Ideias para delivery: 6 dicas para inovar o seu negócio

Conheça 6 novidades para implementar no seu delivery e se destacar

Ter novas ideias para delivery não é uma tarefa fácil, afinal, o mercado food service vem se tornando cada vez mais competitivo e se destacar é essencial para alcançar o sucesso.

De acordo com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), entre agosto de 2021 e março de 2022, o estado abriu, em média, 10 novos bares ou restaurantes por dia.

Mostrando como o setor está aquecido e novas ideias para delivery são importantes para lucrar e mostrar o diferencial do seu negócio em relação a outros.

Pensando nisso separamos 6 dicas para te ajudar a encontrar o caminho para o sucesso:

Mas antes que tal entender como melhorar o atendimento do seu delivery? Clique no banner e baixe nosso e-book com 11 dicas exclusivas e totalmente gratuitas!

1. Ideias para vender no delivery

Quando falamos de ideias para delivery é preciso se atentar para as novidades não apenas desse segmento, mas também de todo o mercado food service.

Afinal, comer é um ato de socialização, recordação e resistência, por isso é preciso pensar muito bem em quais itens serão acrescentados ao seu cardápio.

Separamos algumas opções que podem fazer muito sucesso entre os seus clientes:

Mas lembrando que essas são apenas sugestões, como frisamos anteriormente, é importante estar sempre atento às novas tendências.

Comidas saudáveis

As discussões sobre pratos saudáveis vêm se tornando cada dia mais comuns dentro do mercado food service.


De acordo com uma pesquisa realizada pela GFX, 70% da população brasileira tem interesse em alimentos saudáveis.


Por isso, pensar em opções sem agrotóxicos, com menos gordura e carboidratos podem chamar muita atenção de novos clientes, se tornando uma ideia para delivery inovadora.

Petiscos

Servir petiscos pode ser uma ótima ideia para delivery, principalmente nos finais de semana.


Batata frita, iscas de peixe ou frango, coxinha, linguiça calabresa, tudo aquilo que as pessoas adoram comer aos finais de semana, mas muitas vezes não querem sair de casa para tal.


Por isso, é interessante pensar nesse público e até mesmo montar kits “boteco” com petiscos, cerveja e outros itens para esse tipo de festividade.

Comidas étnicas

Pensar em comidas regionais e étinicas é uma forma inovadora de chamar novos clientes para o seu delivery.


Claro que tudo vai depender do segmento que decidir seguir, mas pensar em opções que não são muito encontradas na sua região ou até mesmo no Brasil, pode ser uma das melhores ideias para delivery inovador.


Por isso teste receitas e inclua as melhores no cardápio.

Pessoas em um restaurante conectado

2. Produtos instagramáveis

Produtos e espaços instagramáveis se tornaram uma verdadeira sensação nas redes sociais e consequentemente no mercado gastronômico.

Essa com certeza é uma das ideias para delivery mais promissoras, afinal, tudo que é instagramável pode gerar um marketing orgânico para o seu negócio.

Ou seja, os seus clientes irão gostar do produto, ambiente ou atendimento, irão fotografar ou filmar e publicar em seus perfis nas redes sociais, fazendo uma propaganda 100% gratuita!

Como aplicar no seu delivery?

O mais interessante sobre o conceito de 'instagramável' é que ele pode ser aplicado de diversas formas! Não é necessário se apegar apenas aos ambientes, ou seja, entregá-lo através do delivery também é possível!


Que tal mandar uma cartinha escrita a mão para os clientes? Ou talvez uma embalagaem criativa com frases como 'O fim da sua fome acabou de chegar' ou 'A vida é muito curta para não comer o que tem vontade'?

O conceito é aberto para todos os tipos de orçamento, basta ser criativo e incentivar as postagens!

3. Ideias de post para delivery

Manter uma presença ativa nas redes sociais é de extrema importância para alcançar novos clientes.

Apesar de essa não ser uma das ideias para delivery mais originais, ainda é muito esnobada pelos empresários do mercado food service.

Mas lembre-se! Atualmente, se você não está presente nas redes sociais com posts criativos e que chamem atenção, então você não existe para a maior parte dos clientes em potencial.

Como ser presente nas redes sociais?

No delivery é preciso se atentar ao conteúdo publicado nas redes sociais, afinal, essa é a única forma que o cliente tem de se conectar com o seu estabelecimento!


Com a falta de um salão e ambiente físico, os seus visitantes não podem atestar como você e sua equipe trabalham, então façam vídeos de praparo, desafios e 'trends' para se envolver com a audiência.


Uma das melhores ideias de post para delivery é fazer uma daqueles vídeos de 'monte um pedido comigo', dessa forma os clientes se sentem engajados não apenas a realizar pedidos, mas também a serem parte dos conteúdos.


