Restaurante de Sucesso: veja o que determina um!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Conheça os 3 pilares necessários para um restaurante de sucesso

Ter um restaurante de sucesso é uma tarefa que exige cuidados contínuos com a parte financeira, de gestão e administrativa.

Entretanto, não é todo negócio que, apenas com muito comprometimento dos funcionários e gestores fará do estabelecimento um restaurante de sucesso.

Por isso, analisamos o funcionamento de vários restaurantes bem sucedidos. Mapeamos as principais dicas de como abrir um restaurante de sucesso

Dessa maneira, essas práticas foram encaixadas em três grupos principais que são:

  • Produto;
  • Pessoas;
  • Processos.

Para entender mais sobre esses pilares e fazer seu negócio ser um restaurante de sucesso continue a leitura.

Mas antes, aproveite e baixe grátis o e-book “Como tornar meu restaurante mais eficiente”, preparado pela Saipos com dicas exclusivas. Aperte no banner e faça o download agora!

1° Pilar: Produto

Quando falamos do pilar “produto”, a primeira coisa que costuma passar à mente é o que se vende no restaurante.

Assim, você é guiado diretamente para o cardápio. Mas não é somente sobre isso. O pilar produto abrange também a localização, o ambiente e o atendimento.

Ou seja, é basicamente toda a experiência de consumo do cliente dentro do seu restaurante. 

Nesse sentido, é fundamental fazer uma análise de concorrentes para entender pontos positivos e negativos que você possa otimizar no seu negócio.

Técnica de avaliação por notas

Para te ajudar a analisar os concorrentes e, analisar a si próprio, a sugestão é fazer um esquema de notas para cada restaurante, inclusive o seu.

É importante que você não se atenha apenas a concorrentes diretos, ou seja, que  possuam pratos do mesmo tipo.

Isso é secundário, o principal ponto é que você selecione o cardápio de um restaurante de sucesso.

É importante que você não seja parcial e tente de alguma maneira, favorecer o seu restaurante.

Outro ponto importante é que você solicite que outras pessoas também respondam esse questionário, pois trará outras visões de mercado.

Dessa maneira, saberá a que pé o seu restaurante está em relação aos demais estabelecimentos.

Em seguida divulgue seus pontos fortes nas redes sociais, já que elas são o principal meio de comunicação com o público.

O que posso fazer para melhorar meu produto?

Há muitas estratégias que podem ser usadas para otimizar as suas entregas em relação a experiência do cliente e tornar o seu restaurante mais eficiente. Separamos as medidas mais assertivas:

  • Focar no desenvolvimento de uma identidade visual incrível;
  • Ter embalagens criativas e atrativas;
  • Conquistar um espaço no ambiente digital;
  • Criar vídeos periódicos sobre o dia a dia do restaurante;
  • Montar um ambiente temático ou diferenciado;
  • Ter um serviço de delivery de qualidade;
  • Proporcionar um atendimento intimista;
  • Ouvir críticas e se esforçar para melhorar constantemente.

2° Pilar: Pessoas

Um dos itens mais apreciados pelos clientes em um restaurante de sucesso é o atendimento.

Mas para um bom atendimento, é necessário que seus funcionários estejam felizes, satisfeitos e que acreditem no seu negócio.

Sempre que você pensar em ter um restaurante de sucesso, lembre-se que um CNPJ é uma empresa, mas que para dar certo é necessário diversos CPFs.

Isso quer dizer que é, sim, necessário pensar no coletivo e motivar seus funcionários a sempre darem o melhor de si.

Embora seja extremamente necessário fechar o mês com resultados, não se pode esquecer que os objetivos são alcançados por pessoas.

Então sempre busque ouvir seus funcionários e operadores na hora de propor alguma mudança ou melhoria.

Mais do que você, eles lidam diariamente com os problemas de cada setor, por isso, ouvir também suas ideias e reconhecer seus esforços fará com que eles se sintam mais motivados. 

Você pode classificar o grupo Pessoas em duas categorias: os sócios e os funcionários.

Sócios precisam estar alinhados

Parte do processo de ter um restaurante de sucesso é muito importante que os sócios tenham objetivos muito bem descritos e similares.

Portanto, de nada adianta que parte da sociedade tenha o propósito de faturar bem com apenas um estabelecimento enquanto o outro deseja abrir uma franquia de restaurante de sucesso.

