Saiba como contratar equipe para restaurante e gerenciar seu negócio

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Contratar equipe para restaurante: por onde começar?

Na hora de contratar equipe para restaurante, geralmente se começa pelos colaboradores mais importantes para seu empreendimento: quem faz a comida e quem garante o bom serviço dos seus clientes.

Neste artigo, compreenda como encontrar bons garçons e chefs, garantindo a produtividade do seu negócio, uma boa gestão de restaurante e a satisfação do consumidor.

Mas, antes disso, que tal baixar um e-book grátis com dicas sobre "Como tornar seu restaurante mais eficiente". Aperte no banner abaixo!

O garçom é o profissional que é a cara do seu restaurante

Por isso, para contratar um bom garçom é necessário estar atento a algumas características para não errar no momento da contratação.

Garçom de bares e restaurantes

Mesmo em dias como hoje, em que o desemprego bate recordes, a taxa de rotatividade para profissionais no setor de alimentação é muito grande.

Cada vez menos as pessoas querem trabalhar a noite e em finais de semana. Logo, ao realizar um processo de seleção é importante que o faça com tranquilidade.

6 dicas para contratar um bom garçom

Quando o assunto é contratar garçom, veja algumas características que você deve considerar nos candidatos ou candidatas.

6. Simpatia

Procure uma pessoa que quando se apresente tenha um sorriso no rosto cativante. É imprescindível que um garçom seja carismático e faça o cliente se sentir à vontade, tirando dúvidas ou fazendo observações.

5. Educação

Pode parecer básico e simples, principalmente quando se tem a premissa de que educação é preciso pra tudo na vida. Um garçom cordial e educado faz toda diferença.

Palavras simples, como “Por favor”, “Obrigado”, “Com a sua licença” são importante no atendimento de bom garçom.

4. Paciência

No momento da entrevista, procure observar se o candidato é uma pessoa paciente ou demonstra ansiedade.

Sabemos que em muitos casos os clientes fazem diversas perguntas, estão com crianças, ou não têm pressa alguma para fazer o pedido.

Por isso, o garçom precisa demonstrar paciência e tranquilidade no atendimento, e não permitir que essas situações atrapalhem o seu trabalho.

3. Flexibilidade

Para cada tipo de restaurante, bar, café, pizzaria ou outro estabelecimento o nível de flexibilidade na cozinha ou atendimento pode variar.

No entanto, é importante que o garçom seja flexível em situações não saiba tirar alguma dúvida do cliente ou ainda enfrente uma situação mais delicada com os clientes.

Então, faça perguntas sobre como ele agiria em determinados momentos e como seria o jogo de cintura em cada caso.

2. Agilidade

Agilidade não quer dizer que o garçom precisa ser uma pessoa ansiosa ou que esteja sempre correndo, mas que faça suas tarefas com energia e dedicação.

No entanto, geralmente as pessoas que se consideram ágeis acabam pecando em pontos cruciais para um bom atendimentoDessa maneira, o principal ponto é a falta de paciência, já que tendem a fazer tudo de forma mais rápida.

1. Concentração

Atenção e concentração é outro fator relevante a ser considerado para contratar um bom garçom.

A correria de um restaurante movimentado pode dar margem para erros caso o garçom não esteja atento ao que está fazendo.

Devido a escassez de mão de obra nessa área, a maioria dos restaurantes acaba por contratar as pessoas que se disponibilizam a trabalhar nos horários solicitados.

A busca por uma pessoa com as qualidades e características acima sempre devem ser referência para contratar um bom garçom.

Lembre-se: tão importante quanto a contratação é o treinamento que será realizado com os novos colaboradoresPor isso, ofereça a eles metas e incentivos para que possam cumpri-las.

Assim, você mantém uma equipe engajada em um restaurante, evitando que você tenha que perder tempo e dinheiro com novas contratações.

Como contratar um chef de cozinha?

Escolher o chef de cozinha do seu restaurante é um processo crucial para o sucesso do seu negócio. O sabor e o visual dos pratos são primordiais para que um cliente retorne ou não ao restaurante.

A escolha do chef de cozinha é importante pois o visual dos pratos podem influenciar o crescimento do empreendimento. Sem contar que é importante que a pessoa a frente do motor do seu restaurante entenda dos processos de preparo.

Ao escolher quem vai ficar a frente da cozinha, é importante que mesmo rígida, a pessoa saiba trabalhar uma equipe engajada.

Além disso, saber trabalhar em equipe é uma característica imprescindível! O ambiente de trabalho não precisa ser hostil.

Invista em um Sistema de Gestão para Restaurante

Ter um Sistema para Restaurante permite que você mantenha o controle dos seus produtos e da produtividade da sua equipe. Além disso, evita perdas financeiras e acelera seu crescimento.

O melhor Sistema para Restaurante é, sem dúvidas, o Sistema Saipos. Veja algumas vantagens:

  • Relatórios financeiros completos;
  • Atendimento de balcão, mesa, ficha e delivery;
  • Sistema PDV;
  • Monitor KDS;
  • Controle de fluxo de caixa e estoque;
  • Dashboard de franquias;
  • Site Delivery exclusivo;
  • Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico;
  • E muito mais!

Peça sua demonstração gratuita apertando no banner abaixo!