Delivery de vinho: 4 motivos para abrir o seu

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

4 razões para começar seu delivery de vinho

Rentabilidade, assertividade e inúmeras possibilidades de expandir suas vendas são só alguns motivos pelos quais você precisa começar um negócio de delivery de vinho.

Mesmo com a maioria dos restaurantes de todo o Brasil fechados, só durante a pandemia da Covid-19, o consumo da bebida cresceu mais de 18%, segundo os dados da Organização Internacional de Vinhos (OIV). 

A estatística ainda aponta que cada brasileiro bebeu cerca de 2,6 litros de vinho no ano passado, o que vai na contramão do resto do mundo, que diminuiu o consumo em quase 3%.

Com todo este “boom” dos amantes da bebida, apostar em um delivery é essencial se você deseja lucrar e ter um negócio autossustentável. Por isso, separamos 4 razões para você dar o pontapé inicial hoje mesmo!

Antes, baixe o e-book “Tudo sobre delivery”, um ótimo manual para você que deseja se aprofundar na temática. É só apertar no banner abaixo! 

1. Vinhos são a bebida da pandemia

Como falamos acima, o consumo de vinhos cresceu muito durante o período de isolamento social em que passamos no Brasil. 

É visível o surgimento de inúmeras novas empresas do ramo, especializadas em delivery de vinho, seja com lojas físicas em grandes cidades ou online.

A internet tornou-se o principal meio de compra e venda da bebida. Inclusive, os aplicativos tradicionais de delivery também se adaptaram e começaram a disponibilizar estabelecimentos que comercializam alguns rótulos.

Em 2021, diversas vinícolas brasileiras têm tido dificuldades para encontrar fornecedores de garrafas de vidro e papelão para envase e embalagem dos produtos.

Esses fatos só demonstram o quanto o vinho tem se tornado participante do cotidiano da população e por que é uma ótima opção para quem quer empreender no ramo.

2. Vinhos são a melhor opção para o inverno

Baixas temperaturas e uma taça de vinho são 2 elementos que harmonizam muito bem! Quem não gosta de degustar a bebida em um jantar romântico ou, então, ao confraternizar com os amigos?

O inverno é a estação do ano em que há o maior movimento das enotecas e adegas do Brasil. Afinal, em dias frios, os rótulos podem ser servidos em temperatura ambiente e ajudam a aquecer o corpo. 

Além disso, também é nesses meses que a população mais tenta “se arriscar” na cozinha, testando e inovando algumas receitas com a companhia de um bom vinho, o que gera uma maior procura pelas garrafas.

Portanto, ter um delivery de vinho preparado para receber as demandas do inverno é sinônimo de muitas vendas!

3. Possibilidades de venda casada

Se você deseja ter um delivery de sucesso, apostar em venda casada é essencial para garantir que o seu cliente gaste mais no seu estabelecimento.

A melhor alternativa é tentar oferecer tipos de comidas que harmonizam com determinados rótulos, por exemplo: 

  • Carnes assadas ou grelhadas com vinhos tintos intensos;
  • Massas e molhos harmonizadas com vinhos tintos leves;
  • Doces acompanhados de vinhos brancos e de sobremesa.

DICA DA SAIPOS

A harmonização de pratos doces e garrafas de vinhos ainda é algo desconhecido para grande parte dos brasileiros. Portanto, experimente obter alguns rótulos de uvas alemãs como: Riesling, Trocken e Liebliche.  Essas são as melhores opções para quem quer combinar sobremesas com a bebida.

Além dos alimentos, você também pode oferecer acessórios para quem gosta de degustar. Experimente disponibilizar: 

  • Taças;
  • Decanters; 
  • Quadros para guardar as rolhas;
  • Saca-rolhas;
  • Bombas para retirar o oxigênio das garrafas;
  • Corta-gotas;
  • Aeradores. 

É importante que na descrição de cada produto mencionado acima haja uma explicação da funcionalidade dos itens. Assim, todos os clientes vão conseguir entender e ter uma experiência enológica igualitária.

4. Infinidade de rótulos e preços

Já parou para notar que existem milhares de garrafas diferentes por aí? Se você é daquelas pessoas que sempre desejam experimentar algo novo, o mundo dos vinhos é o seu lugar!

Em um delivery de vinho, você terá muitos tipos de clientes. Haverá aquele que é exigente e gosta de rótulos internacionais caríssimos e também, aqueles que preferem beber algo com custo-benefício menor.