 

E faça tudo com muita atenção e capricho, afinal, identidade visual é muito importante para qualquer rede social.

Copy para delivery

O copywriting é uma das melhores ideias para delivery, afinal, em uma frase curta, é possível atiçar a curiosidade de novos clientes.

Separamos algumas opções para você utilizar no marketing do seu negócio:

'

“Descubra uma explosão de sabores – a experiência culinária dos seus sonhos espera por você aqui”;


“Sinta o amor em cada prato. Aqui, nos dedicamos a criar uma sinfonia de sabores para satisfazer seu paladar exigente”;


“Mergulhe em uma jornada gastronômica única, onde cada prato conta uma história de paixão pela comida”.

'

4. Participe de causas sociais ou ambientais

A ideia aqui é associar a marca do seu delivery a alguma causa e assim atrair atenção para seu negócio.


 

Mas, atenção: não descuide do principal!

Mais importante que defender uma causa, é continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade para seus clientes. 

seu delivery pode: 

  • Associar-se a causa animal, promovendo campanhas, eventos ou doando uma parcela dos lucros para instituições de proteção;
  • Defender a causa ambiental, diminuindo o lixo produzido e utilizando produtos que não causam algum tipo de impacto ambiental;
  • Participar de causas sociais em campanhas, eventos, ou apoiando determinadas instituições;
  • Defender a causa de minorias, como comunidade LGBTQI+ ou deficientes físicos. 

5. Crie novos produtos periodicamente

Trazer novas ideias para delivery é essencial para atrair novos clientes. Além de chamar a atenção do público, você consegue novos argumentos para chamar pessoas para o delivery.

Portanto, que tal criar o costume de lançar algo novo todos os meses? Não precisa ser algo super especial, veja algumas ideias:

Novas entradas

Pensar em novas saladas, sopas ou tira gostos novos e que combinem com uam determinada época do ano é uma forma interessante de inovar periodicamente no seu menu.

Novas bebidas

Novas opções de bebidas para acompanhar os pratos servidos no seu delivery é uma opção fácil e barata de trazer novidades para a clientela.

Sobremesas

Sobremesas, mesmo que simples, podem conquistar o coração de novos e antigos clientes, por isso, realize alguns testes e mude seu menu de doces de tempos em tempos.

 

Aqui, o argumento de venda pode ser “Especial do mês” ou “Quantidade limitada”. As pessoas podem sentir vontade de comer para não perder a oportunidade. 

Além disso, essa pode ser uma excelente forma de testar novos produtos para incluir no cardápio, chamar pessoas para experimentar algo novo e se posicionar como um delivery que tem ideias inovadoras. 

6. Ofereça promoções e cupons

Uma das melhores ideias para delivery é despertar interesse em novos clientes e fidelizar os que você já tem, e isso pode ser feito oferecendo alguns benefícios.

De acordo com a pesquisa da Gente Globo, cupom de desconto é critério de decisão para mais de 50% dos usuários.

Use datas comemorativas para a criação de cupons, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães. Cupons de desconto para o primeiro pedido no restaurante também funcionam muito bem.

Além disso, ter sempre promoções em combo no seu delivery tende a vender mais quando dá a opção do cliente comprar uma quantidade maior por um preço menor. Programas de fidelidade também são uma boa pedida.

7. Utilize um Sistema para delivery!

Se você busca um Sistema para delivery completo e eficiente, então a Saipos é a solução perfeita para impulsionar o seu negócio!

Utilizado por mais de 10 mil restaurantes em todos os estados do Brasil, o sistema Saipos te ajuda a maximizar as vendas e impulsionar o seu negócio para o sucesso.

Aqui, você tem vantagens como economia de tempo, diminuição de problemas financeiros, relatórios para análise de dados e muito mais!

Entenda um pouco sobre as facilidades proporcionadas pela Saipos no dia a dia do seu restaurante:

Funcionalidade

Aplicação no dia a dia

Sistema 100% localizado na nuvem

Possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora

Relatório DRE gerado de forma eficiente

O relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é essencial para avaliar a saúde financeira de um restaurante, e com nosso módulo, ele é gerado de maneira ágil e precisa.

Ficha técnica automatizada

Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato.

Concentração dos pedidos em uma única tela

Todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha

Chance minimizada de erros em relatórios e cálculos financeiros

Com a automatização dos processos financeiros, a chance de erros é reduzida drasticamente. Isso traz maior segurança e precisão nas análises e cálculos financeiros, evitando problemas futuros.

 

Agora que você conhece algumas das facilidades, não perca a oportunidade de elevar a gestão do seu delivery a um novo patamar.

E-book delivery de sucesso