Saiba como manter a temperatura dos alimentos!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como manter a temperatura dos alimentos?

Preservar os alimentos da forma correta é um processo muito importante para os restaurantes, uma das regras da vigilância sanitária!

E para fazer da forma correta, é preciso saber o tipo de equipamento certo para cada processo.

Seja para congelar, aquecer ou refrigerar, é necessário ter atenção e cuidado. Além disso, as Normas da Vigilância Sanitária precisam ser respeitadas.

Preste atenção e vá em busca do que é usado para manter a temperatura dos alimentos.

Veja algumas dicas do que fazer e do que usar para deixar os seus alimentos com a temperatura ideal!

Mas antes, baixe grátis o material que a Saipos criou sobre Conservação de Alimentos! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

O que é usado para manter a temperatura dos alimentos?

Além da limpeza correta dos alimentos do seu restaurante, manter a temperatura certa deles também é importante.

Fique atento! Conforme a resolução RDC 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o não cumprimento das normas ideais de conservação da temperatura dos alimentos podem gerar punições sérias.

Tenha cuidado com isso e use os equipamentos adequados para manter a qualidade desse processo. E não pense você que apenas uma geladeira é o equipamento usado para manter a temperatura dos alimentos.

Cada alimento precisa ser mantido em uma temperatura específica. Por isso, o modo mais prático de conferir se eles estão dentro dos conformes, é usar um termômetro.

Hoje em dia já existem vários modelos e tipos de termômetro. O mais usado deles é do tipo palito, que tem uma ponta maior. Mas outros tipos também são encontrados no mercado.

Refrigeradores e freezers são outros itens indispensáveis. Tanto para manter a temperatura dos alimentos, quanto para as bebidas.

E não esqueça dos alimentos quentes. Para estes, você pode usar utensílios e técnicas. Se o seu restaurante for apenas delivey, invista em bolsas térmicas de qualidade.

Caso o seu negócio seja de outro estilo, é possível usar fornos. Ou, ainda, usar o bom e velho banho maria. Ambos seguram o calor por um tempo e são opções acessíveis.

E para quem utiliza o self service, o indicado é usar um buffet potente, que mantenha a temperatura durante todo o tempo de serviço. Ninguém gosta de comida fria!

Equipamentos para manter a temperatura de alimentos

A temperatura ideal sempre vai depender do tipo de alimento que você quer conservar. E é por isso que existem equipamentos específicos para cada um deles.

Confira alguns equipamentos para manter a temperatura de alimentos:

Para aquecimentos (acima de +60ºC):

  • Estufa aquecida ou gabinete aquecido: este aparelho é bem parecido com uma geladeira, mas faz o trabalho contrário ao dela. Ao invés de gelar, ele mantém o alimento quente.
    A estuda aquecida funciona desta mesma forma, mas com uma variedade mais ampla de tamanhos.
  • Pass Through Aquecido: este aqui é usado para a passagem dos alimentos da cozinha até o local que será servido.

Além disso, ele também mantém a temperatura ideal para evitar possíveis contaminações.

  • Vitrine Aquecida: conhecido também por “estufa de salgados”, este equipamento consegue armazenas os alimentos na temperatura que devem ficar.

E, como o próprio nome já diz, ele funciona como uma vitrine, expondo a comida para o cliente.

  • Pista quente / buffet aquecido: Além de manter uma temperatura segura e pronta para o consumo, o balcão térmico ajuda o cliente no processo de self service.

Para conservar resfriados (+5ºC):

  • Refrigerador / geladeira / gabinete refrigerado: é o equipamento mais popular para a conservação de alimentos e sendo muito útil em uma cozinha industrial.

Ele é indispensável para qualquer tipo de restaurante, então procure por um que seja bom e dê conta da sua necessidade.

  • Pass Through Refrigerado: a sua função é semelhante com o citado acima, porém, ao invés de manter o alimento quente, este mantém a passagem das comidas resfriados da cozinha para o refeitório.
  • Vitrine refrigerada / estufa fria: é a variação da vitrine quente. A função de ambos é manter a comida em temperatura baixa e amostra para os clientes.
  • Pista fria / buffet frio: as duas opções irão deixar alimentos, como frutas, saladas e sobremesas, resfriadas e prontas serviços de self-service.

Para resfriar e descongelar rapidamente:

  • Resfriador e ultracongelador rápido: os equipamentos para resfriar e congelar rapidamente garantem que os produtos passem rapidamente pela zona de temperatura.

Já os ultracongeladores fazem este processo mais rápido, garantindo um pouco mais de segurança.

Conservação de alimentos: saiba como fazer corretamente

Quando se trata de conservação de alimentos, uma das mais importantes coisas a se lembrar é a temperatura. A “zona de perigo” compreende qualquer temperatura entre 5 ºC e 57 ºC.

O alimento que se encontra nesta zona de temperatura pode desenvolver bactérias, incluindo salmonela, que podem fazer com que os consumidores adoeçam.

É por esta razão, nunca descongele ou faça a marinada fora da geladeira ou, ainda, ficar utilizando a mesma tábua ou utensílios para o fazer comida.

Tudo isso são atividades que podem sim contribuir para a manifestação de contaminação cruzada, que pode causar uma série de problemas de saúde.

Automatize a gestão do seu restaurante com o Sistema Saipos

Caso você esteja procurando formas de como organizar, otimizar tempo e estar preparado para qualquer tipo de auditoria operacional e de gestão de restaurante, o Sistema Saipos pode ser um grande aliado!

Isso porque, ao automatizar o seu empreendimento gastronômico, o dia a dia fica bem mais fácil!

Com o nosso sistema, os procedimentos estarão centralizados e padronizados, e poderão ser acessados pelos seus funcionários a qualquer momento.

Também é possível emitir relatórios diariamente, assim, será fácil visualizar como está o fluxo de caixa, controle de estoque, data de vencimento dos produtos e a quantidade de pratos vendidos.

Ficou interessado? Converse agora com um dos nossos consultores e veja o rendimento do seu restaurante crescer como você nem imagina!