Saber como fazer sushi para vender é fundamental para quem deseja lucrar com o ramo da culinária japonesa.
Segundo o Portal do Franchising, restaurantes e fast-foods de comida oriental faturam cerca de R$19 bilhões por ano no Brasil, sendo o sushi um dos pratos mais pedidos pela clientela.
Mas você não precisa ter uma grande estrutura de restaurante para começar no segmento de alimentação.
É possível aprender como fazer sushi para vender em casa e ganhar uma renda extra ou até mesmo apostar em estratégias para desenvolver o negócio.
Quer saber como? Então continue lendo este artigo e confira como fazer sushi passo a passo:
Você pode conferir também:
Mas, antes de começar a leitura clique no banner a seguir para conferir nosso e-book completo com dicas sobre conservação de alimentos e ficar por dentro das melhores práticas para manter a higiene alimentar no seu restaurante. É grátis!
O primeiro passo de como fazer um sushi para vender é entender que existem diferentes formas de preparar e comercializar essa iguaria. A seguir, listamos os principais tipos:
O nigiri é um dos tipos de sushis mais tradicionais e simples de fazer. Seu preparo consiste em uma bolinha de arroz coberta com uma fatia de peixe ou fruto do mar.
O peixe pode ser salmão, atum, robalo, pargo, peixe-galo, linguado, camarão, polvo, lula, kani ou algum outro de sua preferência.
O preparo pode levar um pouco de wasabi, que é uma pasta picante feita de raiz forte, entre o arroz e o peixe.
É um tipo de sushi que consiste em um rolinho de alga nori recheado com peixe, frutos do mar ou legumes e envolto por arroz.
Geralmente o hossomaki é recheado com salmão, atum, pepino, cenoura ou cream cheese. Além disso, o preparo é considerado com um dos tipos de sushi mais finos e leves.
Esse é um dos tipos de sushi mais populares no Brasil. O seu preparo consiste em um rolinho de arroz recheado com peixe, frutos do mar ou legumes e envolto por alga nori.
O uramaki é diferente do hossomaki porque a alga fica por dentro e o arroz por fora. O recheio pode ser salmão, atum, pepino, cenoura, cream cheese ou o que preferir.
Considerado um dos sushis mais modernos e saborosos, o hot roll consiste em um rolinho de arroz recheado com peixe, frutos do mar ou legumes, que é empanado e frito.
O hot roll é diferente dos outros sushis porque é quente e crocante. O recheio pode ser salmão, atum, camarão, kani ou o que preferir.
Um dos passos mais importantes sobre como fazer sushi para vender é saber escolher os ingredientes utilizados no preparo da iguaria.
Para isso, é preciso encontrar bons fornecedores para restaurante japonês e garantir que os produtos estejam frescos, dentro do prazo de validade e respeitem as condições de higiene adequadas.
Confira os principais ingredientes para fazer sushi:
Ingrediente |
Descrição |
Arroz japonês |
É um tipo de arroz de grão curto e arredondado, que fica bem cozido e grudento. |
Vinagre de arroz |
Vinagre suave e adocicado, que é usado para temperar o arroz de sushi. |
Algas nori |
Folhas secas de algas marinhas, que são usadas para enrolar os sushis. |
Peixes |
Devem ser frescos, limpos e cortados em fatias finas. Os mais utilizados são salmão, atum, tilápia e peixe branco. |
Frutos do mar |
Camarão, polvo, lula, kani e ovas são as opções mais utilizadas para sushis. Eles devem ser cozidos ou crus, dependendo da receita. |
Legumes |
Os legumes mais usados para fazer sushi são o pepino, a cenoura, e o abacate. |
Molhos e temperos |
Os temperos e molhos para sushi mais utilizados são: shoyu (molho de soja), o wasabi (pasta de raiz forte) e o gengibre em conserva. |
Saber como fazer arroz de sushi, é um passo essencial. Afinal, esse processo é base do preparo dessas iguarias. Veja como realizar o preparo:
Tão importante quanto saber como fazer sushi para vender é saber como precificar corretamente os seus produtos, para evitar prejuízos e atrair a clientela.
Clique no banner a seguir e veja como a nossa planilha para calcular preço dos pratos pode deixar esse processo mais simples, ágil e inteligente.
E o melhor, você pode acessar o material de forma 100% gratuita. Aproveite!
