Equipe engajada em um restaurante: aprenda como manter!

Saiba como manter a equipe engajada em um restaurante

Ter uma equipe engajada em um restaurante é altamente importante se você deseja se destacar no mercado.

De acordo com a ADP Research, empresas que investem no engajamento da equipe conseguem reduzir as taxas de rotatividade, aumentar a produtividade e proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho positivo. 

Ou seja, se seu objetivo é crescer, manter a equipe engajada em um restaurante é altamente recomendável!

E para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas:

Mas antes, que tal entender como melhorar o atendimento do seu restaurante? Separamos 11 dicas nesse e-book 100% gratuito. Clique no banner para baixar!

11 Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
11 Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
Aprenda a otimizar o atendimento e conquistar cada vez mais os seus clientes
BAIXE GRÁTIS

Todo mundo precisa saber como manter uma equipe engajada em um restaurante!

Em qualquer tipo de negócio é importante saber como manter uma equipe engajada, e, no seu restaurante, isso não pode ser diferente.

Por isso, procure manter processos que auxiliem na cooperação dos funcionários.

Desta forma, além de oferecer um bom atendimento no seu restaurante, você consegue criar um ambiente de trabalho muito mais harmônico.

E, para conquistar essas duas coisas, não é preciso muito esforço, apenas conhecer o seu pessoal e alguns trâmites feitos no seu negócio.

Saiba como valorizar a equipe

Como manter uma equipe engajada em um restaurante pode começar com um pouco de elogio e atenção.

Todo mundo gosta de ser valorizado, ainda mais quando o ambiente de trabalho é em algum tipo de comércio.

Por isso, faça seu profissional se sentir especial e reconhecido pelos seus esforços. Isso faz toda a diferença.

Mas lembre-se de fazer o mesmo com toda a equipe, caso contrário essa estratégia pode ter um efeito negativo.

Veja alguns exemplos:

Desempenho individual

"Parabéns pelo excelente atendimento hoje. Seu trabalho caloroso e atencioso realmente se destacou."

Colaboração em equipe

"Quero reconhecer a colaboração de todos durante esse período movimentado. Trabalhar juntos de maneira tão eficiente faz toda a diferença."

Melhorias potenciais

"Percebi que houve alguns atrasos nas ordens hoje. Vamos discutir maneiras de otimizar a comunicação e garantir melhorias futuras?"

Inovação e criatividade

"Agradeço pela sua sugestão na apresentação dos pratos. Ser criativo melhorou a experiência gastronômica para os clientes."


Além disso, procure fazer feedbacks para ouvir as opiniões e ideias de cada um. Isso pode acrescentar muito e ajudar a desenvolver novas propostas de funcionamento e gestão.

Realize feedbacks frequentes

Como mencionamos anteriormente, o ponto chave para continuar tendo um bom equilíbrio no relacionamento dos funcionários é fazer feedbacks periodicamente.

Tire um dia por mês para conversar com cada um ou com cada setor. Se preferir, ainda pode delegar esta tarefa para o gestor ou líder da categoria.

O importante é manter esse momento e ouvir as avaliações, sugestões e como o funcionário está se sentindo em relação às suas funções.

Com uma conversa sincera, você vai conseguir manter uma equipe engajada em um restaurante e ainda receber insights para melhorar seu estabelecimento cada vez mais.

Apenas tome cuidado na hora de apontar erros ou qualquer falha. Seja compreensivo e fale de uma forma que não ofenda ninguém.

Lembre-se que ninguém gosta de ser humilhado. É importante apontar o lado negativo, mas é preciso fazer do jeito certo.

Como fazer feedbacks frequentes?

Quando chegar o momento da conversa, faça uma breve retrospectiva da pessoa com quem vai falar.

Inicie explicando sobre os projetos que foram trabalhados por esse funcionário na cozinha profissional e como foi o desempenho dela durante o desenvolvimento.

É legal também ouvir o que o seu funcionário tem a dizer sobre o restaurante ou os processos implantados nele.

