ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar
📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar
Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Preservar os alimentos da forma correta é um processo muito importante para os restaurantes, uma das regras da vigilância sanitária!
E para fazer da forma correta, é preciso saber o tipo de equipamento certo para cada processo.
Seja para congelar, aquecer ou refrigerar, é necessário ter atenção e cuidado. Além disso, as Normas da Vigilância Sanitária precisam ser respeitadas.
Preste atenção e vá em busca do que é usado para manter a temperatura dos alimentos.
Veja algumas dicas do que fazer e do que usar para deixar os seus alimentos com a temperatura ideal!
Mas antes, baixe grátis o material que a Saipos criou sobre Conservação de Alimentos! Aperte no banner e faça download agora mesmo!
Além da limpeza correta dos alimentos do seu restaurante, manter a temperatura certa deles também é importante.
Fique atento! Conforme a resolução RDC 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o não cumprimento das normas ideais de conservação da temperatura dos alimentos podem gerar punições sérias.
Tenha cuidado com isso e use os equipamentos adequados para manter a qualidade desse processo. E não pense você que apenas uma geladeira é o equipamento usado para manter a temperatura dos alimentos.
Cada alimento precisa ser mantido em uma temperatura específica. Por isso, o modo mais prático de conferir se eles estão dentro dos conformes, é usar um termômetro.
Hoje em dia já existem vários modelos e tipos de termômetro. O mais usado deles é do tipo palito, que tem uma ponta maior. Mas outros tipos também são encontrados no mercado.
Refrigeradores e freezers são outros itens indispensáveis. Tanto para manter a temperatura dos alimentos, quanto para as bebidas.
E não esqueça dos alimentos quentes. Para estes, você pode usar utensílios e técnicas. Se o seu restaurante for apenas delivey, invista em bolsas térmicas de qualidade.
Caso o seu negócio seja de outro estilo, é possível usar fornos. Ou, ainda, usar o bom e velho banho maria. Ambos seguram o calor por um tempo e são opções acessíveis.
E para quem utiliza o self service, o indicado é usar um buffet potente, que mantenha a temperatura durante todo o tempo de serviço. Ninguém gosta de comida fria!
A temperatura ideal sempre vai depender do tipo de alimento que você quer conservar. E é por isso que existem equipamentos específicos para cada um deles.
Confira alguns equipamentos para manter a temperatura de alimentos:
Além disso, ele também mantém a temperatura ideal para evitar possíveis contaminações.
E, como o próprio nome já diz, ele funciona como uma vitrine, expondo a comida para o cliente.
Ele é indispensável para qualquer tipo de restaurante, então procure por um que seja bom e dê conta da sua necessidade.
Já os ultracongeladores fazem este processo mais rápido, garantindo um pouco mais de segurança.
Quando se trata de conservação de alimentos, uma das mais importantes coisas a se lembrar é a temperatura. A “zona de perigo” compreende qualquer temperatura entre 5 ºC e 57 ºC.
O alimento que se encontra nesta zona de temperatura pode desenvolver bactérias, incluindo salmonela, que podem fazer com que os consumidores adoeçam.
É por esta razão, nunca descongele ou faça a marinada fora da geladeira ou, ainda, ficar utilizando a mesma tábua ou utensílios para o fazer comida.
Tudo isso são atividades que podem sim contribuir para a manifestação de contaminação cruzada, que pode causar uma série de problemas de saúde.
Caso você esteja procurando formas de como organizar, otimizar tempo e estar preparado para qualquer tipo de auditoria operacional e de gestão de restaurante, o Sistema Saipos pode ser um grande aliado!
Isso porque, ao automatizar o seu empreendimento gastronômico, o dia a dia fica bem mais fácil!
Com o nosso sistema, os procedimentos estarão centralizados e padronizados, e poderão ser acessados pelos seus funcionários a qualquer momento.
Também é possível emitir relatórios diariamente, assim, será fácil visualizar como está o fluxo de caixa, controle de estoque, data de vencimento dos produtos e a quantidade de pratos vendidos.
Ficou interessado? Converse agora com um dos nossos consultores e veja o rendimento do seu restaurante crescer como você nem imagina!