Saber como preparar açaí para vender deve ser uma questão estratégica da sua açaiteria. Um erro muito comum que empreendedores iniciantes cometem é achar que montar um açaí é só colocar um monte de ingredientes dentro de um copo. Mas, não é bem assim!
A forma que as camadas são distribuídas afetam diretamente seus gastos e qualidade. Isso porque quando não é feito da maneira certa, pode ficar confuso na hora de precificar e, consequentemente, dar prejuízo.
Imagine, pedir açaí várias vezes no mesmo lugar e, a cada pedido, ter uma surpresa? Um produto padronizado passa credibilidade.
Ficou curioso, continue aqui para aprender o passo a passo de como montar açaí para vender, dicas e estratégias que vão fazer seu dinheiro render muito mais! Confira:
Um dos mercados mais lucrativos do ramo alimentício, o açaí promete conquistar ainda mais corações, que tal ser dos seus clientes? Te ajudamos nisso!
O açaí vendido no copo se popularizou pelo Brasil e hoje é encontrado em praticamente todo lugar - uma verdadeira experiência de sabores a cada colherada. Por isso, é muito importante você saber como preparar açaí para vender da forma correta!
A fruta que vem do norte do país, combate o envelhecimento, ajuda no intestino, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, e tem uma grande concentração de cálcio, diminuindo o risco de osteoporose.
Esses são só alguns dos benefícios que essa fruta, queridinha dos brasileiros, oferece. E para você, empreendedor, é uma mina de ouro (ou lucro)! Já que por ter tantas variedades e vantagens, o público é cada vez maior.
Para te ajudar a entender na prática como funciona a montagem de um açaí, separamos esse exemplo clássico, em cinco passos de preparo. Confira:
🫐 Coloque leite condensado no fundo do copo escolhido;
🫐 Depois, uma camada pequena de leite ninho;
🫐 Agora é a hora do personagem principal, o açaí! Coloque uma porção e prense bem;
🫐 Depois repita as camadas de adicionais e do açaí até completar o copo (é importante que não tenha nenhum vácuo);
🫐 Capriche na decoração e ganhe seu cliente com os olhos. Você pode, por exemplo, colocar morangos cortados em volta do copo, usar farelo de paçoca ou o próprio leite ninho. São infinitas as possibilidades, deixe sua criatividade livre para novas ideias de açaí para vender.
Lembre-se que o cliente tem que sentir todos os sabores em uma colherada, não exagere nas camadas, nem deixe a desejar.
Padronize suas porções! Exagerar nos ingredientes pode aumentar seus custos sem necessidade, então encontre o equilíbrio perfeito.
Muitas pessoas pesquisam açaí como preparar para vender, já que ele é apreciado por ser uma opção refrescante, gostosa e super nutritiva. Agradando praticamente todo mundo, é um mercado que só cresce!
Para aproveitar essa onda de lucro que promete não parar tão cedo, saiba as 5 melhores dicas e estratégias que vão te fazer ser um diferencial dentro desse setor. Confira:
O básico para lucrar vendendo essa delícia gelada, ainda mais nessa onda de calor que estamos enfrentando, é escolher com cuidado quem te fornece a obra prima do seu produto: o açaí!
São inúmeras empresas populares nesse ramo, mas as que estão na “boca do povo”, são: Frooty Açaí, Polpanorte e Momento Mambo. Cada vez mais elas superam seu custo benefício e entregam um creme de açaí com sabor forte, cremoso na medida certa e cor roxa perfeita.
Na hora de fazer essa escolha você deve, primeiramente, considerar sua realidade e região. Mas não se esqueça - um bom açaí, vai ser o primeiro passo para o sucesso da sua açaiteria.
Existem diversos toppings clássicos na venda de açaí no copo, como: morango, banana, leite em pó e leite condensado. Só que não para por aí, as combinações são infinitas! Vai de paçoca, cremes, granola, ovomaltine, flocos de chocolate, bis, kiwi, abacaxi e até cupuaçu.
Mas é importante lembrar que os ingredientes extras afetam diretamente na precificação do seu açaí, ou seja, é preciso calcular junto o custo dos acompanhamentos. Por isso, faça com calma para não acabar fechando vendas que prejudicam seu negócio.
