Vagas no setor de restaurantes estão mais inclusivas

93% dos estabelecimentos empregam pessoas sem experiência

A falta de experiência é um dos desafios para a entrada no mercado de trabalho e uma das principais razões do desemprego no Brasil. Isso porque os gestores têm preferência por currículos cheios.

No mercado de restaurantes, a situação é outra. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com 2.615 empresários, mostrou que o setor é uma porta de entrada no mercado de trabalho

De acordo com os dados, 93% dos empresários contratam pessoas sem experiência e 74% possuem políticas de crescimento profissional dentro do negócio.

A Abrasel ainda aponta como vai ser o cenário de contratações no segundo semestre de 2023. Os dados revelam que 38% dos estabelecimentos pretendem contratar o dobro do que já foi feito até o fim do ano.

Dessa forma, colaboram com o crescimento do número de vagas ocupadas no setor de food service. O setor registrou um aumento de quase 1,2% no número de pessoas empregadas desde o ano passado. 

Em outros setores do mercado, o crescimento é de apenas 0,9%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD).

Esses resultados demonstram a resiliência e a capacidade do setor. Não só de se adaptar e criar oportunidades de emprego mesmo em um cenário econômico desafiador, mas de capacitar uma nova geração que vê no setor de bares e restaurantes a chance de entrar no mercado de trabalho””, analisa Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel

Ele também fala sobre o potencial do setor de dar a volta por cima e aumentar o desenvolvimento de empregos.

Enquanto muitos setores tiveram encolhimento ou andaram de lado, continuamos crescendo. No entanto, esse crescimento pode ser ainda maior, se resolvermos alguns nós que hoje travam o crescimento, como as dívidas acumuladas, que fazem com que 21% tenham trabalhado no prejuízo em maio", finaliza.

Investindo em pessoas

Pensando na capacitação dos empregados, muitas empresas investem naqueles que não possuem experiência para fazê-los crescer.

A política de capacitação tem o objetivo de treinar e impulsionar o desenvolvimento. Desse modo, empresas conseguem melhorar e inovar, tornando o negócio pronto para competir no mercado.

Algumas grandes indústrias, como Sebrae e Abrasel, oferecem cursos online e gratuitos focados na eficiência energética e tecnológica.

Aumentar o universo digital do estabelecimento é uma estratégia de lucro muito utilizada no mercado nos dias de hoje.

Não fique de fora e invista na automatização de seu negócio! Clique aqui e leia mais sobre o nosso sistema para restaurantes.

Cresce o número de empregados

Seja para investir na capacitação do mercado ou pela mão de obra barata, os empregos em bares e restaurantes estão em constante crescimento.

No primeiro trimestre do ano, foram registrados 50 mil empregos no setor de alimentação fora do lar. Um aumento considerável de 1,8% em relação ao ano anterior.

A tendência é que os números dupliquem até o ano que vem. Uma porcentagem positiva para um mercado que enfrenta prejuízos causados pela pandemia até hoje.

A movimentação na economia brasileira com empregos e cursos da área pode ser a esperança do setor recuperar os lucros e conseguir pagar dívidas.

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

ASSINE A SAIPOS NEWS