Por isso, apostar nesse tipo de negócio é extremamente vantajoso, porque você não estará focado somente em um grupo de pessoas, podendo vender para todas as classes sociais, por exemplo. 

Conheça os principais tipos de vinhos 

No universo da enologia, existem basicamente 4 grupos de vinhos: os tintos, brancos, rosés e espumantes. Cada uva tem uma variedade específica de sabores, aromas e combinações. 

Por isso, separamos em uma lista os tipos que são mais consumidos pela população.

Tintos Brancos Espumantes Rosés
Tempranillo Sauvignon Blanc Moscatel Gamay
Cabernet Sauvignon Chardonnay Brut Sangiovese
Malbec Gewürztraminer Extra-brut Aragonês
Pinot Noir Semillon Nature Malbec rosé
Syrah Pinot Grigio Prosecco Touriga nacional

 

Com toda esta variedade, vale a pena investir em uma carta de vinhos contendo todas as informações e dicas para consumir a bebida da melhor maneira.

Como embalar e transportar vinhos da forma correta

A maioria dos vinhos necessitam estar em temperatura ambiente, dos 14ºC aos 18ºC. Caso o clima exceda, há o risco de o líquido cozinhar e “avinagrar”. Do contrário, ele poderá congelar.

Por isso, é importantíssimo prestar muita atenção às embalagens para delivery e transporte que você utilizará no seu novo empreendimento.

A melhor dica para embalar as garrafas são caixas de papelão. Elas protegem contra a incidência de raios solares e mantêm a temperatura estável.

É essencial que o papelão seja resistente e espesso, assim, também servirá como amortecimento durante o trajeto de entrega até a residência dos clientes. 

Caso você vá enviar uma encomenda para estados do Norte e Nordeste, que costumam ter temperaturas mais elevadas o ano inteiro, reforce a embalagem com papel laminado para garantir a qualidade da bebida. 

Caso sua transportadora carregue outros produtos além dos provenientes do seu delivery de vinho, peça para que suas garrafas sejam organizadas no fundo do baú. Essa parte costuma ser a que menos tem contato com a luz solar.

Por mais que seja um trabalho árduo, toda atenção aos detalhes é imprescindível para satisfazer os consumidores.

Ofereça opções para presentar alguém

Além de ser uma bebida compatível com diversas ocasiões, um vinho também pode ser um ótimo presente! 

Portanto, experimente oferecer alguns boxes de garrafas para aniversários. Faça combinações com dois rótulos diferentes juntamente com uma taça em uma caixinha personalizada. 

Também vale a pena vender um “voucher” com determinado valor para que o felizardo possa escolher ele mesmo os rótulos de preferência. 

Geralmente, apreciadores de vinhos são exigentes. Então, aposte em embalagens de presente feitas em madeira rústica, por exemplo. 

Tenha um processo de entrega rápido

Em qualquer tipo de produto que é enviado, o que o cliente mais deseja é agilidade. Então, invista em um processo rápido e eficiente na hora de organizar seu delivery de vinho. 

Mapeie quais são as regiões mais fáceis de realizar as entregas e calcule o prazo de acordo com a proximidade. 

E não esqueça! Tenha sempre seu estoque controlado e só coloque à venda os rótulos que você já tem catalogado.

Por falar no assunto, aproveite e assista agora a nossa videoaula sobre vendas delivery por Geolocalização. São dicas preciosas para você que deseja ampliar seus lucros na região da sua empresa.

Tenha o sistema para delivery da Saipos

O sistema para delivery da Saipos tem como dever economizar o tempo de um gestor de restaurante ou empresário.

Isso porque ele atua fazendo diversas funções que de forma manual, exige mais atenção e, consequentemente, mais tempo.

Ao contratar a Saipos como seu sistema de delivery de vinho, você ganhará muitos benefícios como:

  • Simplicidade de usar o software;
  • Agilidade nos processos administrativos;
  • Inteligência e precisão de um sistema inovador;
  • Possibilidade de entrega de relatórios com dados de venda;
  • Objetividade, tornando muito mais simples o uso;
  • Suporte todos os dias auxiliando os clientes.

Além disso, você também poderá contratar um sistema próprio para delivery, evitando pagar aquelas altas taxas para os principais aplicativos do mercado.

Gostou? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e seja mais um parceiro do Sistema Saipos.