Food service lucra R$ 8,7 bilhões no segundo trimestre de 2022

Franquias de alimentação crescem 22,3% no mercado 

No mês de agosto, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou dados sobre a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, de abril até junho. E quem se destaca é o mercado de food service

As franquias de alimentação tiveram o segundo maior faturamento - ficando atrás somente do turismo - chegando a R$ 8,7 bilhões de lucro. Um crescimento de 22,3% em comparação ao mesmo período em 2021. 

Um feito positivo marcado pelas aberturas dos ambientes físicos e uma maior circulação de pessoas. Como bares, restaurantes, praças de alimentação e entre outros. 

As datas comemorativas também fazem parte do aumento de faturamento, como Páscoa e Dias das Mães. O avanço tecnológico do delivery também merece ser citado, já que ajuda no alcance das vendas do food service.

A tecnologia como aliada

Desde a pandemia, os estabelecimentos começaram a investir na transformação digital. O crescimento de serviços online, mesmo após o período de lockdown, foram um dos motivos desse investimento.

Dois anos de quarentena foram desafiadores para as franquias de alimentação, com as dificuldades de vendas, a ferramenta de delivery se tornou indispensável. Com a volta do fluxo de clientes, os empreendedores decidiram expandir essa opção.

Um exemplo é a Divino Fogão, uma rede conhecida pela comida da fazenda, que possui um crescimento de 56% no primeiro semestre de 2022. A mesma precisou se reinventar após a pandemia.

Com novos produtos, promoções e até serviços, como é o caso da tecnologia online. A rede que não utilizava o delivery, hoje tem registro de 119 lojas que oferecem essa opção com pratos selecionados, quentes e saborosos.

O delivery é a maior representação no faturamento geral de vendas da marca. Virou um sucesso graças aos efeitos positivos dos clientes em consumir na sua própria casa ou em outro ambiente.

Restaurantes, bares e outros estão apostando cada vez mais em serviços de delivery e novas tecnologias. O objetivo é conquistar mais números positivos, já que foram grandes aliados nesse crescimento de food service.  

ASSINE A NEWSLETTER