Mas é importante frisar que nenhum dos exemplos de objetivos acima estão errados. No entanto, é crucial que o planejamento de ambos esteja alinhado.

Caso seu restaurante tenha sócios, a sugestão é que todos respondam as questões que estarão dispostas ao final do bloco.

Em sequência, faça uma reunião. Compare os resultados e encontre um caminho em comum para tornar o seu negócio um restaurante de sucesso.

Tenha uma boa equipe

Antes de sonhar com a equipe ideal para o seu negócio, é necessário organizar o caixa e estabelecer o valor que você pode gastar por mês com funcionários.

Em seguida, faça uma lista de necessidades onde você classifique quais funções são essenciais para o seu restaurante.

Dessa maneira, opte sempre por pessoas bem preparadas, ou seja, o melhor que você pode pagar.

Assim você terá os melhores funcionários e suas satisfações refletirão diretamente no atendimento e também na qualidade de seus produtos. 

Além disso, um restaurante de sucesso não costuma ter uma alta rotatividade da sua equipe, e com um contingente mais selecionado, isso é evitado.

Outra coisa que pode influenciar muito na satisfação dos seus trabalhadores é a cultura da sua empresa. Isso é primordial para o bom tratamento perante os clientes.

Ainda assim é necessário considerar que cada cliente tem suas próprias preferências em relação ao atendimento, alguns preferem um prato mais pessoal, outros algo mais impessoal.

Então é necessário que sua equipe consiga realizar a leitura de cada cliente e entender seus perfis para atendê-los da melhor maneira possível.

Para te ajudar nessa etapa, a Saipos preparou o e-book "Como melhorar o atendimento do meu restaurante?". Para acessar, aperte no banner abaixo. É Grátis!

3° Pilar: Processos

Geralmente este é o pilar onde o empreendedor brasileiro tem mais dificuldades. Isso porque estabelecer processos pode ser um pouco cansativo.

Uma das razões para isso é que normalmente não convivemos desde a infância com práticas de gestão financeira eficaz.

Então, organizar processos, definir fluxos de trabalho e criar regras e boas práticas para transformar o seu estabelecimento em um restaurante de sucesso pode ser difícil.

Para não atropelar esses processos você pode responder às seguintes perguntas:

  • Se você demitisse todos os seus funcionários hoje à noite, e contratasse uma equipe toda nova amanhã às 9h da manhã, a nova equipe conseguiria servir o almoço ao meio dia?
  • Você sabe com clareza em quanto está o seu custo fixo para manter o seu restaurante funcionando?
  • Sabe quanto custa cada refeição que serve aos seus clientes?
  • Você sabe com clareza quanto dinheiro possui?
  • E quanto vai entrar nos próximos 30 dias ou quanto possui em contas a pagar?

A intenção dessas perguntas é encontrar falhas processuais a fim que você possa rever estes procedimentos. Por isso, se a sua resposta foi negativa para alguma das questões anteriores, você deve melhorar estas metodologias.

Como melhorar os processos do meu restaurante?

Não há uma resposta exata, mas o fundamental é manter todos os controles em dia, seja o caixa, estoque, vendas e todo o tipo de relatório técnico possível.

Um dono de restaurante que não tem clareza sobre o cenário que o seu restaurante se encontra, em algum momento acaba se surpreendendo com um cenário ruim, que muitas vezes já não pode mais ser consertado.

Por isso certifique-se de todos os dados do seu negócio através de um embasamento sólido, numérico e sem chances de erro.

Você pode utilizar planilhas para registrar o máximo de informações possíveis, mas esse tipo de ferramenta é manual, ou seja, passível de erros.

Utilize um sistema de gestão e tenha um restaurante de sucesso!

Chega um momento em que só o uso de planilhas e anotações não é mais suficiente para resolver todas as questões do dia a dia. 

É nessa hora  que o gestor precisa tomar uma decisão que pode trazer a tecnologia para dentro do restaurante: usar um sistema de gestão!

A  Saipos é a melhor opção em sistemas de gestão para restaurantes, e oferece benefícios em todas as etapas de processo.

Com tantas funcionalidades, os 3 pilares do seu negócio poderão ser otimizados, independente do tamanho do empreendimento. 

Confira alguns benefícios de utilizar o Sistema Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

São tantas vantagens que nem dá para descrever tudo aqui. Aperte no banner e assista uma demonstração do Sistema Saipos, o software com melhor custo benefício do Brasil!