Cardápio enxuto: o simples que funciona!

Um cardápio enxuto trabalha com a ideia de entender o que realmente vende e o que não faz diferença para o seu público. Não adianta ter mil opções se é aquela clássica alaminuta do seu restaurante que sai todos os dias.

Muitos novos empreendedores acreditam na ideia de que cardápios extensos são um diferencial, mas isso é um erro! O básico bem feito pode ser o que brilha para você. 

Vivemos em uma era de urgência, onde muitas escolhas geram ansiedade no cliente. Um cardápio estratégico foca no que dá lucro e agrada o público, podendo também, ser uma versão de cardápio mais barato e assertivo. 

Lucre mais e trabalhe menos com um cardápio enxuto! 

Ficou interessado? Vamos te ajudar a colocar isso em prática e diminuir: seu tempo de serviço, seu gasto com insumos, necessidade de funcionários e até custos com equipamentos.

E o melhor? Tudo isso enquanto você aumenta seus lucros! Confira: 

5 dicas para elaborar um cardápio enxuto para restaurante

Como é possível ter um cardápio enxuto ganhando mais?

Existem diferentes tipos de cardápio para restaurante e você precisa entender o que funciona para o seu público. Mas uma coisa é certa: um cardápio enxuto é um caminho inteligente para o sucesso. 

A chave para fazer funcionar começa pela parte burocrática de analisar dados, identificar os pratos que mais saem e principalmente o que tem maior margem de lucro

Tendo essas informações, já é possível eliminar aquilo que não vende e dar atenção ao que realmente te traz retorno.

Além disso, simplificando o cardápio, você diminui seus custos operacionais, já que menos insumos serão necessários e, consequentemente, menos estoque e menos mão de obra, otimizando todo o trabalho. 

Para os clientes, um cardápio enxuto ajuda na escolha, evitando aquela indecisão infinita com muitas opções na nossa frente e aumentando a satisfação.

Se não está convencido, te mostramos abaixo mais benefícios que vão te fazer querer desenvolver um cardápio barato agora!

Cardápio enxuto vs. Cardápio extenso: qual é o melhor? 

Um bom cardápio enxuto é aquele que foca nas opções do momento e que são de alta rentabilidade, já um cardápio tradicional tem muitas variedades que na maioria das vezes nem vendem ou não lucram. 

Para você entender melhor as diferenças entre cada um dos modelos de cardápio, a Saipos elaborou a tabela abaixo. Confira:

Aspecto Cardápio enxuto Cardápio tradicional
Quantidade de itens Limitado, entre 4-20 itens  Grande variedade, >30 itens
Diversidade de opções Foco em pratos populares e específicos Diversas categorias para diferentes gostos
Cozinha especializada Especialização nos pratos servidos Não tem foco em especialização
Desperdício de alimentos Menor, ingredientes comuns e versáteis Maior, grande variedade de ingredientes

 

O cardápio tradicional pode ser poluído, visto que é extenso, e possui muitos itens que normalmente são poucos procurados. Já o cardápio enxuto, é direto e traz exatamente o que o seu cliente está procurando e que vai te dar lucro.

A simplicidade facilita a escolha e agiliza o processo, com menos desperdício. Assim, é de suma importância ter cuidado nestes detalhes ao iniciar a engenharia de cardápio.

Veja abaixo dois exemplos para você conseguir visualizar as principais diferenças: 

5 passos para montar um cardápio enxuto que realmente vende

Com tudo que falamos até então, é fácil entender que elaborar um menu reduzido não é só sobre reduzir o número de opções, mas sim fazer escolhas estratégicas que vão gerar valor para o seu negócio a longo prazo.

Por isso, confira 5 dicas para criar um cardápio enxuto que atraia mais clientes e aumente seus lucros: 

  1. Entenda sobre o desempenho dos seus produtos;
  2. Simplifique com qualidade;
  3. Seja estratégico;
  4. Atenda bem todos os públicos;
  5. Mantenha atualizado.

Continue a leitura para entender melhor sobre cada um deles!

1. Entenda sobre o desempenho dos seus produtos 

São diversas as opções de pratos para restaurantes, mas, cada negócio tem sua singularidade e você deve saber como cada produto se comporta dentro do cardápio. 

Foque nas opções que são mais procuradas, use análises financeiras para saber o que te traz mais lucro. E elimine de primeiro o que só usa seu tempo e dinheiro. 

Você conhece os relatórios da Saipos? Eles oferecem uma visão completa e estratégica para a gestão do seu restaurante. É possível analisar o desempenho de vendas, monitorar a emissão de cupons fiscais em XML para contabilidade, acompanhar resultados financeiros e identificar oportunidades de melhoria no cardápio e na operação. Tudo de forma prática, com filtros personalizados e exportação em Excel.

2. Simplifique com qualidade 

Menos é mais! Mas isso não significa um cardápio largado às traças: a qualidade deve continuar sendo seu principal objetivo! Para determinar os melhores pratos, utilizar ferramentas como a matriz BCG pode ser uma boa ideia.

Escolha pratos que tenham um bom custo-benefício e que sejam fáceis de preparar, isso vai fazer a sua operação ser eficiente. 

3. Seja estratégico 

A forma como é feita a organização semanal do cardápio também é muito importante, facilite a escolha do cliente! Agrupe opções que se complementam, use e abuse das descrições, mas não exagere. 

