5 dicas para fazer plano de negócios para hamburgueria

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Plano de negócios para hamburgueria: crie o seu agora!

Começou um novo empreendimento na gastronomia e está enfrentando dificuldades? Saiba que um plano de negócios para hamburgueria pode ser a solução mais indicada para você.

Isso porque os planos são fundamentais para guiar quais são as metas, planejamentos e decisões que você, empreendedor, necessita fazer. 

Abrir uma hamburgueria, com certeza, não é uma tarefa fácil. Necessita de muita dedicação, tempo e foco para que o estabelecimento comece a dar os primeiros passos.

Além disso, o mercado de hamburguerias está em crescente expansão. A cada dia que passa novos restaurantes são abertos e, cada um, tenta trazer inovações para a área.

Por isso, é necessário que o seu plano de negócios para hamburgueria seja efetivo e ajude sua empresa a ser referência na área. 

E para ajudar você a se destacar no mercado, a gente preparou este artigo com 5 dicas essenciais que vão te ensinar direitinho como ter um plano de negócios com excelência!

[Antes disso, o que você acha de já fazer o download GRÁTIS do e-book de 5 dicas para divulgar seu restaurante e aumentar suas vendas É só clicar no banner aqui abaixo.]

1. O que é preciso para fazer um plano de negócios para hamburgueria

A primeira etapa a ser feita para ter um bom plano de negócios para hamburgueria é ter um sumário executivo. 

O sumário executivo é um breve resumo do que estará descrito no documento, enfatizando as vantagens e o potencial no negócio

O segundo passo é ter um objetivo claro. Identificar quais são as metas que você deseja atingir com sua hamburgueria e entender como dá para chegar lá. 

Para isso, será necessário elencar algumas informações internas importantes, como:

  • Aporte financeiro disponível
  • Capital de giro;
  • Qualidade do produto;
  • Área de atendimento.

Com estas informações em mente, você poderá passar para a próxima etapa: a análise swot.

2. Análise Swot: o que é, qual sua importância e como fazer?

A Análise Swot é uma das principais ferramentas utilizadas para o planejamento estratégico de empresas ou projetos. 

A principal função é identificar as forças, fraquezas e potenciais da sua empresa. A própria sigla, derivada do Inglês, já traz as informações:

S: Strengths (Forças);
W:Weaknesses (Fraquezas);
O: Opportunities (Oportunidades);
T: Threats (Ameaças).  

Ao elencar os elementos oferecidos pela Análise Swot, seu plano de negócios para hamburgueria terá informações mais detalhadas e assertivas de como crescer.

Para fazer a análise, você precisará desenhar 4 quadrantes em uma folha, separando cada um com as características que citamos acima.

A partir disso, escreva nos quadrantes suas percepções sobre todos os atributos. O exercício deve ser preenchido por todos os membros da gerência da hamburgueria. 

Depois de todos os passos serem seguidos, é hora de se debruçar e criar estratégias para para efetivar o que já é bom e melhorar o que é deficitário. 

Uma dica importante é fazer a Análise Swot com duas percepções diferentes. Experimente preencher as lacunas com a visão interna (como chefe) e externa (como cliente).

Assim, será possível ter uma visão ampla e afastada na hora de traçar as metas do plano de negócio para sua hamburgueria.

3. Análise de mercado de hamburgueria

A análise de mercado é um outro elemento extremamente essencial para a eficiência do seu plano de negócios para hamburgueria. 

Afinal, é olhando para os concorrentes que você conseguirá saber o que vem dando certo e o que pode ser feito de diferente. 

Todo o ambiente gastronômico, em si, tem crescido durante os últimos anos. As hamburguerias, principalmente. 

Cada uma tenta trazer diferentes características e atender a demanda de determinados públicos. Por isso, fazer o mesmo sempre - não dá certo. 

Algumas empresas são especializadas em fazer a análise do mercado para novos negócios. Portanto, não hesite em contratá-las em caso de dificuldades.

4. Estudo de mercado de hamburgueria

Os estudos de mercado também auxiliam a entender qual é a situação atual do mercado do negócio que você está abrindo, respondendo perguntas como:

  • É uma boa oportunidade para investir?
  • Qual tipo de hambúrguer os clientes mais estão dispostos a comprar?
  • Qual é o ticket médio praticado pelos empresários?
  • Quem são os melhores fornecedores dos alimentos?

Além destas questões, é imprescindível que você descubra quem é o seu público alvo!

  • São jovens?
  • Qual é a classe social?
  • Quais são as preferências de estilo? 
  • Em qual região está concentrado maior número de clientes?

Ao conhecer estes detalhes, você pode, por exemplo, investir diferentes formas de vender o seu hambúrguer.

Dá para caprichar em uma embalagem diferente ou, então, oferecer alguns sabores e descontos exclusivos para as vendas por delivery

Não esqueça de colocar todas estas informações no seu plano de negócios para hamburgueria!

[Aproveite e baixe grátis nossa "planilha de Custos de Pratos" e aprenda como ampliar sua margem de lucro, economizando recursos. É só clicar no banner abaixo!

5. Como estruturar seu plano de negócio

Depois de entender quais são as principais características e diferenciais do plano de negócios para hamburgueria, é hora de colocá-lo na prática.

Por isso, a nossa principal dica para estruturar as ações é colocar tudo no papel! 

Visualize e mentalize as mudanças necessárias e aos poucos, vá se adaptando às novas concepções de negócio que você precisa ter. 

E lembre-se! É sempre muito importante encarar os resultados como uma oportunidade, independentemente de estarem ou não alinhados com as suas expectativas.

Mas, se você deseja atingir ótimos resultados em um curto espaço de tempo, o seu plano de negócios deve contemplar a contratação de um Sistema para Hambúrguerias!

E a nossa dica é você investir no Sistema Saipos!

Seja mais um parceiro do Sistema Saipos!

É porque com o Sistema Saipos você consegue ter diversas vantagens para melhorar a rotina da sua hamburgueria, principalmente na automatização de todos os processos com: 

  • Planilhas de fluxo de caixa;
  • Acompanhamento financeiro;
  • Controle minucioso de estoque;
  • Gestão de garçons;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Otimização da gestão de redução de custos;
  • Site próprio para delivery;

O Sistema Saipos facilita sua vida, levando eficiência e otimização de tempo e recursos para dentro da sua cozinha!

Muito interessante e prático, não é? Então, não perca mais tempo e agende agora mesmo uma demonstração grátis com nossos consultores.

Aperte agora mesmo no banner abaixo para saber mais funcionalidades do Sistema para Hamburgueria da Saipos!