Qualidades de um restaurante: saiba quais são

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Saiba quais são as qualidades de um restaurante

Para montar um negócio gastronômico, as qualidades de um restaurante vão além das aparências. O funcionamento, higienização e origem dos ingredientes irão contabilizar pontos a favor dele.

Pense em um ambiente aconchegante, mas lembre-se também de ter uma boa equipe, uma comida saborosa, um atendimento de primeira e uma boa gestão de restaurante.

Sabemos que quem tem um restaurante quer sempre ser melhor e evoluir, por isso, a Saipos preparou este texto para te ajudar a aumentar a qualidade do seu estabelecimento. Confira!

1. Limpeza

A aparência é a primeira coisa que o cliente vai olhar no seu estabelecimento, então é sim uma das qualidade de um restaurante.

Garanta que seu ambiente esteja limpo e organizado para receber o público. A falta de higiene é uma das insatisfações dos clientes. Não dê bobeira!

Ofereça uma boa experiência para a sua cliente a partir da limpeza.

Ninguém gosta de ir comer em um local sujo ou desorganizado, principalmente se você ainda está aprendendo a abrir um restaurante

Leve esta como uma das qualidade de um restaurante e assim conquiste um número maior de clientes.  

2. Uma cozinha aberta

Comer em um restaurante tem se tornado uma experiência para muita gente e uma cozinha aberta irá proporcionar isso muito bem.

Você não é obrigado a abrir a sua cozinha, mas, quem está começando agora ou quer inovar, essa é uma boa dica.

Ambientes assim irão agregar muito valor ao seu restaurante, pois é uma forma de interagir com o cliente e de mostrar como tudo é preparado.

É muito mais interessante quando o seu público tem um forma de interação com a comida.

Isso cria familiaridade e também é um tipo de distração. Leve isso como uma das qualidades de um restaurante e teste no seu, principalmente se tiver um conceito que lembre um restaurante e lanchonete.

3. A louça

A próxima dica para restaurantes é importante para medir a qualidade dele, então, não esqueça da louça.

Pode parecer até besteira para algumas pessoas, mas a louça vai contar sim como uma das qualidade de um restaurante.

Louça lavada representa organização, e clientes gostam de utensílios bem cuidados e limpos, ainda mais em uma era onde tudo vira postagem de redes sociais.

Procure usar um conjunto de louças que combinem com a sua cozinha e com o seu estabelecimento.

De acordo com a um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, as cores e o material das louças e dos talheres podem influenciar no sabor e aroma da comida.

Procure por equipamentos de qualidade e que consigam dar ao cliente uma boa experiência.  

4. Atendimento personalizado

Disponha de um atendimento personalizado para o seu cliente. Faça com que ele se sinta especial e não só mais um.

Com certeza esta é uma das qualidades de um restaurante que você mais deve levar em consideração.

Garçons atenciosos e uma cozinha eficiente irão sempre se destacar em qualquer estabelecimento. Além disso, oferecer propostas diferentes como por exemplo, um restaurante natural, demonstra a importância pelo estilo de vida dessas pessoas.

Trabalhe bem isso e no final do mês seu caixa estará mais cheio do que de costume. Acredite! 

5. Fornecedores

Você já deve saber que a  qualidade dos seus ingredientes podem influenciar o sabor dos seus pratos. Mas talvez você não saiba que este é um dos fatores de qualidade de um restaurantes.

Ofereça o melhor ao seu público, afinal de contas, sem ele o seu negócio não consegue se desenvolver. Escolha bons fornecedores, que trabalhem com produtos de boa qualidade.

A preocupação com os alimentos servidos deve começar logo na hora da compra, por isso, tente encontrar os melhores fornecedores focados naquilo que é principal para  o seu negócio.

Se você pretende abrir um restaurante de comida fitness, por exemplo, priorize a qualidade dos seus legumes, verduras e frutas. Já para um restaurante japonês, é necessário ter os melhores peixes.

Nunca trabalhe com ingredientes que estejam com algum tipo de problema, o risco de haver complicações e desagrados são enormes. Previna situações como esta.

Fique atento com os seus fornecedores, verifique se eles estão acondicionando corretamente os produtos e se tudo está no prazo de validade.

6. Cuidado no armazenamento

O modo como os alimentos são armazenados pode e vai  influenciar muito o sabor da sua comida. Procure ter cuidado com o seu estoque e armazene tudo da melhor maneira possível, ainda mais se trabalhar com ingredientes sensíveis.

Se você quer abrir um restaurante de frutos do mar, armazenar bem os produtos é crucial. Não misture nada, faça uma pequena separação para cada tipo de alimento.

O cuidado com o armazenamento é sim uma das qualidades de um restaurante, então não dispense este processo.

Aprimore todos os seus processos, armazene a comida da maneira correta e prepare a sua equipe para executar um atendimento personalizado para ter um restaurante de qualidade.

7. Variedade e inovação

Uma das qualidades de um restaurante que é indispensável, é a habilidade de inovar. Inovação é necessária em todas as etapas de processo de um estabelecimento. Mas aqui, falaremos sobre os pratos em si.

Se o seu negócio for um restaurante de peixes, restaurante de espetinhos, italiano ou até fitness, você precisará ter um cardápio variado.

Isso não quer dizer que seja preciso lotar o menu com pratos completamente diferentes, e sim que você deve ter opções que agradem públicos distintos.

Além disso, inovação representa também ter entre os seus pratos, ao menos um que não se possa encontrar em outro lugar, apenas ali. É como uma receita exclusiva do seu restaurante.

8. Custo-benefício

Sabemos que cada tipo de restaurante tem uma facha de preço diferente. Enquanto um bar e restaurante pode ser mais acessível, um bistrô ou à la carte pode pesar mais no bolso do cliente.

De certa forma, essa característica dos preços costuma ser compatível com o público alvo. No entanto, tente sempre provar com o sabor, aparência e quantidade do prato que o valor cobrado é justo.

Não fique muito abaixo nem muito acima do preço dos concorrentes, é importante estar em uma linha parecida.