ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Ideias para delivery: o que preciso saber antes de abrir um?

6 ideias para delivery que ainda está começando

O delivery não é nenhuma novidade no país. Uma pesquisa feita pela Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, aponta que o Brasil representou 48,77% do uso de delivery em toda a América Latina, em 2020.

O isolamento e a pandemia de Covid-19 modificaram o comportamento de consumo dos usuários. Com isso, muitos empreendedores foram levados a adaptar seus restaurantes ao sistema delivery. 

Só em 2021, os pequenos e médios negócios cresceram em mais de 27% na plataforma do Ifood. Com o crescimento da modalidade, a dúvida que fica é quase sempre a mesma: como ter um delivery de sucesso

Nós preparamos este artigo com 6 ideias para delivery que vão  te ajudar a impulsionar suas vendas e se diferenciar na região.

  • Ideias para vender no delivery;
  • Tendências para delivery;
  • Marketing para delivery;
  • Promoções e cupons para delivery;
  • Canais de venda e opções de pagamento para delivery;
  • Sistema de gestão para delivery.

Mas, antes de continuar a leitura, que tal baixar nosso e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o mercado de delivery? É só apertar no banner abaixo e fazer o download de graça!

1. Escolha o que vender no delivery

Com o aumento de restaurantes que atendem à alimentação fora do lar, fica difícil saber como entrar para o mercado. Ter boas ideias para delivery pode ser um desafio. Parece que todas caem no “mais do mesmo”. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ifood, os hambúrgueres foram os alimentos mais pedidos pelo app em 2021. Com os dados fornecidos pelo app, descobrimos que o segmento de padaria também está chegando com tudo na modalidade.

Os nichos de restaurantes estão cada vez mais diversificados, proporcionando mais possibilidades de venda. Confira algumas ideias para vender no delivery.

Hambúrgueres 

O líder de pedidos é um bom nicho para quem está começando. O mais importante na hora de montar seu delivery de hambúrguer é incluir opções especiais no cardápio, como:

  • Blends de várias carnes;
  • Molhos diferenciados e caseiros: mostarda e mel, por exemplo;
  • Opções veganas e vegetarianas: hambúrguer de soja, hambúrguer de grão de bico etc;
  • Acompanhamentos além da tradicional batata frita;
  • Combos e promoções do dia.

Comida saudável

A pandemia também ajudou a modificar a preferência de alimentação dos usuários. Surgiu uma onda de pessoas focadas em um estilo de vida mais ativo que fez aumentar a demanda por opções fitness no delivery. 

Para quem busca ideias de comidas para delivery, o mercado de comida saudável pode ser uma boa saída!

E se você está pensando que é só adicionar salada no cardápio, saiba que existem outras possibilidades de refeições saudáveis.

Opções para um cardápio saudável de delivery:

  • Espaguetes de vegetais;
  • Sanduíches naturais;
  • Wraps com várias opções de recheio;
  • Tapioca recheada como opção sem glúten;
  • Omeletes e panquecas;
  • Salada de frutas;
  • Saladas com proteínas (frango, atum etc).

Sobremesas 

Uma pesquisa feita pela Gente Globo mostrou que cerca de 27% dos pedidos feitos por aplicativo ocorrem no horário de almoço. Quem não gosta de uma sobremesa depois de almoçar, não é mesmo?

O segmento faz parte do Top 10 mais vendidos em 2021, no Ifood. Adicionar opções doces no seu menu ou investir em uma doceria pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas do seu restaurante. 

Algumas sobremesas que podem integrar o cardápio do seu delivery:

  • Sagu;
  • Mousses;
  • Bolo de pote;
  • Cheesecakes;
  • Tortas e bolos;
  • Brownies e cupcakes
  • Pudim e pavês;
  • Tiramisú.

 

Comidas étnicas

O nome não é tão comum, mas você deve conhecer pelas nomenclaturas mais simples de cada nicho. Geralmente, as comidas étnicas são vendidas em restaurantes específicos.

As comidas típicas de países estrangeiros também fazem parte da preferência dos consumidores. Faça uma boa pesquisa de mercado e identifique o segmento que faz mais sentido para a sua região. Simplificando:

Comida Japonesa

Sushi, temaki, yakissoba, sunomono, combinados etc

Comida Italiana

Massas, nhoque, lasanha, pizza, risotto etc

Comida Árabe

Tabule, esfiha, quibe, falafel, kafta, pão árabe etc

Comida Mexicana

Taco, burritos, chilli, tortilhas, nachos com acompanhamentos etc

Petiscos

Cada vez mais os usuários estão buscando opções de restaurantes que proporcionem experiências para um grupo maior de pessoas. E nada combina mais com reunião de amigos do que porções de petiscos, não é?

O segredo desse segmento é oferecer também boas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas para que os clientes encontrem tudo em um só pedido! Algumas ideias de petiscos para vender delivery:

  • Torresmo;
  • Iscas de peixe;
  • Anéis de cebola;
  • Batata frita com calabresa;
  • Contra-filé acebolado com fritas;
  • Porção de mandioca frita com calabresa;
  • Bolinhos de bacalhau, de mandioca, de feijão.

É interessante ressaltar que as porções de petiscos ainda permitem a adoção de um delivery sustentável para seu restaurante. Em vez de usar embalagens plásticas, você pode adotar outros tipos de materiais recicláveis.

Embalagens produzidas com fécula de mandioca já fazem parte da rotina de delivery de muitos restaurantes. Outra opção são as embalagens feitas com papel Kraft biodegradável.

2. Acompanhe as tendências no delivery 

Engana-se quem pensa que os pedidos, hoje em dia, são restritos às comidas prontas e rápidas. Cada vez mais as pessoas buscam por praticidade no dia a dia e as encomendas por refeições congeladas estão aumentando.