Faça promoções chamativas com os pratos mais lucrativos, lembre-se que um cardápio bem estruturado pode ser um grande diferencial. 

4. Atenda bem todos os públicos

Não é porque é um cardápio enxuto, que não pode ter variações. Ao contrário disso, existem diferentes gostos e você deve sim tentar se encaixar em vários perfis. 

Aposte em combinações que atendam todos, como opções veganas, vegetarianas e fits. Desse modo, você cria variações de um mesmo item, e não um menu imenso com pratos que não saem.

5. Mantenha atualizado 

Os gostos mudam muito rápido, então tente sempre estar por dentro do que os clientes estão consumindo. Seu cardápio deve ser flexível. Isso vai garantir que as vendas não diminuam e sejam sempre lucrativas e relevantes para o seu público. 

Testou um novo prato ao longo de um mês e viu que ele não teve saída? Não há necessidade de mantê-lo no seu cardápio por mais tempo. 

Seguindo esses passos você vai sentir uma grande diferença entre o cardápio enxuto e o tradicional.  Não se esqueça que o objetivo aqui é focar no seu lucro

Na prática, como aplicar o cardápio enxuto em diferentes negócios? 

A ideia de um cardápio enxuto pode ser aplicada em diversos tipos de negócios. Separamos alguns exemplos para ficar ainda mais claro como vai funcionar no dia a dia. 

A seguir, vamos conferir como aplicar esta metodologia em confeitarias, hamburguerias e pizzarias.

Cardápio enxuto confeitaria 

Se você é dono de uma confeitaria, imagine que investe em doces super elaborados, com recheios sofisticados, ingredientes caros e decorações refinadas. Sem dúvidas, será um produto muito bonito, mas será que vale a pena? 

A quantidade de vendas desses doces cobre pelo menos o tempo de preparo e o custo dos ingredientes? Provavelmente não. No entanto, ao simplificar seu cardápio você pode focar em doces que realmente saem, como o tradicional bolo de cenoura ou brigadeiro. 

Esses produtos estão na boca do povo, são fáceis e têm grandes margens de lucro. 

Cardápio enxuto hamburgueria 

Agora, na sua hamburgueria, você pode ter um hambúrguer super diferenciado, com um molho próprio e ingredientes que levam tempo para ficarem prontos. 

E ele pode ser muito gostoso, mas, se você perceber que a maioria compra o clássico carne e queijo, por que continuar gastando dinheiro, tempo e esforço com algo que não sai? 

Ao focar no que vende mais, como o hambúrguer com batata frita, você diminui todo o trabalho, além de melhorar o tempo de atendimento e manter os clientes satisfeitos. 

Cardápio enxuto pizzaria 

Na sua pizzaria, pode parecer uma boa ideia oferecer variedade de sabores e combinações inusitadas ou caras, principalmente quando o serviço é à la carte Mas será que é isso que os clientes realmente procuram? 

O básico é clássico, e se representa a maioria das vendas, talvez seja hora de repensar e ter cardápio inteligente. Já que focando em pizzas que saem de verdade, seu tempo de trabalho e gastos vai diminuir muito! 

São inúmeras as estratégias que você pode seguir ao simplificar um cardápio, até investir em ingredientes de qualidade ao invés de quantidade, proporcionando uma experiência cada vez melhor ao cliente e garantindo um bom retorno financeiro. 

Seu trabalho pode ser ainda mais simples, conheça a Saipos! 

Agora você já sabe como simplificar seu cardápio e torná-lo enxuto e altamente rentável. Que tal se dar um desconto da correria do dia a dia, das dezenas de abas abertas durante as vendas no delivery? 

A Saipos, o maior sistema de gestão para restaurantes do Brasil, está estendendo a mão para o seu negócio e tornar sua operação mais simples e eficiente só depende de você! 

Imagine ter tudo organizado e acesso a dezenas de relatórios que deixam claro todos os dados que você precisa saber sobre seu negócio. Com a Saipos, você pode gerenciar seu restaurante de qualquer lugar, a qualquer hora, com facilidade e de forma totalmente online.

Confira algumas funcionalidades que irão tornar sua rotina mais simples, ágil e inteligente:

☁️Sistema 100% localizado na nuvem

Possibilita que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora.

🧑‍🍳Super integradora do iFood

Somos super integradora no Ifood, isso quer dizer que temos uma das melhores integrações do mercado!

📎Ficha técnica automatizada

Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato.

🖥️Concentração dos pedidos em uma única tela

Tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação com a a cozinha

📋Cardápio online ou QR code

Cadastro do cardápio feito por nós, foto dos produtos e adicionais, campo de observação, cardápio.

➕70 ferramentas! 

Mais de 70 ferramentas exclusivas para o dono de restaurante ter total controle do que acontece dentro do seu negócio. 

 

E ai, o que você achou? Que tal entrar em contato com um de nossos especialistas do ramo food service e solicitar uma demonstração do sistema? É 100% gratuito e online!

Clique no banner abaixo e alcance o sucesso com a ajuda da Saipos!

FAQ

Tire suas dúvidas aqui!

O que significa cardápio enxuto?

O cardápio enxuto reúne apenas os pratos mais relevantes do restaurante, facilitando a escolha do cliente, otimizando a operação e evitando desperdícios de ingredientes.

Quais são os tipos de cardápios?

Existem diferentes tipos, como o físico, digital, degustação, sazonal e enxuto. Cada formato tem vantagens específicas para atrair clientes e organizar melhor o serviço.