Alimentação mais saudável é a tendência para 2023

Alimentos sustentáveis, simples e mais nutricionais são a principal escolha deste ano

O relatório anual “Taste and Nutrition Charts” da fabricante de ingredientes e aromas, Kerry, mostra que sustentabilidade, simplicidade e nutrição são tendências para 2023. Os dados apontam uma inovação no mercado alimentício para os próximos anos.

Mesmo que o sabor continue sendo o principal fator para os consumidores, os nutrientes também terão uma importância na escolha.

O relatório também nota um crescimento em investir em sabores mais diversificados porém simples, que remetem a uma história.

Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry, relata que para 2023, apostar em sabores mais nostálgicos e saudáveis é o caminho certo.

“Os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história, especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor.”, analisa Soumya Nair 

“Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturar sabores conhecidos com sabores novos e emergentes.”

Principais sabores no Brasil

As tendências nas terras nacionais também embarcam em inovação e nostalgia. Para 2023, Kerry listou na categoria doces, por exemplo, hibisco, cupuaçu, mirtilo e melancia. Sabores inusitados também entram na lista como caipirinha e cheesecake.

Confira outras categorias listadas:

    • Snacks: camarão, pesto, pepperoni,queijo, churrasco, salsa e cebola. O foco é o público jovem que busca gostos familiares e inovadores.
    • Temperos: requeijão, curry, sálvia. Além dos tradicionais alho,tomate e pimenta. Cream cheese, alho-poró e amêndoa ganham espaço também.
    • Bebidas quentes e frias: groselha, pink lemonade e camomila para líquidos refrescantes. Já a bebida quente, os tradicionais: morango, chocolate e baunilha. Caramelo, cereja e damasco também entram no jogo.

Fernanda Fontolan,  gerente de Marketing de Sabor da Kerry para a América Latina, comenta mais sobre a pesquisa a respeito de aromas e sabores, em relação a bebidas nacionais.

“Observamos uma tendência crescente nas notas botânicas presentes em bebidas quentes, refrescantes e alcoólicas. O consumidor está viajando pelo mundo pelo sabor e esperamos que esse interesse e desejo de autenticidade continue.”, observa Fontolan.

Ou seja, para acompanhar o mercado em 2023, é necessário inovar nos sabores buscando misturar o inusitado com o familiar.

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Assine a Saipos News!