SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

5 dicas para fazer a melhor escolha após o fim do Uber Eats

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

5 dicas para por em prática após o fim do Uber Eats

Em março de 2022 chega o fim do Uber Eats para restaurantes no Brasil. Essa notícia é divulgada desde o início do ano, mas para muitos empreendedores ainda é difícil lidar com a queda do serviço.

A plataforma não é a mais utilizada no país, ficando atrás de outros apps, como o famoso iFood. No entanto, algumas questões fazem os donos de restaurante optarem unicamente pelo Uber Eats.

Nesse caso, como escolher uma nova plataforma para delivery? E, mais que isso, de que forma se blindar para não ser atingido por possíveis quedas nas plataformas ou cancelamentos de serviço?

A Saipos preparou este conteúdo para mostrar o caminho de sucesso para quem atua com vendas delivery por plataformas online. 

Continue lendo e entenda como não ser prejudicado pelo fim do Uber Eats para restaurantes no Brasil!

Mas, antes de continuar a leitura, que tal baixar um material com tudo que você precisa saber para arrasar no seu delivery?

Aperte no banner e baixe agora o e-book “Tudo sobre delivery”, um conteúdo recheado de dicas que só a Saipos lhe dá!

5 Dicas para manter as vendas após o fim do Uber Eats para restaurantes

Para quem usava unicamente o Uber Eats como meio para as vendas delivery, o encerramento da operação pode representar um baque, tanto nas vendas, quanto na operação em geral.

Nesse sentido, não há muito o que fazer, além de escolher um novo canal de vendas para apostar e inserir seus pratos.

Separamos 5 dicas que vão ajudar nesse momento, confira!

1. Conheça a fundo as opções do mercado

As opções de plataformas de venda online disponíveis no mercado são variadas, e é necessário conhecer melhor cada uma delas antes de iniciar uma parceria.

Pensando nisso, é importante saber os benefícios que cada opção oferece. Existem alguns pontos indispensáveis na hora de fazer essa análise, como:

  • Visibilidade;
  • Objetivos claros;
  • Qualidade no serviço.

Visibilidade

A capacidade de visibilidade de uma plataforma garante que o seu restaurante será visto por mais clientes, impactando diretamente no seu faturamento.

Dentro desse ponto, é importante considerar os aplicativos que atuam na sua região e em menor escala.

Essa escolha representa riscos e benefícios, por isso, é importante ficar atento. O lado positivo é que as plataformas que estão iniciando no mercado, ou que trabalham com uma localização reduzida, tendem a cobrar taxas menores.

O risco está justamente na visibilidade: se o app é novo, certamente a quantidade de usuários será menor, e isso reduz drasticamente a quantidade de pedidos.

Por isso, uma dica que funciona muito bem é vender em pontos onde os grandes apps ainda não atuam, trabalhando com uma plataforma menor.

Desse modo, você irá sanar essa carência de aplicativos no local, e ainda lucra gastando menos com uma plataforma que dá despesas mais altas.

Objetivos claros

Na hora de escolher um app substituto, após o fim do Uber Eats, é importante conhecer os seus objetivos frente a essa parceria.

Isso quer dizer que a plataforma precisa oferecer uma base de crescimento para o seu negócio. 

Existem dados sobre o percentual de aumento das vendas utilizando o app? Os donos de restaurante que utilizam falam bem ou há muitas reclamações?

Esse tipo de informação é importante para te ajudar a criar objetivos plausíveis para essa parceria, mas se os indícios não forem bons, o melhor mesmo é passar para outra opção.

Para auxiliar os empreendedores a escolher a melhor plataforma para o seu negócio, a Saipos desenvolveu uma ferramenta que realiza a comparação dos apps de delivery. Clique no banner abaixo e confira!

COMPARADOR APPS DELIVERY
COMPARADOR APPS DELIVERY
Saiba todas as taxas e escolha o melhor aplicativo de entregas para seu restaurante!
ACESSAR COMPARADOR

Qualidade no serviço

Não é só para a qualidade no serviço de delivery que você precisa se atentar, mas também em relação à eficiência com o cliente final.

