Aprenda como fazer controle de vendas e lucros!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Saiba mais sobre controle de vendas e lucros!

O primeiro passo para fazer o controle de vendas e lucros corretamente é saber qual o seu gasto para produção do produto.

Para mais que isso, é necessário incluir no valor de venda do seu produto, os gastos proporcionais de contas fixas. Dentro dessas contas fixas incluem aluguel, salários e demais custos.

Dessa maneira você garante que o seu negócio não está desembolsando parte do lucro para repor estes gastos.

Muitos empresários e gestores pecam por não fazer isso, já que o valor parece um lucro muito maior.

No entanto, depois que os descontos são feitos, o valor diminui consideravelmente e pode até sumir por completo. Assim podendo deixar o seu negócio sem lucro algum e possivelmente no vermelho.

Geralmente quem utiliza dessa maneira o seu controle de vendas e lucros o faz apenas por métrica de vaidade.

Mas se você deseja fazer o seu controle de vendas e lucros para garantir o sucesso do seu negócio, acompanhe nossas dicas.

Aproveite e baixe grátis nossa Planilha de Controle de Vendas! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

Porque fazer o controle de vendas e lucros?

O controle de vendas e lucros garante para o seu negócio maior segurança, saúde financeira e maior domínio sobre os rendimentos da empresa.

Além disso, utilizando o controle de vendas e lucros você pode com muito mais facilidade, estabelecer metas e quantias para possíveis investimentos, seja neste negócio ou em outro.

Por isso diversos estabelecimentos estão aderindo a esta ferramenta tão importante para o setor financeiro e também para o restante da empresa.

Como fazer o controle de vendas e lucros?

Para fazer o controle de vendas e lucros é necessário saber o custo de produção de cada produto vendido no seu estabelecimento.

Por exemplo, caso seu negócio seja um restaurante, é necessário fazer o cálculo de custo de pratos e incluir na soma o valor do período de tempo gasto pelo seu funcionário para produção.

Outra medida muito importante é somar todas suas contas fixas como: aluguel, energia, água, internet, sistema (caso utilize), e demais despesas recorrentes que venha a ter.

Em seguida analise os meses anteriores e trace uma média de vendas total, para assim estabelecer quanto de receita você precisa gerar para fechar o mês com tudo em dia.

Posteriormente você conseguirá finalmente aplicar o controle de vendas e lucros na sua empresa com mais facilidade.

Agora que você sabe como organizar a casa, precisa aprender a colocar em prática o controle de vendas.

Como fazer o controle de vendas?

Seu controle de vendas pode ser feito de diversas maneiras, mas as mais recomendadas são o sistema ou a planilha. Conheça o funcionamento de cada uma delas agora!

Sistema para controle de vendas

O sistema para controle de vendas faz, de maneira automatizada, a computação de todas as vendas realizadas no seu estabelecimento.

Sempre levando em consideração informações como: cadastro do cliente, valor gasto, data da compra, forma de pagamento, produto comprado.

Na maior parte dos sistemas, esses dados ficam armazenados e em outra compra, o cadastro não precisa ser feito, ele apenas puxa os dados e contabiliza a nova aquisição.

O app para controle de vendas e lucros existe também para facilitar o trabalho de quem prefere ter tudo na tela do próprio celular.

Planilha para controle de vendas

A planilha para controle de vendas é uma ótima opção para quem, por algum motivo, não tem a possibilidade de utilizar um sistema automatizado.

No entanto, para que ela funcione de maneira precisa é necessário que o funcionário responsável por fazer a atualização seja atento e organizado.

Os principais campos que devem ser preenchidos na sua tabela são os seguintes:

  • Data;
  • Hora (para manter o controle no delivery);
  • Endereço;
  • Produto;
  • Total de itens;
  • Total da compra;
  • Forma de pagamento.

Se você quer entender mais sobre como funcionam as planilhas para controle de vendas excel, é só clicar no link, que aqui você aprenderá os atalhos para ser mais eficiente.

Outra maneira de ser mais eficiente é utilizar junto à planilha de controle de vendas e lucros a de recebimentos.

Assim se você tiver algum ganho em haver, conseguirá de maneira rápida identificar.

Controle de vendas parceladas

O controle de vendas parcelado é utilizado para que seja controlado o valor dividido a ser recebido referente à compras parceladas  serem passadas ao controle de vendas e lucros.

Dessa maneira também pode ser usado para direcionar ao setor de cobranças, os valores a serem recebidos e quantas parcelas ainda faltam.

O controle de vendas parceladas quando utilizado junto às demais planilhas consegue organizar valores que muitas vezes acabam esquecidos quando a compra não é no cartão.

Como calcular comissões através do controle de vendas?

Você pode estabelecer números da seguinte maneira: analise o número de vendas do mês anterior e determine um crescimento. Mas é importante que esses números sejam reais e alcançáveis.

Assim, a meta fará com que seus funcionários trabalhem para alcançar os números. Mas isso somente se eles forem  premiados ou recompensados de alguma maneira.

Então a maneira mais correta de fazer isso de forma organizada é acrescentar uma coluna com nome do vendedor. Essa ação vale para usuários de sistema e também para planilhas.

Dessa forma ao realizar uma venda é necessário preencher o nome do atendente ou vendedor e ao final do mês, basta filtrar os nomes durante o período de um mês e pronto.

Além disso, é possível bonificar o funcionário que mais fez vendas com um valor maior, e o segundo e terceiro lugares com valores um pouco menores.

Isso fará com que sua equipe fique mais motivada a vender mais e todos saem ganhando assim.

Como ensinar os funcionários a preencher a planilha?

É importante que se você for o responsável por preencher esse documento, pelo menos outros dois funcionários saibam fazer.

Assim, no período de férias, ou em dias onde você não está se sentindo bem, terá alguém para te cobrir. É aquele ditado: “nada para e nem pode”.

Por isso faça uma aula e mostre como preencher da maneira correta os campos necessários.

Além disso é importante também de tempos em tempos, deixar com que esses funcionários façam essa função para não esquecer.

Isso mantém a memória fresca e as habilidades afiadas, para que seu negócio não perca o ritmo. 

Automatize a gestão do seu restaurante com o Sistema Saipos

Caso você esteja procurando formas de como organizar, otimizar tempo e estar preparado para qualquer tipo de auditoria operacional e de gestão de restaurante, o Sistema Saipos pode ser um grande aliado!

Isso porque, ao automatizar o seu empreendimento gastronômico, o dia a dia fica bem mais fácil!

Com o nosso sistema, os procedimentos estarão centralizados e padronizados, e poderão ser acessados pelos seus funcionários a qualquer momento.

Também é possível emitir relatórios diariamente, assim, será fácil visualizar como está o fluxo de caixa, controle de estoque, data de vencimento dos produtos e a quantidade de pratos vendidos.

Ficou interessado? Converse agora com um dos nossos consultores e veja o rendimento do seu restaurante crescer como você nem imagina!