SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Experiência do cliente em restaurantes: saiba como fidelizar e vender mais

Aprenda usar a experiência do cliente a seu favor e lucrar mais

A melhor estratégia para aumentar o lucro do seu negócio é investir na experiência do cliente em restaurantes!

Isso porque, ao conquistar a clientela, sua marca consegue, além de faturar mais, fidelizar o público e ganhar conhecimento no mercado.

No Brasil, a experiência do cliente não é levada em conta em muitos estabelecimentos. Seja pela falta de atenção ou organização. 

Por isso, otimizar não só seu atendimento como o conforto e a segurança do seu público pode trazer um diferencial para seu restaurante!

Afinal, quem não gostaria de voltar a um lugar em que além de bem atendido, também se sentiu em casa? 

Dessa forma, vamos ensinar você como aproveitar ao máximo as estratégias para alcançar o público e fazer seu negócio bombar!

Trouxemos respostas para 5 perguntas mais frequentes, você verá:

  • O que é a experiência do cliente?
  • Como deve ser a experiência do cliente?
  • Como melhorar a experiência do cliente em restaurantes?
  • Qual a importância do NPS na experiência do cliente em restaurantes?
  • Quais as vantagens de investir na experiência do cliente?

Mas antes disso, que tal dar uma olhadinha no material que a Saipos preparou? 

O e-book gratuito 11 Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante” também vai ajudar a otimizar seu negócio!

O que está esperando? Aperte no Banner abaixo e aproveite!

O que é a experiência do cliente?

Customer experience ou experiência do cliente é um conceito que começou a ser discutido recentemente. Consiste em estratégias para atrair e conquistar o público que vão além do atendimento.

A intenção é usar todos os recursos para transformar a experiência do público na melhor possível, desde o primeiro contato até a pós-venda.

Para isso, é preciso pensar em todos os elementos do seu negócio. Até mesmo a música do ambiente ou a embalagem do lanche precisa ser calculada pensando na sua clientela!

E ao montar sua própria experiência do cliente em restaurantes é necessário entender os três estágios.

Confira na tabela abaixo, os 3 tipos de experiências:

Pré-experiência

Na primeira impressão com o cliente, é aqui que você desenvolve e cria expectativas para iniciar um interesse.

Experiência

É a porta principal da experiência, em que você precisa mostrar seus serviços para o público ter o melhor consumo possível.

Pós-experiência

Na fase final, o cliente após consumir em seu restaurante, vai avaliar a experiência, podendo falar positivamente para outras pessoas e ainda retornar para o estabelecimento.

Trabalhar os três tipos é muito importante para ter sucesso nas estratégias! Isso porque sua venda, na verdade, se inicia lá no momento em que convence o consumidor a entrar na sua loja.

Em geral, os estabelecimentos focam muito mais na experiência principal, esquecendo da pré e pós.

Assim, para aumentar as vendas do seu restaurante é preciso ir além de oferecer um bom prato. Convença cada consumidor que ele está fazendo a escolha certa.

Como deve ser a experiência do cliente?

A experiência dos clientes em restaurantes deve ser feita com cuidado e atenção, para que dê tudo certo!

Gestar uma experiência desse jeito significa responsabilidade. Isso porque a memória que o consumidor terá do seu restaurante é a primeira que você oferece.

Mas, calma! Não é tão difícil quanto parece. Para fazer direito, é preciso focar nos cinco pilares da experiência do cliente.Veja na tabela abaixo quais são:

Consumidor

O seu trabalho com o cliente é entender todas as necessidades, desejos, cultura e até o modo de viver. São informações importantíssimas que levaram você a entender e atender cada consumidor da forma que eles precisam.

Ambiente

É hora de analisar seu próprio ambiente de trabalho também. Realizar o processo de busca e compra do cliente até chegar até seu restaurante. Entender o que o levou a chegar até ali e se você possui tudo que ele necessita.

Marca

Investir na comunicação visual é um passo importante. Ter uma marca logotipo ou algo que faça um diferencial e chame atenção é o ideal para além de atrair mais pessoas, também faz com que seja inesquecível para outros consumidores.

Plataforma

É a estrutura que liga o cliente ao produto, ou seja, por qual plataforma você vai atender, seja no próprio restaurante ou nas redes sociais. É importante que seja bem simples e rápido,  já que faz diferença para uma recepção positiva do cliente.

Interface

Já a interface, é o lugar que vai se tornar a comunicação do restaurante com o consumidor. Quanto melhor possível seja o atendimento online, mais agradável se torna!

 

Planejando cada pilar e colocando em prática de forma limpa e organizada, você consegue alcançar e oferecer uma experiência única que fará com que seu cliente nunca esqueça!

Invista em Delivery e Take away:

Analisar o atendimento online também significa ampliar os serviços. Talvez seja hora de investir em programas como delivery e take away. Assim, além de alcançar clientes locais, você pode atender pessoas de lugares mais distantes. É a oportunidade ideal para evoluir a sua experiência do cliente para dentro e fora do online.

