Busca por alimentação saudável gera oportunidade de crescimento no mercado de franquias

Consumo de 31,2% da população é regido pela preferência por alimentos 100% naturais

Alimentação saudável aquece o mercado de franquias

Os hábitos de consumo dos brasileiros em relação à comida mudaram. Hoje, não basta que a refeição seja apenas saborosa, os consumidores buscam características que vão além do paladar: 31,2% da população tem preferência por alimentos que são 100% naturais, segundo levantamento da Euromonitor.

Cada vez mais preocupados com a saúde, esses consumidores têm impulsionado o mercado de alimentação saudável, tendência no país e no mundo. Dados da mesma pesquisa revelam que, somente no Brasil, a venda de alimentos naturais e orgânicos já movimenta cerca de 15 bilhões de reais por ano.

Em adição, a Associação Brasileira de Franchising aponta uma alta de 3% no número de unidades no ano de 2024, bem como um aumento de 15,6% no faturamento comparado ao ano anterior. Essa evolução anima e atrai possíveis empreendedores para o setor.

Assim, junto ao interesse crescente do público por esses alimentos, surgem empresas como o Brasileirinho Delivery, rede de franquias especializada em comida popular brasileira, que desenvolveu a linha + Saudável, voltada especialmente para esse público.

Apesar da procura por comida rápida e prática ser grande, isso não significa que as pessoas querem comer qualquer coisa, sobretudo alimentos ultraprocessados.

Segmento de franquias em alta

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de alimentação chegou a 48,167 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2025. O número representa um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior e foi impulsionado por fatores como pedidos no delivery e preferência por alimentação fora do lar.

No mercado de franquias, a alimentação tem uma participação crucial: é o terceiro segmento de maior peso do franchising brasileiro, perdendo apenas para o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, bem como Entretenimento e Lazer.

De acordo com a Pesquisa Setorial Franchising Alimentação realizada pela ABF, 51% das franquias de alimentação monitoram tendências relacionadas à saúde e bem-estar, ao passo em que 44% examinam com afinco tendências veganas e vegetarianas.

Além disso, a pesquisa expôs que cerca de 45% das marcas franqueadas no setor de alimentação visam o lançamento de itens com apelo ao cuidado da saúde.

Preferências alimentares dos brasileiros

Diversos padrões de comportamento estão em jogo na alimentação dos brasileiros, como mostra a pesquisa do Brasil Food Trends: na hora de fazer uma refeição, os consumidores prezam por conveniência e praticidade (34%), confiabilidade e qualidade (23%), sensorialidade e prazer (23%); saudabilidade, bem-estar e sustentabilidade (21%).

Estes fatores também se refletem ao comprar alimentos: dados do levantamento realizado pela Euromonitor indicaram que a redução/ausência de açúcares e gordura adicionados é relevante para 38,9% e 32,7% dos consumidores, respectivamente.

Além disso, clientes que buscam uma alimentação saudável tendem a preferir empresas que corroboram com esse padrão de consumo, comercializando produtos e alimentos de origem natural e de qualidade. O Research Consultant da Euromonitor International, Rodrigo Mattos, explica o fenômeno em entrevista à CNN:

"Já faz aproximadamente 10 anos que vemos uma propensão maior da população a se interessar pelo tema alimentação saudável. A pandemia foi um divisor de águas e trouxe à tona a saúde como grande centro de pauta […] grandes empresas começaram a melhorar seus portfólios e oferecer produtos cada vez mais com essas características".

Sobre o Brasileirinho Delivery

Criado em 2013, o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida típica brasileira no box. A marca conta com mais de 100 unidades e caiu no gosto do brasileiro ao proporcionar uma experiência inusitada pela forma de apresentação do alimento.

Agregado a isso, está o delicioso e surpreendente sabor que é enaltecido pela utilização de produtos frescos e de qualidade. Para quem opta por uma alimentação mais saudável, a franquia inseriu no cardápio três opções de box: Biofit, Fitness e Salada Brasileirinho.

Os ingredientes utilizados no Brasileirinho são frescos (no caso de legumes e verduras, por exemplo) e a rede conta com o suporte de uma nutricionista desde a elaboração nutricional do box, até sua montagem.

Além disso, a rede preza pelo não-desperdício: a produção é feita exatamente de acordo com a quantidade que cabe na caixinha e nada é jogado fora.