ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Você está preparado para as estações mais frias?

A chegada do outono baixou as temperaturas e trouxe uma oportunidade de adaptar os menus

Adeus calor, bem-vindo frio! Amados por muitos e odiados por outros, as estações mais frias do ano chegaram.

O primeiro a dar as caras é o outono que chegou e com ele a queda das temperaturas no Brasil todo já começou a ser sentida.

O vento frio da tarde e o tempo gelado à noite é o gatilho que faltava para a mudança de hábitos das pessoas, principalmente os alimentares.  

É preciso já pensar na mudança de comportamento do consumidor. A tendência é que eles comecem a buscar por uma alimentação mais reconfortante. Inclusive, a gente já escreveu sobre as comfort foods aqui! 

Buscar alimentos da época é a sua melhor alternativa, já que você pode economizar em itens sazonais. Diferente do verão, com a nova estação e o clima mais frio, os pratos mais recomendados para colocar no cardápio de outono são aqueles que fazem uso de ingredientes mais encorpados.

  • Exemplos bastante pedidos são os guisados, as massas combinadas com molhos mais diferenciados, os risotos, pratos com queijos e pratos de forno.

Além disso, para acompanhar um menu com pratos mais quentes é importante acrescentar bebidas que combinam com a ocasião, como o vinho!

Além dos pratos característicos do outono para colocar no seu cardápio, há também diversos alimentos próprios da estação! Aquilo que falei de sazonalidade anteriormente se aplica aqui.

Vale muito a pena usar a criatividade para criar ou modificar receitas e inovar o menu do seu restaurante com eles. Dessa forma você acrescenta no preparo dos seus pratos esses itens e consegue economizar no fim do mês. 

Por isso listei 10 alimentos da estação que vão te ajudar a incrementar seus pratos na hora de montar o cardápio! 

  1. Abobrinha: ela pode ser preparada de diferentes maneiras – recheada, grelhada, para fazer suflês ou caldos;
  2. Banana: uma fruta versátil, possível de ser usada para pratos doces ou salgados. Tendo também um preparo simples e prático;
  3. Espinafre: verduras podem ser usadas para o preparo de saladas deliciosas, mas você também pode usar o espinafre de outras formas, de maneira ainda mais criativa;
  4. Berinjela: com ela você pode preparar enroladinhos, fazê-la recheada, dentre outras possibilidades;
  5. Batata-doce: ela pode ser consumida de diversas formas. Frita, assada, cozida e até mesmo no preparo de purês e massas. 
  6. Beterraba: pode ser usada ralada fria como salada, mas também pode inovar e preparar arroz de beterraba, nhoque de beterraba recheado com mussarela de búfala, beterraba enterrada com queijo de cabra e folhas e até drinques
  7. Brócolis: eles podem ser cozidos no vapor, fritos e empanados ou fazer parte de sopas, cremes e caldos.
  8. Rúcula: usada em saladas, sozinha ou misturada com alfaces diversas. Você pode incluir ela em risotos, massas, tortas. Além de ser deliciosa em sanduíches, principalmente se combinada com tomate, tomate seco e mussarelas de búfala.
  9. Cenoura: Uma das queridinhas dos restaurantes  é usada em saladas, refogados, colocada no arroz ou carnes e sucos. Ela pode ser consumida cozida, assada, em tortas, bolos, em sucos e vitaminas.
  10. Abóbora: pode ser consumida como salada, de forma cozida ou refogada, como doce ou sopa e em pães e bolos. A sua semente pode virar petiscos, as folhas podem ser refogadas, e suas flores, empanadas

Não deixe de aproveitar a época para começar a bolar seu cardápio de outono. Não perca tempo e tenha certeza de trazer novidades para agradar a clientela.

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Daniela Tremarin - Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.
Escrito porDaniela Tremarin

Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.

Assine nossa Newsletter