É uma via de mão dupla, então, pode fazer bem para quem trabalha no local e para quem o coordena.

Use um modelo de liderança colaborativa

Não controle tudo sozinho! Use algum tipo de estratégia ou modelo de liderança colaborativo.

Além de ajudar no engajamento da equipe de um restaurante, é possível motivar a dedicação entre os colaboradores, tornando os processos muito mais efetivos.

Dentro disso, aponte a importância individual de cada membro que ajuda a manter o seu restaurante de pé.

Mostre a importância de um bom garçom, cozinheiro, recepcionista, auxiliar de cozinha, etc.

Independente da sua estratégia, mostre que é um líder. Mostre que os problemas podem ser solucionados sem nenhum tipo de empecilho.

Quanto mais confortável a sua equipe se sentir, melhor será o engajamento e desempenho dela.

Defina objetivos e metas para a equipe

Para que toda a equipe funcione bem, é preciso traçar objetivos e metas. Desta forma, fica até mais fácil orientar o grupo.

As iniciativas internas só irão ser eficientes se houver um plano por trás. Monte algo eficiente e que tenha como foco a produção.

Definir objetivos ajuda a esclarecer tarefas e evita que o funcionário se sinta desmotivado por não saber qual é a intenção do estabelecimento.

Estimule o espírito de equipe frequentemente

Tente manter uma equipe engajada em um restaurante a partir de estilos. Comece dividindo as tarefas e enfatizando a importância de todos para o bom funcionamento.

Compartilhe as metas e deixe bem claro que é preciso ter a colaboração de todos. Nestes casos, é muito bom usar um quadro para indicar os números. Pense nisso!

Deixe o mais claro possível que os resultados vão depender do quanto cada um se esforça, não apenas dos gestores ou gerentes.

Ideias para manter o espírito de equipe

Algumas formas de manter a equipe unida e engajada é promovendo treinamentos para otimização de serviços, eventos sociais como confraternizações de final de ano ou happy hour, desafios culinários internos, reuniões de brainstorming e muito mais!

Celebre todas as conquistas

Comemore cada conquista da sua equipe! Independente da relevância dela, aprecie cada passo positivo que o seu funcionário. 

Não deixe que as metas batidas ou o bom desempenho sejam passados em branco. Acompanhe as métricas e o desenvolvimento da equipe.

Em casos como esse, o legal é reunir todo o pessoal envolvido do seu restaurante e fazer uma reunião mais descontraída.

Você pode, até mesmo, planejar um café da manhã ou até um almoço para tratar disso. O importante é que exista esse envolvimento.

Tenha um Sistema para Restaurante!

A Saipos tem a solução ideal para tornar o seu restaurante um verdadeiro sucesso! 

Ao adquirir o nosso sistema de gestão para restaurantes, você estará dando um passo gigantesco para simplificar, agilizar e aprimorar o dia a dia do seu estabelecimento.

Sendo o software com o maior número de integrações com aplicativos de delivery e logística do mercado, a Saipos já está presente em mais de 10 mil restaurantes em todos os estados do Brasil.

E claro que você terá diversas vantagens e funcionalidades, veja quais são algumas delas:

  • Sistema 100% localizado na nuvem: possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora;
  • Concentração dos pedidos em uma única tela: tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha;
  • Módulo financeiro completo: Simplifique a burocracia fiscal e evite erros com os nossos relatórios, emissão de nota fiscal, ficha técnica e muito mais;
  • Localização de pedidos através de filtros: localize os pedidos de forma rápida e prática, tornando todo o processo de gestão de entregas mais eficiente e organizado. 
  • E muito mais!

Além do mais, por meio do sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores, e mais!

Chegou a hora de levar o seu restaurante ao próximo nível! Com a Saipos, você terá uma parceria sólida e eficiente para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso. Não perca tempo, junte-se aos milhares de restaurantes que já confiam em nós. 

Converse com um dos nossos representantes para conhecer mais detalhes! 

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Melhore seu atendimento!