Rede Popeyes: Segunda maior cadeia de fast-food de frango do mundo estreia no Brasil

Conteúdo Revista IstoÉ- A rede de franquia Popeyes, a segunda maior cadeia de fast-food de frango do mundo, estreou nesta quarta-feira, 10, no País.

O primeiro restaurante começou a funcionar no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Para os próximos dez anos, a rede, controlada pela mesma companhia dona do Burger King, planeja investir R$ 1 bilhão na abertura de 300 restaurantes no mercado brasileiro. A intenção da marca é abrir de cinco a dez restaurantes até dezembro.

A Popeyes e o Burger King pertencem à Restaurant Brands International Inc.(RBI), controlada pelo 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira, Marcel Telles.

Em fevereiro do ano passado, RBI comprou a Popeyes com o objetivo de desenvolver a marca globalmente.

Em março deste ano, a BK Brasil, empresa que opera o Burger King no Brasil, selou um acordo com a RBI para ser o master-franqueado da Popeyes no País por 20 anos, renovável por mais 20 anos.

Pelo uso da marca, uma ilustre desconhecida dos brasileiros, a BK Brasil pagará um porcentual sobre as vendas.

Iuri Miranda, presidente das marcas no país,  pretende repetir com a Popeyes a proeza que conseguiu com o Burger King. “Quando comecei o Burger King em 2011, mais da metade da população não conhecia a marca e hoje mais de 95% a conhecem”, lembra. Nesse período foram abertos mais de 600 restaurantes.

O executivo pretende aproveitar a sinergia entre as duas cadeias, realizando compras conjuntas e também reduzindo custos na parte operacional. Inicialmente, o modelo de negócio da Popeyes será o de lojas próprias.

Entre os fatores para essa escolha, Miranda aponta a experiência acumulada na operação do Burger King e a intenção de uniformizar a operação. “Também temos capital para isso”, acrescenta.

Em dezembro de 2017, a BK Brasil abriu capital na B3, bolsa brasileira, numa operação que captou R$ 2,2 bilhões.