Se você está se perguntando “como preparar açaí com frutas para venda?” - faça promoções e combos com frutas da época, compre os insumos em grande quantidade e de qualidade. Mas não exagere, estude o que seus clientes consomem, e faça seu maior objetivo ser deixá-los satisfeitos.
Você costuma usar ficha técnica no seu estabelecimento? Se não, está perdendo tempo (e dinheiro). Entre as várias vantagens de ter tudo formalizado, evitar desperdícios é um dos principais.
Nesse tipo de negócio é muito comum os empreendedores não seguirem padrões, cada copo ir de um jeito para o cliente e no fim, não saber o que está lucrando ou perdendo.
A ficha técnica vem para te ajudar nisso, otimizando todo o serviço dentro da cozinha e diminuindo erros que vão prejudicar sua açaiteria. Então, dê o primeiro passo! Você pode fazer por conta própria, ou contratar quem sabe muito disso, como a Saipos, que vai te dar toda a segurança no dia a dia.
Precificar seus produtos vai além de só escolher um valor que você ache justo, é uma ação estratégica! Considere tudo, insumos, mão de obra, contas do imovel, motoboy, sistema de gestão, marketing e qualquer gasto que sua açaiteria tiver.
Depois de obter as informações principais, experimente fazer esse cálculo para um produto específico, considerando o tamanho e custos individuais:
Preço de venda = Custos + Despesas + Lucro
Seguindo estratégias é possível: diminuir os riscos de prejuízo, passar na frente da concorrência, ter clareza dos seus gastos e muito mais!
Todos os produtos para açaiteria e toppings devem ter um cuidado especial ao serem armazenados. O açaí, por exemplo, não deve ficar por muito tempo em temperatura ambiente. E de maneira nenhuma recongele o açaí que já foi descongelado, pois pode afetar diretamente na sua qualidade.
Agora, os toppings, principalmente as frutas, são muito delicadas e merecem a sua atenção. Procure não guardá-las em caixas, mas sim em potes de vidro ou plástico, ainda mais depois de cortadas.
Outra maneira é usar o papel de filme plástico para embalar as frutas abertas que não serão consumidas na hora. Tudo isso, sempre na geladeira!
Agora que você já sabe como crescer no mercado de açaiteria da forma correta, que tal conhecer um sistema de gestão que vai mudar sua percepção de organização, controle de estoque e lucros?
Com mais de 70 ferramentas de gestão, a Saipos vai te dar um respiro e diminuir os erros humanos que podem estar prejudicando seu negócio.
Sabemos que no dia a dia até as tarefas mais simples se tornam trabalhosas por ser algo cansativo e repetitivo, mas com a Saipos, sua rotina vai ser estratégica e com zero estresse.
Conheça as funcionalidades que fizeram mais de 10 mil clientes trilharem um caminho de sucesso ao lado da Saipos:
☁️Sistema 100% localizado na nuvem |
Possibilita que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora. |
🧑🍳Super integradora do iFood |
Somos super integradora no Ifood, isso quer dizer que temos uma das melhores integrações do mercado! |
📎Ficha técnica automatizada |
Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato. |
🖥️Concentração dos pedidos em uma única tela |
Tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação com a a cozinha |
📋Cardápio online ou QR code |
Cadastro do cardápio feito por nós, foto dos produtos e adicionais, campo de observação, cardápio. |
➕70 ferramentas! |
Mais de 70 ferramentas exclusivas para o dono de restaurante ter total controle do que acontece dentro do seu negócio. |
E ai, o que você achou? Que tal entrar em contato com um de nossos especialistas do ramo food service e solicitar uma demonstração do sistema? É 100% gratuito e online!
Clique no banner abaixo e alcance o sucesso com a ajuda da Saipos!
Tire suas dúvidas aqui!
Para montar açaí para vender você pode fazer diversas misturas, as principais são: morango, leite em pó, banana e leite condensado. Mas as possibilidades são infinitas, use e abuse da criatividade.
Um copo de açaí pode ser uma opção saudável se montada com os acompanhamentos certos, como frutas frescas, granola ou até mel.