Número do cupom fiscal: 3 formas de achar

Número do cupom fiscal: Saiba as 3 formas de achar

O número do cupom fiscal pode ser localizado na parte superior do documento, bem acima do título “Cupom Fiscal”. Você pode conferir na imagem abaixo:

Contudo, há diferentes tipos de NFCe e o COO (Contador de Ordem de Operação) pode ser encontrado em diferentes pontos do documento.  

Sendo assim, a numeração pode ser alterada conforme a região e o modelo utilizado. Veja tudo sobre o número do cupom fiscal em apenas 6 passos. Confira!

1. Onde achar o número do cupom fiscal (SAT-SP)?

O número do Cupom Fiscal EletrônicoSAT pode ser facilmente identificado como número do Extrato e a numeração do SAT, como está na imagem abaixo:

Para quem não sabe, o Sat fiscal é um equipamento usado para documentar as operações comerciais.

Ele substitui o ECF – Emissor de Cupom Fiscal, gerando e autenticando as Sat CF-e, e enviando via internet, as informações direto para a Secretaria da Fazenda.

Atualmente, o aparelho é utilizado apenas no estado de São Paulo.

2. Onde achar o número do cupom fiscal (COO e ECF-SC)?

Quem deseja saber onde achar o número do cupom fiscal no modelo comum, deve ficar atento a duas nomenclaturas: o COO e o ECF

O COO (Contador de Ordem de Operação)  fica na parte superior do cupom, e o ECF (Emissor de Cupom Fiscal), na parte inferior, como mostra a imagem abaixo: 

No entanto tenha em mente que o ECF é o equipamento de automação comercial, usado  para fazer o controle fiscal das operações de circulação de mercadorias e/ou prestações de serviços.

Portanto, saber onde achar o número do cupom fiscal ainda pode ajudar você a participar de promoções. Não é legal?!

O que é ECF?

O Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é usado para fazer o controle fiscal, referente às operações de circulação de mercadorias.

Além disso, ele é responsável pelas prestações de serviços e ainda possui dois tipos: o ECF-IF Impressora Fiscal (IF) e o ECF-MR Máquina Registradora (MR).

3. Onde achar o número cupom fiscal (NFC-e)?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é o modelo que substitui o cupom fiscal físico.

Portanto, isso quer dizer que, a partir de agora, você pode optar por não receber um papel escrito “Cupom Fiscal” ao realizar compras no mercado, mas sim a NFC-e através do email ou SMS.

Mas respondendo a pergunta, o número do cupom fiscal (NFC-e) está localizado no topo da DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Veja abaixo: 

Onde o NFC-e é usado? 

A NFC-e não é algo tão novo assim, mas está presente em vários estados que já aderiram a este modelo desde 2015. Mas para não ter mais dúvidas, confira abaixo quais são as regiões que operam com este tipo de documento fiscal:

  • Acre  
  • Alagoas 
  • Amapá
  • Amazonas 
  • Bahia
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás 
  • Mato Grosso do Sul
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba 
  • Paraná
  • Pernambuco 
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Roraima

4. Cupom fiscal e certificado A1 e A3

A emissão do cupom acontece a partir de um certificado digital, podendo ser o A1 ou o A3Todavia, ambos são necessários para emitir notas e cupons fiscais eletrônicos e para realizar escriturações fiscais, como o eSocial, por exemplo. 

Mas, é importante ter em mente a diferença entre essas duas ferramentas, já que operam em modelos diferentes. O A1 é um arquivo (geralmente .pfx), que pode ser instalado em vários computadores para validação dos dados e tem validade de 1 ano.

No entanto, o A3 é um cartão com a assinatura digital da empresa e só pode ser acessado no computador através de leitores e pode ter validade de até 3 anos.

Com isso feito, basta enviar toda a documentação para o seu sistema de restaurante, como o da Saipos. Utilizando o sistema Saipos você consegue emitir um cupom fiscal eletrônico de forma simples, ágil e inteligente.

5. Diferença entre cupom fiscal e nota fiscal

Agora que já sabemos onde achar o número da nota fiscal, está na hora de saber qual a diferença do cupom e da nota fiscal.

Portanto, a principal diferença entre estes dois documentos são as informações de cada um.

Assim, na nota fiscal são identificados os dados do consumidor, por isso que algumas lojas conseguem fazer o processo de troca.

Desta forma, com a identificação do cliente da nota fiscal ainda é possível fazer o repasse de pagamento.

Então, já o cupom, vai registrar a venda e fornecer os dados da transação. Além disso, ele vai comprovar uma transação comercial entre o restaurante e o consumidor final.

Mas, lembre-se que na NFC-e é possível identificar o consumidor através do CPF no cupom fical ou CNPJ.

6. Sistema para emissão de cupom fiscal 

Precisa de ajuda para a emissão de cupom fiscal? Pode ficar tranquilo! A Saipos possui um sistema capaz de emitir esse documento e ainda gerenciar o seu negócio.  

Portanto, de maneira eficiente e segura, nosso software opera pela nuvem, de forma simples e eficiente. Aperte no banner e saiba mais!

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Planilha Cadastro de Produtos - Baixe Grátis!