ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Como ficará o mercado de restaurantes pós-pandemia?

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

A situação do mercado de restaurantes pós-pandemia

Tentar entender como ficará o mercado de restaurantes pós-pandemia é um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários do setor.

A Covid-19 foi protagonista de inúmeras mudanças dentro dos estabelecimentos. Teve quem conseguiu se adaptar e encontrar uma maneira de lucrar mais, porém também houve aqueles que sofrem até hoje os impactos das restrições sanitárias.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de food service foi um dos mais atingidos pelas medidas de restrição adotadas para conter a pandemia. 

Cerca de 300 mil estabelecimentos gastronômicos não conseguiram sobreviver e precisaram fechar as portas, só durante o ano de 2020.

Em 2021, o panorama já é visto com otimismo e esperança. O ato de pedir um delivery, ou sair para “comer fora”, tornou-se uma opção de lazer importante na rotina de muitas pessoas. 

Portanto, muitos negócios aproveitaram para “surfar esta onda” e investir nos detalhes promissores para poder lucrar no mercado de restaurantes pós-pandemia.

Por isso, neste artigo, você vai ficar sabendo tudo sobre as novas tendências e quais são os modelos de negócios gastronômicos mais rentáveis no futuro.

Antes disso, aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book com 5 dicas para ajudar seu restaurante na crise, um guia completo para você driblar os desafios e vender muito! É só apertar no banner abaixo.

O futuro do Food Service

Mesmo com o retorno das atividades e a abertura completa de bares e restaurantes em 2021, o setor ainda não se recuperou na totalidade.

O futuro é bastante incerto. Entretanto, especialistas do ramo estimam um crescimento gradual para o empresariado, principalmente para quem investiu pesado em sistema de vendas para delivery.

Leia mais sobre: Sistema para Delivery

Quem não tinha o hábito de pedir comida em casa acabou se adaptando à realidade dos meses de isolamento social, ocasionando na tendência do delivery 2021

Por mais que o cenário esteja indefinido, algumas características que foram acrescentadas ao universo dos restaurantes chamam a atenção.

Tendências para restaurantes pós-pandemia

  • A utilização da tecnologia com mais intensidade e eficiência nos restaurantes;
  • Aumento do número de dark kitchens;
  • Implementação de cardápios digitais com o acesso por URL ou QR Code;
  • Inteligência artificial na cozinha;
  • Drive thru;
  • Pagamento por aproximação;
  • Assinatura de alimentos.

Como pudemos notar, a tecnologia para restaurante será protagonista daqui para frente, seja para atrair novos públicos aos locais ou para levar mais velocidade e eficiência até a cozinha. 

Novos hábitos e tecnologias 

Segundo a pesquisa Square Future of Restaurants, 85% dos restaurantes precisaram se reorganizar completamente para resistir no mercado no último ano. 

Junto com essas adaptações, novos hábitos e tendências tecnológicas surgiram para facilitar a experiência gastronômica de clientes e trabalhadores de bares e restaurantes. São elas:

  • Inteligência artificial nas cozinhas;
  • Cardápio digital;
  • Cozinha 4.0;
  • Serviço de assinatura de comidas.

Como forma de ajudar você a entender o cenário atual e projetar sucesso no mercado de restaurantes pós-pandemia, listamos algumas tendências para 2021 e 2022.

1- Inteligência artificial nas cozinhas

A inteligência artificial está presente em muitas cozinhas no Brasil. Diversos dispositivos eletrônicos já possuem opções de comando de voz, além de conseguirem entender o tempo de preparo dos pratos para poder entregar uma estimativa fiel aos clientes.

Em fast-foods, por exemplo, a automatização possibilita que os pratos sejam servidos sozinhos. Além disso, a pessoa pode escolher ingredientes, temperos e o ponto da carne por meio de um totem. 

Algumas opções também permitem que o pagamento seja feito no estilo “self-service”, diminuindo a necessidade de funcionários no restaurante.

2- Cardápio digital

Cardápio digital é um item obrigatório para aqueles que desejam inovar no mercado de restaurantes pós-pandemia. 

Ele pode ser acessado a partir de um QR Code que geralmente é colocado na mesa onde os clientes sentam. Pelo próprio celular ou tablet é possível analisar os pratos, verificar o preço e escolher o pedido desejado sem chamar o garçom.

3- Cozinha 4.0

A cozinha 4.0 também pode ser considerada como uma tendência para o mercado de restaurantes pós-pandemia. 

Conhecido como o “conceito da cozinha rápida”, é uma opção para aquelas pessoas que estão sempre correndo com a rotina do dia a dia e não conseguem esperar 40 minutos para o preparo das refeições.

Para isso, é necessário um investimento pesado, já que são necessários fornos, fritadeiras e fogões extremamente potentes. 