 

Quer saber mais sobre delivery? A Saipos possui um e-book ideal para você! Aperte o banner abaixo e faça download gratuito de “Tudo sobre Delivery!” e fique por dentro! Não perca!

Como melhorar a experiência do cliente em restaurantes?

Agora que você sabe como começar, é hora de colocar a mão na massa. Ir além de atender os clientes no restaurante e pensar no seu consumidor de outras maneiras requer bastante disposição.

Trouxemos 6 passos de como melhorar a experiência do cliente em restaurantes para ajudar você a alcançar grandes resultados! São eles:

  • Passo 1: Conheça o público;
  • Passo 2: Cause uma boa primeira impressão;
  • Passo 3: Ofereça produtos atrativos; 
  • Passo 4: Procure inovar;
  • Passo 5: Mantenha uma comunicação pessoal;
  • Passo 6: Utilize todos os canais.

1. Conheça o público

Se é para conquistar o cliente, então é preciso saber quem ele é primeiro. Parece o mais óbvio a fazer, mas acredite, poucos restaurantes entendem de verdade o seu público!

Alguns fatores importantes que fazem você decidir seu público é o tipo de restaurante.

A localização, o cardápio, as atrações, entre outros.

Mas, além disso, é importante lembrar que, apesar do público alvo ter algumas características em comum (idade, cultura etc), são pessoas diferentes que buscam coisas distintas!

Então, para melhorar a experiência desses clientes, é entender o que cada um necessita e procura quando saí para comer em um restaurante.

Isso é uma coisa que você vai precisar mapear sozinho! Porém, pensando em você, separamos na tabela abaixo alguns dos objetivos mais procurados pelo consumidor em restaurantes, confira:

Conforto

Oferecer conforto nunca é de menos e, nesse caso, é de extrema importância. Depois de comida de qualidade, se sentir confortável é o mais essencial em um estabelecimento. Monte um layout de restaurante que torne o ambiente agradável sem filas ou desastres. 

Segurança

Já que falamos em comida de qualidade, é agora que entra a parte da segurança. Consumir um prato feito por outra pessoa é confiar que nada sairá de errado. Por isso, qualifique bem seus produtos e ingredientes. Além disso, higiene também é um ponto importante nessa questão.

Atenção

Quem não gostaria de ser tratado com carinho e atenção pelo gerente ou garçom? É coisa rara hoje em dia, mas prestar atenção em detalhes pequenos, como uma alergia, por exemplo, pode fidelizar o consumidor, se tornando cliente fiel.

Economia

Achar um local bom e barato é difícil hoje em dia, então tentar manter econômico (desde que não prejudique o negócio) pode atrair mais clientes. Mais que isso, criar promoções também enriquecem a experiência dos clientes em restaurantes!

Personalidade

Conhecer o cliente, também é entender a sua personalidade. O que é  perfeito para atrair pessoas parecidas. Transforme seu atendimento personalizado em clientes parecidos. Por exemplo, se o consumidor fiel gosta de conversar, faça os garçons  conversarem também!

Novidade

Curiosidade atrai muitas pessoas. Oferecer um prato novo ou especiais de datas comemorativas já ajuda a manter o interesse. Saia da rotina e inove!

Lembre-se: são apenas alguns dos objetivos! Não serão todos que  buscaram isso, mas é importante focar em otimizar ao máximo o seu negócio.

2. Cause uma boa primeira impressão

Imagine um lugar onde a comunicação seja  acessível de primeira? Simpática e rápida? É isso que faz com que o cliente retorne ou consuma ainda mais em seu restaurante!

A primeira impressão é essencial para ajudar no crescimento do seu restaurante e no aumento de lucro. E quando falamos de primeiras coisas, falamos de atendimento, comida e organização. Veja:

Atendimento

O primeiro contato com o cliente deve ser simpático e atencioso, mesmo que ele esteja apenas de passagem! Uma boa conversa e informações dadas com vontade podem fazer com que o consumidor permaneça no ambiente!

Comida

Sem dúvida, a mais importante! A qualidade da comida se torna cem vezes mais importante quando falamos do primeiro consumo do cliente. Não tem como adivinhar qual prato será pedido. Por isso, é para manter todos em perfeito estado.

Organização

Um restaurante organizado, é um restaurante de referência! Seja no ambiente, seja usando a técnica Mise en Place ou na hora do pedido, o que importa é ter uma organização que torne a experiência do cliente rápida e simples, principalmente no primeiro contato.

3. Ofereça produtos atrativos

Oferecer produtos atrativos é o mesmo que criar promoções, produtos em conta ou até mesmo especiais. 

Afinal, quem não gosta de uma promoção? E mesmo que não pareça, é possível que vender mais barato, também seja vantajoso para seu negócio!