Uma outra ideia para delivery que tem ganhado notoriedade no mercado são as entregas para quem gosta de cozinhar ou quer ter uma experiência diferenciada.

Cook & Go

É uma modalidade que veio revolucionar o serviço delivery. Em vez do cliente receber a refeição pronta, ele recebe os ingredientes porcionados para preparar o prato em sua casa.

Personal Chef

Muito mais do que um almoço, lanche ou jantar, o cliente recebe em casa uma experiência gastronômica. O Personal Chef delivery entrega as entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas na casa do cliente para uma ocasião especial.

Marmitas caseiras congeladas

O home office veio para ficar em muitas empresas e a hora do almoço vira o momento ideal para pedir um delivery. Por isso, é cada vez maior o número de usuários que buscam opções de comida caseira congelada. 

Em vez de fazer vários pedidos por semana, o cliente faz uma encomenda de pratos congelados e finaliza a preparação quando for comer. Tudo isso sem ficar limitado aos fast-foods.

Dark Kitchen

As dark kitchens são boas opções para empreendedores que ainda não podem ou não querem abrir um espaço físico. É uma modalidade de food service que atende a alimentação fora do lar apenas pelo serviço delivery.

Têm um custo mais baixo, são mais simples de gerenciar e se adaptam a várias categorias de restaurantes.

Padaria

Uma nova tendência de mercado que anda conquistando os usuários é a padaria delivery. Afinal, não tem nada melhor do que receber um pão recém-saído do forno na porta da sua casa, na hora do lanche da tarde.

As ideias de lanche para delivery em uma padaria são muitas: pão francês, pão doce, broa de milho, bolos do dia, pão de queijo, bandeja de frios, biscoitos artesanais, salgados fritos e assados, além das bebidas e sanduíches quentes.

3. Tenha um plano de marketing

Um dos grandes segredos para destacar o seu delivery dos concorrentes é a criação de uma boa marca e a propaganda do seu restaurante. Invista na identidade visual do seu negócio, usando cores relacionadas ao nicho. 

Fotos profissionais no cardápio dos aplicativos também fazem a diferença na decisão de compra do cliente. Contrate um fotógrafo para tirar as fotos dos seus produtos e não se esqueça de divulgar seu restaurante nas redes sociais.

A Saipos preparou um material gratuito para te ajudar na hora de fazer os posts das redes sociais do seu negócio. Aperte no banner e faça o download agora mesmo!

4. Ofereça recompensas, promoções e cupons

Uma boa forma de despertar interesse em novos clientes e fidelizar os que você já tem é oferecer alguns benefícios. Ainda de acordo com a pesquisa da Gente Globo, cupom de desconto é critério de decisão para mais de 50% dos usuários.

Use datas comemorativas para a criação de cupons, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães. Cupons de desconto para o primeiro pedido no restaurante também funcionam muito bem.

Além disso, tenha sempre promoções em combo. Seu delivery tende a vender mais quando dá a opção do cliente comprar uma quantidade maior por um preço menor. Programas de fidelidade também são uma boa pedida.

Exemplos de programa de fidelidade:

  1. A cada 10 pedidos, a próxima compra sai de graça;
  2. Uma sobremesa gratuita no dia do aniversário do cliente;
  3. Indique o restaurante para um amigo e ganhe uma bebida de graça;
  4. Brinde surpresa depois de uma quantidade x de pedidos.

5. Adote mais de um canal de venda e opções de pagamento

O ditado já diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Ofereça vários canais para seu cliente fazer um pedido. 

O Brasil conta com mais de 250 aplicativos de delivery para restaurantes. O ideal é que seu restaurante esteja presente, pelo menos, nos mais utilizados na sua região. 

Sabemos que os aplicativos cobram valores por vendas que podem prejudicar o faturamento do seu empreendimento. A boa notícia é que, hoje em dia, é possível vender por delivery sem comissão.

Para ficar livre das taxas do mercado, adotar um site para delivery próprio é uma opção interessante. 

Ainda é importante que seu negócio disponha de diversas formas de pagamento. Se possível, adote pagamento por cartão de crédito, débito, pix e pagamento online pelo aplicativo. 

Quanto mais praticidade você garantir na compra do seu cliente, maiores são as chances de fidelização e divulgação orgânica do seu delivery.  

No entanto, se você ainda está começando, pode ser que administrar um restaurante delivery seja um grande desafio. Por isso, é importante contar com um sistema para delivery que te auxilie nessa gestão!

6. Tenha um sistema de gestão para delivery

Ter um sistema para delivery faz toda a diferença na entrega de qualidade do seu delivery. Monitorar pedidos e entregas, fazer controle de estoque e fluxo de caixa exige um tempo que poderia ser otimizado para outras melhorias no restaurante.

Para te ajudar na gestão do seu empreendimento, a Saipos oferece o único sistema do mercado capaz de integrar o maior número de aplicativos de delivery em uma única tela. 

Além desse benefício, com nosso software, você tem acesso a facilidades como:

  • Fluxo de Caixa;
  • Gestão Financeira;
  • Lista de itens vendidos;
  • Controle de estoque e vendas;
  • Sistema para controle de caixa (PDV);
  • Acompanhamento e relatórios financeiros.

Aperte no banner abaixo, solicite uma demonstração gratuita das nossas funcionalidades e fale com nossos consultores para tirar dúvidas.

SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
SISTEMA PARA RESTAURANTE DELIVERY!
Sistema integrado aos principais apps de delivery do mercado, com funcionalidades que vão otimizar a gestão e o atendimento do seu negócio.
QUERO CONHECER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Sistema para delivery