Pesquisa revela que 88% dos brasileiros comem sanduíches semanalmente
Nem biscoitos e nem massas, é o sanduíche um dos lanches mais populares no Brasil. O pão e o recheio, além de ser prático, também acaba com a fome de muitos consumidores.
Segundo dados de 2022 e 2023 do levantamento feito pela Kantar, divisão Worldpannel², 88% dos brasileiros afirmam comer sanduíches semanalmente. Mas porque uma frequência tão grande?
Uma das razões é a versatilidade que o sanduíche pode ser consumido: café da manhã, almoço, lanche e até jantar. Uma refeição simples, fácil de fazer e que possui os nutrientes ideais para qualquer horário;
Outro ponto é uma flexibilidade maior que outros tipos de lanche. Existe sanduíche de atum, queijo, mortadela, presunto, patê e etc. Tudo depende do gosto pessoal, tornando rápido de agradar qualquer pessoa.
A Hellmann 's, empresa líder de molhos no Brasil, divulgou as preferências dos consumidores na hora de escolher os sanduíches.
Sanduíches gelados são os favoritos dos brasileiros. 85,3% dos consumidores preferem comer frios semanalmente.
Em comparação com as versões quentes como hambúrguer e cachorro-quente, só são consumidos, respectivamente, por 2,9% e 1,8% do público.
Além disso, foi revelado a melhor hora do dia para o consumo: a noite. Isso mesmo, o horário favorito dos brasileiros é a janta. Cerca de 76% do público prefere comer sanduíche como a última refeição do dia, substituindo pratos como arroz, feijão e saladas.
Não só isso, mas 62% dos entrevistados também costumam comer sanduíche ao redor de pessoas, seja com família ou amigos. Ou seja, a refeição ideal para festas ou confraternizações pequenas.
Apesar de ser costume fazer o próprio sanduíche em casa, a venda do lanche é muito agitada em alguns restaurantes e lanchonetes.
Veja os melhores para investir e aproveitar a popularidade do sanduíche no Brasil:
Além de diferente, é uma ótima opção para pessoas alérgicas, intolerantes ou de dieta. O sanduíche sem glúten pode ser um grande investimento para aumentar opções no cardápio e assim, aumentar clientes e vendas.
Receita: prepare uma massa especial, sem pão, o recheio que quiser (preferência frios como queijo e presunto), depois frite na frigideira.
Falando de opções no cardápio, para aqueles que não comem carne, um sanduíche vegetariano pode ser um alívio.
Além disso, muitas pessoas costumam consumir pratos vegetarianos por serem mais saudáveis. Ou seja, mais uma oportunidade de crescimento.
Ideia de recheio: tomate, alface, pasta de grão-de-bico, tofu, legumes, queijo prato e azeitona.
Se o vegetariano é difícil de encontrar, pratos veganos são piores ainda. O sanduíche vegano é ótimo para dietas restritivas sem carne ou alimentos de origem animal.
Por mais que alguns ingredientes possam ter um custo maior, continua sendo um investimento que vale a pena. Assim como os outros, ter mais opções e mais inclusão chama atenção para todo o tipo de pessoa.
Dicas de ingredientes: patê vegano, alface, tomate, legumes, pão integral, grãos.
O sanduíche natural de ovo é saudável, comum e confortável. Por isso, ter no menu pode fazer diferença no seu estabelecimento.
Com nutrientes ideias, o sanduíche de ovo pode ser o café da manhã, almoço, lanche, jantar e até sobremesa para algumas pessoas. Lanche rápido e fácil de consumir.
Dicas de recheio: ovo, presunto, mortadela, queijo, alface, tomate, repolho.