Vender por meio de uma plataforma que não oferece um bom serviço pode acabar atrapalhando seu faturamento.

Por isso, fique atento à reputação do aplicativo, já que o cliente insatisfeito certamente vai relacionar sua marca à própria plataforma.

2. Considere as taxas de cada aplicativo

Como você já sabe, existem taxas significativas para quem vende por meio de aplicativos de delivery. 

Na hora de escolher qual é a melhor opção após o fim do Uber Eats, é importante mensurar o valor das taxas com uma visão voltada ao custo dos seus pratos.

Desse modo, é importante - além de entender se você pode arcar com o custo mensal - compreender quanto desse valor precisará ser embutido no preço dos seus pratos.

Ao fazer isso, é necessário considerar a barreira de preços, que é a base de preços praticada pela concorrência. Um valor muito acima fará com que seus clientes migrem para a concorrência.

Do mesmo modo, vender abaixo do preço médio fará com que seu produto pareça inferior. O segredo é trabalhar com um valor aproximado.

Os custos dos aplicativos podem ser divididos em diversas categorias, como as mensalidades, comissões e taxas de implantação. 

Vídeo - Saipos

3. Esteja vinculado em ao menos dois apps

Por conta do valor significativo para estar presente nas plataformas de delivery, muitos empreendedores acabam se vinculando a apenas uma.

Essa iniciativa é positiva, já que sem um app fica muito mais difícil chegar até os possíveis clientes. 

No entanto, com o fim do Uber Eats para restaurantes fica claro que estar integrado a uma segunda opção também é importante, já que em casos como esse, o delivery ainda se mantém.

A mesma coisa acontece quando há quedas no sistema da plataforma. Todos os possíveis problemas em um dos apps não teriam força suficiente para cessar as vendas, por conta do segundo canal.

Preparamos um outro conteúdo sobre como não ser refém das plataformas. Confira: delivery sem comissão: não seja refém das plataformas

4. Invista em um canal de vendas próprio

O fim do Uber Eats só serve para comprovar que vender por meio de terceiros pode ser arriscado a longo prazo.

Para ter mais controle das suas vendas, dos dados dos seus clientes e ainda economizar, o melhor caminho é ter seu canal de vendas próprio.

Pode ser um site ou aplicativo, no entanto, a primeira opção é a melhor, já que um cliente dificilmente irá baixar um app para usar apenas uma vez, fora a falta de praticidade.

Site Delivery: uma opção para vender sem taxas

O Site Delivery da Saipos é um site próprio exclusivo para seu restaurante, a forma mais econômica de vender, já que não cobra taxas como os famosos aplicativos de entrega de comida.

Com ele, você tem auxílio para organizar todo o processo de preparo e entrega dos pratos. 

O cardápio também fica disponível no site, e o cliente pode fazer o pagamento online – mais prático para ele e para o seu negócio.

A Saipos desenvolveu a melhor opção em Site Delivery para quem já é cliente. 

Aperte no banner abaixo e conheça essa solução fundamental para deixar de ser refém dos aplicativos de delivery!

Conheça todas as Integrações da Saipos!
Conheça as integrações do Sistema Saipos
Conheça as integrações do Sistema Saipos
Temos a plataforma com maior número de integrações no Brasil - entre aplicativos de delivery, logística, cardápio digital ou site delivery. Aperte no botão abaixo e amplie as possibilidades do seu restaurante.
SAIBA MAIS

5. Utilize um sistema para delivery

Para vender com eficiência e reduzir os riscos de administrar manualmente o seu negócio, é necessário contar com um sistema para restaurante e, se o iFood caiu, essa ferramenta também te ajuda!

Por meio do Sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio, aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito.

E mais: você evita e reduz prejuízos consequentes de desvios ou perda de validade dos produtos. Acredite, ter uma gestão é o segredo para um empreendimento competitivo. 

Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer saber mais sobre a Saipos? Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração.