Abrir uma hamburgueria

Siga essas 8 dicas para iniciar seu negócio!
Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

8 dicas para abrir uma hamburgueria

Se você está pensando em montar um empreendimento no setor de alimentação, veja essas dicas para abrir uma hamburgueria!

Esse modelo de negócio tem conquistado um grande público, pois possui variedade de sabores que atendem diferentes gostos. Não importa se o cliente é vegetariano ou vegano, você pode agradar esse público com hambúrgueres de qualidade e que valem por uma refeição.

Sabendo o quanto as pessoas têm dúvida sobre como montar esse empreendimento, preparamos 8 dicas para abrir uma hamburgueria que vão ajudar a ter sucesso no seu negócio. Confira!

1. Bons fornecedores

As hamburguerias que levam a sério o processo de preparo dos seus produtos, prezam muito pela excelência dos ingredientes, ainda mais se for um ambiente de hambúrguer artesanal.

Carnes de qualidade

A matéria prima do hambúrguer é a carne, e como você sabe, esse alimento é altamente perecível. Por isso, é extremamente importante que o fornecedor seja muito confiável. 

Uma boa dica é conversar com outros donos de restaurante e ouvir as sugestões e experiências com relação a isso.

Mas no geral, podemos dizer que é preciso muita pesquisa e ficar de olhos bem abertos para garantir que o fornecedor vende carnes frescas e legalizadas.

Alimentos orgânicos são diferencial 

Se você quer se destacar na produção de hambúrgueres, uma das dicas para abrir uma hamburgueria é utilizar em pelo menos alguns dos tipos, alimentos orgânicos.

Quando o produto é preparado para pessoas com dieta vegana, fica ainda mais coerente utilizar ingredientes o mais natural possível.

Uma ideia é aproveitar a produção dos agricultores familiares, que estão presentes em muitas cidades. Assim, além de ajudá-los, pode-se garantir a procedência dos ingredientes e ainda usar isso como diferencial para a sua hamburgueria!

2. Cardápio para todos os públicos

Se quer realmente fazer sucesso nesse setor, mais uma das dicas para abrir uma hamburgueria é agradar a todas as categorias.

Você pode focar em apenas um tipo de cardápio, mas o melhor é que tenha ao menos dois sabores para pessoas que tenham uma alimentação diferenciada.

Hambúrguer vegano

Acredite, é possível fazer um hambúrguer vegano tão saboroso quanto um tradicional.

Existem diversas maneiras de substituir a carne, e pode acreditar, até mesmo pessoas que não são veganas vão querer provar seu lanche.

Veja abaixo algumas variações de hambúrguer vegano!

  • Hambúrguer de feijão;
  • Hambúrguer de lentilha;
  • Hambúrguer de carne de soja;
  • Hambúrguer de cereais;
  • Hambúrguer de vegetais;
  • Hambúrguer de cogumelo;
  • Hambúrguer de grão de bico;
  • Hambúrguer de brócolis;
  • Hambúrguer de ervilha com cenoura.

Hambúrguer fitness

O hambúrguer fit é uma opção para que os seus clientes focados na dieta não se sintam culpados na hora de comer, e consequentemente, consumam mais (lucro).

Mas como preparar hambúrgueres fit? Bom, é possível utilizar os ingredientes citados para as opções veganas, ou carnes mais magras.

Além disso, cortar o glúten e a lactose favorece muito a escolha desse público. Não esqueça de preparar um cardápio fitness rico em vegetais, azeites e sementes.

Ainda, é possível deixar uma receita em aberto, para que o cliente monte com os ingredientes que preferir.

3. Blend de qualidade

Em uma receita tradicional, o astro é a carne, é ela que forma o verdadeiro hambúrguer, por isso, é extremamente necessário saber montar um blend corretamente.

Mas afinal, o que é um blend? O blend é uma mistura de mais de um tipo de proteína animal junto com a gordura.

Muitas vezes, apenas um determinado corte pode deixar o hambúrguer sem gosto e muito duro. A gordura é extremamente necessária para que a peça fique macia e suculenta. E a mistura de diferentes partes, deixa o gosto diferenciado, muito mais saboroso.

Na hora de comprar a carne, não pense que precisa desembolsar fortunas com partes mais nobres. Na verdade, isso não interfere no sabor, e não é por isso que ele será mais gostoso.

Inclusive, a maioria dos locais costumam adquirir o alimento de segunda, que geralmente é mais firme e com sabor mais intenso. Na hora de moer o produto, o fato de ser mais dura será relevante.

4. Ambiente estiloso

Atualmente, inúmeros negócios do setor de alimentação vem investindo em temáticas diferentes para os seus estabelecimentos e esta uma das dicas para abrir uma hamburgueria.

Isso porque a concorrência vai crescendo, e apenas uma comida de qualidade não é suficiente atingir a preferência dos clientes.

Portanto, principalmente neste nicho, é muito importante dar uma atenção a mais para a sua estrutura física e decoração de hamburgueria.

