médio de 7,5% ao ano. A McCain abocanha 30% das vendas da categoria por aqui.

Além do investimento em pesquisa e inovação, foi preciso adaptar as linhas de produção para produzir a novidade, incluindo a da fábrica da empresa na Argentina, que fornece para o Brasil.

Em abril do ano passado, a empresa adquiriu 49% das ações da Forno de Minas, líder em pães de queijo no Brasil, e em maio deste ano comprou 70% das ações da Sérya, empresa brasileira de alimentos que atua no mercado de batata pré-formada.

Para reforçar sua capacidade produtiva e a atender à demanda crescente, a empresa aprovou um investimento de cerca de 100 milhões de dólares para inaugurar sua primeira fábrica no Brasil até 2021.

A instalação será feita em Minas Gerais, maior estado produtor de batata do Brasil.

E-Book tudo sobre delivery!