Entretanto, essa pode se tornar uma alternativa rentável a longo prazo. Especialistas afirmam que é possível economizar até 40% na conta de luz.

4- Serviço de assinatura de comidas

Esse pode ser um dos maiores legados deixado para o mercado de restaurantes pós-pandemia, a assinatura de serviços de comida. De acordo com a Betalabs, empresa focada na administração de e-commerces, no Brasil, só no ano passado, surgiram mais de 800 clubes e plataformas. 

Elas estão nos mais variados tipos de gastronomia, com assinaturas de:

 

Hortaliças

Verduras

Legumes

Carnes

Vinhos

Espumantes

Cervejas

Chocolates

Bolos

Doces

Pães

Queijos

Aproveite e faça o download gratuito da nossa planilha completa para você aprender a calcular o preço dos pratos e aumentar os seus lucros com o tempo. Aperte no banner abaixo e aproveite!

O melhor Sistema para Restaurante nas suas mãos
O melhor Sistema para Restaurante nas suas mãos
Faça a aquisição do Sistema Saipos e tenha o gerenciamento completo das suas operações, além de integração com todos os apps de que você precisa.
QUERO CONHECER

O sucesso do delivery continuará no mercado de restaurantes pós-pandemia?

Nos períodos de distanciamento social, a venda por delivery foi a única forma dos restaurantes funcionarem durante alguns meses.

A população precisou se adaptar ao formato, substituindo a tradicional “saidinha do final de semana” para pedir um iFood ou Uber Eats, por exemplo. 

Um estudo da Kitchen Central contabilizou que as vendas por delivery mais que dobraram em apenas um ano. 

Porém, muitos empresários do ramo estão receosos com o futuro do modelo de negócio no mercado de restaurantes pós-pandemia.

Mas, segundo um estudo realizado pela Brasil Food Trends 2020, os consumidores devem continuar com os mesmos hábitos de consumo obtidos. 

O levantamento estabelece 4 argumentos que sustentam a opinião de que o mercado de restaurantes pós-pandemia delivery vai continuar aquecido. 

1. O prazer de comer

A população tem valorizado cada vez mais as experiências gastronômicas, por isso, muitos investem caro para obter um alimento de qualidade.

O ato de jantar com os amigos e a família tornou-se um dos principais recursos de socialização. A comida começou a levar um valor sentimental e afetivo à mesa.

Além disso, durante a pandemia, o nosso lar ganhou uma atenção maior. Muita gente optou por trocar móveis e ter um ambiente mais confortável para receber visitas, por exemplo.

2. Praticidade

No ritmo insano das rotinas, não sobra muito tempo para se aventurar na cozinha, não é mesmo?

Então, depois de um dia exaustivo de trabalho, nada melhor do que abrir o celular, fazer um pedido e ele chegar prontinho na porta de casa.

A praticidade é um atributo muito favorável para os donos de delivery e que faz o modelo de negócio continuar promissor para os próximos anos.

3. Saúde e bem-estar

Em um aplicativo para pedir comida é possível encontrar inúmeras opções de restaurantes e pratos. Tem delivery de churrasco, delivery de yakissoba, comidas de inverno e, principalmente, delivery de comida saudável.

Aliás, comer de forma correta é uma ação importante para a saúde dos brasileiros. Muito além do que a  preocupação estética, estima-se que cerca de 20% da população já alcançou o patamar da obesidade.

Por isso, restaurantes que apostam em comidas saudáveis e com baixas calorias podem ser uma ótima aposta para o mercado de restaurantes pós-pandemia.

4. Sustentabilidade

Além da busca por saúde, os consumidores atuais estão engajados na temática da sustentabilidade e do meio ambiente.

Para surfar nessa onda, diversos aplicativos fazem ações sociais em benefício da natureza. Alguns destinam uma porcentagem dos lucros para a manutenção de florestas, outros para ongs que cuidam de animais.

O fato é que essa preocupação ambiental das empresas estimula a compra por parte dos clientes, que se sentem realizados por terem a chance de contribuir com o planeta.

Ter um Sistema para Restaurantes é imprescindível para vender mais

Como falamos acima, a tecnologia já faz parte do universo gastronômico e é um item obrigatório para o mercado de restaurantes pós-pandemia.

Quem não conseguir se adaptar terá dificuldades de sobreviver. Eficiência, velocidade e simplicidade são características que fazem os clientes adorar o seu estabelecimento.

Por isso, não hesite e invista no Sistema para Restaurantes da Saipos, um software simples, ágil e inteligente. 

Com ele, você vende muito mais e de forma descomplicada! Dá uma olhada nas funcionalidades que nossa plataforma oferece:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque.

Viu só? A Saipos automatiza e melhora o dia a dia do seu restaurante! Gostou? Então, aperte no banner abaixo ou preencha o formulário e comece a utilizar o nosso sistema o mais rápido possível.

Baixe o e-book: tudo sobre delivery