Invista em um ambiente alegre, extrovertido, com cores que combinem com a sua proposta.

Por exemplo, se a sua hamburgueria for mais natural, vegana ou vegetariana, apostar em tons de verde e inserir plantas no local funciona muito bem.

Mas, se quiser um espaço gourmet ou mais artesanal, peças em madeira e tons de marrom e verde musgo também se encaixam perfeitamente.

Inove no seu espaço!

É sempre bom inovar, oferecendo além de comida! Para isso, você pode soltar a criatividade e pensar em maneiras de se diferenciar dos outros empreendimentos desse setor.

Karaoke, música ao vivo, jogos, tudo isso conta muito para o sucesso do seu negócio e para atrair pessoas para o que você tem de novo no seu empreendimento.

Decorações criativas baseadas em séries, filmes, tudo isso já existem, mas demonstra como as opções podem ser bem exploradas quando se diz respeito a estilo no ambiente.

5. Delivery de hambúrguer

Pode-se dizer que ter um delivery no seu negócio não se trata mais de inovação, e sim, de obrigação.

Você precisa estar onde os potenciais clientes estão, e pode ter certeza, eles sempre estarão no meio virtual.

Mas, para ter delivery de hambúrguer, é fundamental entender que a demanda irá aumentar.

Nesse caso, não será possível atender apenas os pedidos do salão, mas sim, atendê-los na mesma estimativa de tempo e ainda liberar pedidos para entrega sem atrasos.

Inclusive, muitos optam por iniciar apenas como delivery. Enquanto isso, juntam o valor necessário para abrir um espaço físico. Assim, já se acumula clientela e se adquire experiência, o que facilitará muito todo o processo depois de abrir as portas.

No entanto, para que tudo isso dê certo, além de uma equipe eficaz e maior, você precisará, sem dúvidas, de um sistema para delivery.

Saipos - Sistema para delivery

O sistema da Saipos consegue suprir perfeitamente essa necessidade. Com ele você pode estar dentro das principais plataformas de delivery de comida. Ele é capaz de reunir todas as solicitações feitas através dos apps em uma única tela.

Assim, você não corre risco de pular pedidos, atrasando a entrega e, consequentemente, perdendo clientes.

6. Equipe

Se você já tem experiência com carne, já é meio caminho andado para que o seu negócio dê certo.

Dá para montar uma equipe com pessoas sem conhecimento sobre esse tipo de comida, mas, recomendamos que ao menos uma pessoa na cozinha tenha experiência.

Assim, ele pode servir como chefe de cozinha, guiando os outros funcionários

Mas, não se esqueça que sua equipe é peça chave para que os seus clientes saiam felizes do seu estabelecimento.

Por isso, faça com que eles se sintam importante para  o sucesso da hamburgueria. Assim, certamente terá funcionários mais felizes e dedicados.

Mas para isso, eles também precisam ter um ambiente adequado para trabalhar, onde se sintam bem, pagos com salário emocional, além do dinheiro.

7. Atendimento excelente

Ninguém volta a um local onde não é bem atendido, por isso, o melhor investimento a ser feito é o que o dinheiro não paga.

Dar atenção aos seus clientes traz um gasto com tempo, mas compensa quando o cliente percebe que o seu atendimento de hamburgueria é diferenciado.

Portanto, faça o possível para circular pela hamburgueria e observar se alguém está esperando o pedido há muito tempo.

Também é fundamental pedir feedbacks sobre o que acharam da sua comida, gentileza sempre está na moda e é cada vez mais rara, por isso, esforce-se para agradar o consumidor.

8. Promoções e brindes

Faça promoções para hamburgueria! Essa é uma forma assertiva de conquistar novos clientes. A nossa sugestão é que você pense em combos, desse modo, o cliente acaba comprando mais.

Ter um tipo de hambúrguer em promoção a cada dia da semana também é uma das dicas para abrir um restaurante que fazem a diferença no seu negócio.

Funciona como o prato do dia, nos restaurantes, e é uma tática eficaz quando se quer escoar alguns ingredientes parados no estoque (desde que estejam na validade, claro).

Brindes, combos e descontos também são bem-vindos e são dicas para abrir uma hamburgueria que farão diferença no seu negócio, ilustrando o seu cuidado com o cliente, ou seja, muito mais pontos a seu favor!

Dica extra: tenha um Sistema para Hamburgueria

Para acelerar a gestão do seu empreendimento, garantir o melhor controle e mais lucros, é necessário que você tenha um Sistema para Hamburgueria. 

A sua melhor opção é o Sistema Saipos! Veja abaixo algumas vantagens:

  • Sistema PDV;
  • Monitor KDS;
  • Controle financeiro, de produção e de estoque;
  • Integração com aplicativos de delivery, como iFood, Uber Eats e Rappi;
  • Otimização de tempo;
  • Ficha técnica;
  • Gestão de pedidos e de entregas;
  • Atendimento de mesa, ficha, balcão e delivery;
  • E muito mais!

Aperte no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita do sistema que vai revolucionar sua hamburgueria.