TEF: conheça o sistema que pode ajudar resolver seus problemas

Você sabe o que é a TEF? A Transferência Eletrônica de Fundos é o que vem ajudando donos de bares e restaurantes a não perder dinheiro. Esse sistema pode colocar um fim em erros operacionais cometidos na hora do pagamento.

Escolher a bandeira errada na hora de fechar a venda, taxas altas em relação às máquinas de cartão e entre outros erros que acabam causando um prejuízo significativo no seu negócio são problemas que a TEF resolve.  

Isso porque, com a implantação do sistema TEF nos bares e restaurantes, não só facilita as transações financeiras, como também garante segurança, qualidade e otimiza o tempo da compra. Já que integra várias formas de pagamento eletrônico em um mesmo aparelho.

O mercado de alimentação fora do lar vem sofrendo para estabilizar no período pós-pandêmico. 

Uma ferramenta capaz de reduzir os erros e fraudes pode ser o que restaurantes precisam para evitar cair no vermelho. 

Em uma pesquisa realizada pela Associação de Bares e Restaurantes do Brasil (Abrasel), no começo do ano, mostrou que o setor da alimentação enfrenta  problemas para se recuperar.

De acordo com os dados, a taxa de inadimplência ficou acima da média do programa no início do ano. No geral, as prestações estão de 30% a 40% mais caras do que quando foram contratadas

Dessa forma, adaptar esse sistema em seu estabelecimento é um jeito de controlar as finanças e a contabilidade de seu negócio!

Você pode otimizar registros no sistema e conferências, por exemplo. Com esse monitoramento de vendas, as chances de erros prejudiciais em seu restaurante é quase nula.

Por isso, trouxemos algumas perguntas e respostas para ajudar você a entender o sistema TEF como funciona:

  • Como funciona o sistema TEF?;
  • Emissão de NFC-e com a TEF;
  • O uso da TEF é obrigatório em algumas regiões;
  • Quais as vantagens e as desvantagens do sistema TEF?;
  • Integração TEF na Saipos;
  • Sistema Saipos.
sistema TEF

Como funciona o sistema TEF?

A transição eletrônica de fundos, ou sistema TEF,  funciona de maneira simples. Primeiro, o empreendedor instala o software no computador e conecta ele ao PinPad, a maquininha de cartão especial.

Ao realizar transações por ela, os dados ficam registrados automaticamente no software que registra as vendas (o PDV).

Assim, os registros passam pela central, permitindo que o pagamento seja autorizado e as informações sejam conciliadas com o sistema de vendas da empresa.

A grande diferença das maquininhas comuns, é que o PinPad aceita diferentes tipos de bandeiras (Débito, Crédito, Voucher e até PIX), o que flexibiliza a forma de pagamento para o cliente e garante menos taxas para o dono do negócio.

Ou seja, para implantar no restaurante é preciso de:

  • Software de TEF: pode ser instalado no computador, notebook ou celular. Serve para armazenar os dados da compra e monitorar pagamentos.
  • PinPad: máquina que faz a leitura do cartão e se conecta ao software. As informações são transmitidas automaticamente para o computador.

Tipos de TEF

Agora que você sabe o que é sistema TEF, saiba qual se encaixa no seu restaurante!

Para diferentes tipos de estabelecimentos, existem também diferentes tipos de TEF. Cada uma com características próprias para atender todos tipos negócios, confira:

1. TEF discada

A comunicação entre a maquininha e a operadora do cartão é feita através de uma linha telefônica. A cada transação realizada, é feita uma ligação discada. Assim que aprovada a compra a ligação termina. É indicada para pequenos negócios, com baixas vendas, já que a comunicação é mais lenta.

2. TEF dedicado

As conexões são feitas por linhas VPN, redes virtuais privadas. A comunicação é feita por uma linha especial e própria da operadora, ligada por 24h. As transações são rápidas, por isso é indicada para empresas com alto fluxo de vendas. É um sistema TEF rede.

