A precificação dinâmica é a nova estratégia do mercado food service

Alteração dos preços no cardápio ajuda bares e restaurantes atrair clientes e lucrar mais

Mesmo com o fim da pandemia, o setor de alimentação fora do lar ainda enfrenta dificuldades para se estabilizar. Com o aumento no valor dos insumos e as altas taxas de juros estão fazendo os empresários a pensar em soluções eficientes para terem lucro.

Uma delas é o modelo de precificação dinâmica que altera o preço conforme a movimentação dos bares e restaurantes. 

O setor já vem enfrentando desafios para se manter em pé desde do lockdown. Uma análise feita entre os meses de Janeiro e Abril pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que a inflação do mercado de restaurantes foi de 2,35%, ficando abaixo do índice geral de 2,72%. 

Outra pesquisa da Abrasel também indica que apenas 60% dos restaurantes conseguiram aumentar os preços para acompanhar o índice geral de precificação.

De acordo com a análise do economista da FoodCo, João Ricardo Tonin, manter o preço dinâmico conforme a circulação de clientes foi a solução encontrada pelos donos e donas de restaurantes.

Para Tonin, aumentar preços em dias com mais movimento e diminuí-los em dias mais parados, é uma forma de atrair mais consumidores que vem funcionando.

“É importante evitar manter os preços dos produtos e serviços fixos por longos períodos, porque isso pode impactar significativamente a margem de lucro e a saúde financeira do estabelecimento.” comenta ele.

“Uma boa notícia, é que o endividamento das famílias apresentou estabilidade no último mês. Isso significa que há uma demanda em recuperação, e isso permite uma maior oportunidade para ajustar os preços”, afirma o economista.

Muitos lugares preferem a utilização de cardápios online, já que facilita a alteração dos preços sem precisar imprimir diversos menus.

cardapio

Mudanças no cardápio

O cardápio digital virou preferência do público jovem, segundo a pesquisa da Galunion, consultoria food service. 

As questões ambientais e ecológicas, como também tornar o pedido e o pagamento mais simples, são algumas razões que contribuem para essa escolha do menu online.

Por esse motivo, bares e restaurantes voltados ao público-alvo mais jovem, optaram pela implantação da precificação dinâmica, de jeito rápido e simples.

O problema é que essa preferência pelo menu online tem diminuído cada vez mais. A nova legislação do Rio de Janeiro determinou a proibição da exclusividade do cardápio QR nos restaurantes.

Em alguns estados a lei também começou a ser discutida. O objetivo é deixar de constranger pessoas idosas, cidadãos que não estão com celular no momento da refeição ou os dependem da conexão de internet. É o que explica o deputado Rodrigo Amorim (PTB).

Para entender melhor essa história e como vai funcionar, clique aqui!

Vantajoso ou não para os restaurantes, a precificação dinâmica pode ser a estratégia ideal para aqueles que buscam vender mais e sair da corda bamba.

ASSINE A SAIPOS NEWS