É só montar e pesquisar os produtos que mais vendem e fazer algo como “Pague 2 e leve 3” ou “Na compra de 5 produtos, o 6º sai de graça”.

Assim, não só melhora a experiência do cliente em restaurantes, como também o fideliza! Um exemplo é o próprio cartão fidelidade digital ou manual. 

Ganhar promoções por ser sócio fiel parece ser bem atrativo! 

4. Procure inovar

As novidades sempre atraem o público. E às vezes, até trazem clientes antigos de volta! Então, criar algo novo toda semana ou mês pode ser uma excelente ideia! 

Algumas dicas de como inovar:

  • Criar pratos especiais toda semana;
  • Criar combos em datas comemorativas;
  • Ter todo mês um “prato surpresa” para clientes ousados;
  • Fazer algo especial no dia do cliente;
  • Oferecer degustações.

São ideias baseadas apenas no cardápio, você pode inovar também no seu ambiente ou nas redes sociais, criando interações, como por exemplo “adivinhe tal coisa e ganhe desconto”

Infinitas coisas podem ser feitas, mas o importante é manter a novidade no ar!

5. Mantenha uma comunicação pessoal

Tratar bem o cliente é indispensável, mas manter uma comunicação com ele é o ideal, nesse caso. 

Quando restaurante lembra do que o cliente gosta e manda um cardápio especial da semana mostra um interesse que vai além da venda.

Com esse tratamento pessoal, o consumidor não só se sente confortável e acolhido, como também pode ter o seu restaurante como primeira opção sempre.

E esse contato não precisa ser apenas online! Conversar com o consumidor e entender do que ele gosta em primeiro lugar já melhora muito a experiência do cliente.

6. Utilize todos os canais

O marketing aqui é importante para a pré-experiência do cliente. Chamar a atenção pelas redes sociais é importante. 

Uma coisa que atrai o cliente (pela primeira vez ou retorno) é expandir a experiência para o mundo digital.

Você pode fazer posts de interações, postar fotos e buscar depoimentos sobre a qualidade do seu restaurante.

É importante também repostar quando o cliente marca seu estabelecimento nas redes sociais! Faz com que ele se sinta não só lembrado, como também especial.

Qual a importância do NPS na experiência do cliente em restaurantes?

O NPS (Net Promoter Score) é muito importante e válido para você entender se está oferecendo uma experiência boa para os clientes.

O QUE É NPS?

NPS é uma classificação de clientes baseada na relação do consumidor com o restaurante. Quanto mais ele divulga, interage e leal a marca do seu negócio, maior será sua nota.

 

 

Para saber qual é a classificação de cada consumidor, basta responder a pergunta “De 0 a 10, o quanto você recomenda esse restaurante para um amigo ou colega?”.

O número irá qualificar em qual dos grupos o cliente se encaixa:

De 9 a 10

Promotores: aqueles que são clientes fiéis, sempre consomem no estabelecimento, trazendo amigos e família e ainda divulgam para todos.

De 8 a 7

Passivos: são aqueles que gostam do estabelecimento, mas ainda podem preferir a concorrência. É preciso trabalhar para conquistar a fidelidade

Abaixo de 6

Detratores: Se tratam daqueles que ficaram insatisfeito ou parcialmente insatisfeitos com seu estabelecimento. É preciso entender o porquê e buscar reverter essa situação.

 

Com apenas uma pergunta você já consegue estabelecer uma nota geral a respeito da experiência do cliente que está oferecendo!

Se houver um número grande de detratores, está na hora de otimizar o mais rápido possível. E tentar transformar cada vez mais consumidores em promotores!

Quais as vantagens de investir na experiência do cliente?

Investir na experiência do cliente em restaurantes é também investir no seu negócio! Já que a opinião do público sempre irá definir o andamento de seu empreendimento.

Dessa forma, a maior vantagem é ganhar a fidelização do consumidor. Por meio das dicas que você viu hoje e outras mais, fica ainda mais fácil convencer os consumidores que seu restaurante pensa neles e vale a pena!

Com clientes fiéis, suas vendas aumentam e por consequência, começa a lucrar mais. Com  mais lucros você pode otimizar e manter seu estabelecimento ainda mais simples, ágil e inteligente!

Otimize seu restaurante com o Sistema Saipos

Para oferecer o melhor serviço e conquistar mais consumidores, utilize o Sistema para restaurante da Saipos! 

Com ele, você consegue oferecer muitos mais serviços para melhorar ainda mais a experiência do cliente em restaurantes! 

Além de poder integrar com apps de delivery, ampliando o atendimento, você também consegue gerenciar clientes com base de dados e relatórios! Tudo muito fácil e rápido! 

Confira abaixo algumas funcionalidades do Sistema para restaurante da Saipos:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Ficou interessado? Então não perca tempo! Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre o Sistema de gestão para restaurante da Saipos!

Aproveite!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o Sistema para restaurante!