3. TEF IP

A comunicação também é feita por VPN, porém passam pelo protocolo IP. Ou seja, todas as informações financeiras são transmitidas pela internet, tornando a autorização mais rápida e eficaz. Também é indicado para grandes empresas.

Emissão de NFC-e com a TEF

Uma das dúvidas frequentes de empreendedores em relação a TEF, é como integrar o sistema emissor da Nota Fiscal do Consumidor ao sistema. E essa operação pode ser complexa, se não ficar atento.

Ao iniciar uma venda  e ocorrer a autorização do pagamento pelo sistema TEF, o número do comprovante retorna. 

Dessa forma, o número do pagamento é inserido no XML da NFC-e, que é enviado à Sefaz. Depois, a Sefaz autoriza a venda e a NFC-e é impressa.

Antes disso, é preciso ficar atento às leis do estado em que seu negócio está inserido. Cada um possui suas particularidades em relação a NFC-e.

sistema TEF

Quais as vantagens e as desvantagens do sistema TEF?

Afinal, implantar o sistema TEF é a escolha certa? A tecnologia de transferência eletrônica de fundos pode ser muito vantajosa para seu restaurante, já que vai ajudar na com suas finanças e controle de pagamento.

A TEF ajuda a evitar fraudes e erros em pagamentos via cartão de crédito. Como a transação aceita qualquer tipo de bandeira e os dados da compra são gerados automaticamente, a chance de errar é quase nula.

Algumas maquininhas não possuem taxas extras, desde que o montante de vendas seja superior a um valor pré-determinado. 

Além disso, garante um controle financeiro maior. Com a TEF fica mais simples controlar vendas, compras, saídas e entradas.

Também otimiza suas vendas. Com a rapidez e agilidade de fazer pagamentos, diminui filas e aumenta qualidade de atendimento. 

Além de ajudar na produtividade dos funcionários, já que o pagamento é automático. Mas como qualquer sistema, também possui suas desvantagens. 

A TEF depende de um sistema de gestão financeira para funcionar, ou seja, ligado à internet. Se o provedor cair, não como realizar a venda.

A transferência eletrônica de fundos também é um serviço fixo. Não é possível operar em serviços de delivery ou  mesmo indo até o cliente na loja. TEF é uma operação de caixas, não aquela que o garçom vai até o cliente (esse é o PÓS ou POO). 

Integração TEF na Saipos

A Saipos já está com o serviço disponível para integrar com a sua loja através do TEF.

Com essa integração, o seu restaurante ficará livre dos erros operacionais nos pagamentos e atenderá às exigências legais da SEFAZ/RS, caso seja a situação do seu restaurante. 

Para usar a TEF, é necessário que você tenha um terminal Pinpad para as transações. Você pode conseguir ele até gratuitamente com sua adquirente. 

Ela entrega o equipamento normalmente em 2 ou 3 dias ou então comprando um terminal na internet não vinculado à adquirente.

Para ativar o produto, será necessário um processo de credenciamento junto com o parceiro (TEF House), no qual dados cadastrais do restaurante serão necessários e também informações das adquirentes utilizadas.

Você vai precisar ter o seguintes dados: 

  • Código do estabelecimento da adquirente (a empresa da sua maquininha);
  • Qual será o adquirente;
  • Número lógico PINPAD (que você consegue com o adquirente);
  • Quais as bandeiras que vão ser aceitas;
  • E-mail válido e telefone.

Sistema Saipos

E para deixar seu negócio organizado e eficiente, por que não investir em um sistema para restaurantes?

Além de facilitar a implantação da TEF, o sistema Saipos também oferece um serviço simples, ágil e inteligente! 

Benefícios como controle de estoque, integração com Apps de delivery e muito mais! Confira as vantagens:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque a partir da ficha técnica;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora simultaneamente;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys.
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Não perca tempo! Invista no sistema para restaurante da Saipos! Clique no banner abaixo e saiba mais!

ASSINE A SAIPOS NEWS