Após realizar os processos anteriores, é preciso se preocupar com a montagem do sushi. Esse processo é bem delicado e deve respeitar os passos listados abaixo:
Antes de começar a montar os sushis, certifique-se de que todos os ingredientes estejam cortados e prontos para uso.
Isso inclui o arroz de sushi cozido e temperado, fatias de peixe fresco, vegetais, alga nori, wasabi e outros ingredientes que você deseja usar.
Mantenha sua estação de trabalho limpa e organizada. Tenha uma tigela de água morna à mão para umedecer as mãos e evitar que o arroz grude.
Tenha também um recipiente com vinagre de arroz para limpar as mãos sempre que necessário.
Se você estiver fazendo rolos de sushi (maki), coloque uma folha de alga nori em uma esteira de bambu (makisu) com o lado rugoso para cima.
Certifique-se de que a esteira esteja coberta com filme plástico para evitar que o arroz grude nela.
Molhe as mãos com água morna e pegue uma porção de arroz de sushi. Espalhe o arroz uniformemente sobre a alga nori, deixando uma pequena margem sem arroz em uma das bordas. Pressione o arroz suavemente, mas não compacte demais.
No centro do arroz, adicione os ingredientes desejados, como fatias de peixe, vegetais e outros complementos. Certifique-se de não sobrecarregar o sushi, pois isso dificultará o enrolamento.
Usando a esteira de bambu como guia, comece a enrolar o sushi, começando pela borda com os ingredientes.
Enrole com cuidado, pressionando levemente para compactar os ingredientes. Quando você chegar à borda sem arroz, umedeça essa borda com água para ajudar a selar o rolo.
Para cortar os rolos em pedaços uniformes, use uma faca afiada e úmida. Corte o rolo ao meio primeiro, depois corte cada metade em mais pedaços iguais. Limpe a faca após cada corte para obter fatias limpas e bem definidas.
Arrume os sushis em um prato bonito, decore com wasabi e gengibre em conserva e sirva imediatamente. Lembre-se de que a apresentação é fundamental, então capriche na disposição dos sushis no prato.
Saber como armazenar e entregar os produtos é essencial, principalmente quando se trabalha com sushi delivery.
A seguir, listamos alguns pontos importantes que devem ser seguidos para garantir uma entrega ágil e segura dos alimentos. Confira:
Para armazenar os sushis da forma correta é preciso que você:
Geralmente, o prazo para o consumo desse alimento é de 24 horas. Caso esteja armazenando diferentes tipos de sushis, sushis, mantenha-os separados para evitar a transferência de sabores.
Já com relação à entrega, é preciso tomar alguns cuidados especiais. São eles:
Dica da Saipos: tenha um bom plano de negócios!
Além de tomar cuidado com a entrega e armazenamento, montar um bom plano de negócios sushi delivery é essencial para que você consiga se destacar em meio a um mercado tão competitivo.Para te ajudar nessa etapa, a Saipos preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Confira:
Administrar um restaurante japonês pode ser desafiador, especialmente quando se trata de gerenciar pedidos, manter o controle do estoque e garantir a satisfação dos clientes.
É aí que o Sistema para Restaurante Japonês da Saipos entra em jogo, oferecendo uma solução completa para simplificar suas operações e impulsionar suas vendas.
Confira, os principais benefícios e funcionalidades do nosso sistema:
Benefício |
Descrição |
Eficiência operacional |
Automatiza processos administrativos e operacionais do restaurante, economizando tempo e evitando erros |
Atendimento ao cliente aprimorado |
Reduz o tempo de espera dos clientes e melhora sua satisfação com o serviço. |
Gestão de cardápio flexível |
Permite atualizar o cardápio de acordo com as necessidades e preferências dos clientes e do mercado. |
Controle de estoque em tempo real |
Ajuda a evitar desperdício e ter mais controle sobre o estoque. |
Integração de pedidos online |
Integra os pedidos em uma única tela, facilitando a gestão e agilizando os processos. |
Gestão financeira simplificada |
Fornece relatórios financeiros detalhados que ajudam na análise e nas tomadas de decisões. |
Segurança de dados |
Protege as informações confidenciais do restaurante e dos clientes contra ataques cibernéticos. |
Ficou interessado? Clique no banner a seguir e solicite uma demonstração gratuita com um de nossos consultores.