O setor de confeitaria para padarias está em alta no Brasil. Segundo dados da Abrasel, o crescimento estimado é de 3,97% ao ano, até 2029.
Com um mercado promissor em expansão, investir em alimentos de alto giro e lucratividade pode ajudar a alavancar as vendas da sua padaria.
Por isso, vamos te auxiliar com 21 doces mais vendidos, além de dar dicas de como controlar o custo dos produtos e garantir controle sobre a gestão do seu negócio. Confira:
Doces de padaria são um dos produtos mais vendidos, afinal eles encantam através da vitrine e são responsáveis pelas compras por impulso dos clientes.
Quem não gosta de um docinho após as refeições? Com esse senso comum, o seu estabelecimento aumenta o ticket médio e até a margem de lucro, porém, para isso acontecer, é preciso de confeiteiros especializados e insumos de qualidade.
Para te ajudar a montar o cardápio de doces para vender, escolhemos os 21 mais vendidos nas padarias brasileiras. Veja a seguir:

Considerado o doce que mais representa o brasileiro, o brigadeiro é sucesso em festas, confraternizações e para um lanchinho pós almoço.
Feito de chocolate, leite condensado e manteiga, o doce tradicional e simples ajuda a movimentar o mercado e fortalecer os micro e pequenos negócios.
Segundo a Infinite Pay, o lucro médio na venda de brigadeiros pode ser de 100% a 200% sobre o valor gasto, principalmente para suas versões gourmets.
Originado na Europa e popularizado nos EUA, a receita do biscoito com gotas de chocolate chegou ao Brasil através do compartilhamento de receitas na internet.
Feito com farinha de trigo, açúcar, gordura, leite, bicarbonato de sódio e aromatizante de baunilha, a receita pode ser bem versátil.
Ela pode ser feita com as clássicas gotas de chocolate, mas também com recheio de cremes, como avelã, leite ninho, cream cheese, brigadeiro, doce de leite e muito mais.
Indispensável para quem quer montar uma padaria, o brownie é um bolo partido em pequenas fatias que pode ser servido com sorvete.
Seu principal diferencial é a casquinha crocante e massa úmida de chocolate, além de não haver a presença de fermento, configurando uma textura densa e não aerada.
A receita possibilita que sejam vendidos brownies recheados, onde duas fatias são entremeadas por creme de morango, avelã e outros da sua escolha.

Esse tipo de pão doce é sensação nas padarias, pois aproveita a massa dos pães que sobram na cozinha.
A massa é frita ou assada e recheada com creme de leite, creme de confeiteiro ou chocolate e polvilhado com açúcar.
Existem algumas padarias que fazem em tamanho mini, para vender em combos para festa, sendo uma ótima opção para quem atende muito esse nicho.
A deliciosa receita é um clássico das casas brasileiras, porém a receita de padaria possui algumas diferenças.
Nessa versão o leite condensado é substituído por farinha de trigo, o que torna o doce mais denso e com maior rendimento.
Alguns outros ingredientes podem ser adicionados, como queijo e coco, já o restante segue a receita tradicional.
Outro clássico das padarias brasileiras, esse doce é considerado de receita simples, mas saboroso.
Com uma mistura de gema de ovo, açúcar e coco ralado, o quitute de cor amarela é servido em pequena porção ou fatiado.
Assado em banho maria até pegar firmeza, o quindim possui uma textura lisa, densa e cremosa e cor vibrante.

O pequeno bolo feito para uma pessoa comer é muito comum para lanches rápidos e decorações de festas, principalmente as infantis e casamentos.
Mais do que um doce, o cupcake também é um ornamento, que pode agradar muito os clientes se enfeitando com glacês, pasta americana e confeitos.
Também é muito usado por corporações e eventos como presente ou lembrancinha.
Uma variação semelhante ao cupcake por ser um doce para uma pessoa, porém essa versão é uma ótima forma de aproveitar sobras das produção de bolos.
Feito em camadas dentro de um potinho, ele intercala farelo de bolo com recheio, sendo uma ótima opção para pessoas com pressa, mas que querem saborear uma iguaria enquanto fazem outra atividade.
As massas mais populares são a red velvet, chocolate, baunilha e cenoura.
Inspirado nos Verrines franceses, o copo da felicidade traz cor, sabor e uma gama de combinações infalíveis.
O doce é feito em camadas e montado dentro de copos de plástico ou vidro de 300 a 500 ml.
Os ingredientes mais usados são brigadeiro cremoso, mousses, frutas frescas, geléias, pedaços de chocolate e farelo de bolo ou brownie.

Um dos produtos de padaria mais vendidos, o bolo de cenoura é uma opção saborosa e considerada de custo mais baixo.
Veja a seguir os ingredientes e suas funções dentro da receita na tabela abaixo:
|
Ingrediente |
Função |
|
Cenouras e açúcar |
Dá doçura e cor a massa |
|
Ovo |
Confere estrutura e leveza a massa |
|
Óleo |
Traz umidade a massa |
|
Farinha de trigo |
É a base da massa |
|
Fermento químico |
Faz o bolo crescer e o deixa fofinho. |
Sobremesa refrescante e muito popular nas padarias brasileiras, que mistura o azedo do limão com a doçura da base neutra.
A massa de base é feita com biscoito de manteiga ou maisena triturada e misturada na manteiga.
O recheio cremoso é feito com leite condensado, creme de leite e suco de limão e sobre o recheio pode ser colocado merengue, chantilly ou apenas raspas de limão.
Apesar do nome, os salgados de padaria podem ter as suas versões doces.
Pastéis fritos e assados, croissants, empadinhas, calzones e até pães de queijo podem ser recheados com cremes doces.
Os sabores mais comuns são chocolate (preto e branco), goiabada, caramelo, doce de leite, creme de baunilha, de leite ninho, de pistache, de amendoim, de maracujá e muito mais.

As tortas são essenciais para qualquer padaria, pois podem ser consumidas no local ou até encomendadas para comemorações.
Diferente dos bolos, as tortas possuem uma massa mais firme e úmida, além de recheios mais densos e intercalados em camadas.
Suas versões mais famosas são as tortas de: frutas, chocolate, alemã, Marta Rocha, holandesa, cheesecake e banoffee.
Doce com influência da culinária portuguesa e africana, a queijadinha combina ingredientes como coco, leite condensado, ovos e queijo parmesão.
Sua textura é crocante, dourada por fora e úmida por dentro, tendo um contraste agradável para o paladar.
O doce agridoce é fácil de preparar, pois não leva farinha ou fermento e assa em poucos minutos.
As trufas são uma ótima opção para quem está iniciando uma mini padaria, já que o doce engloba um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros: o chocolate.
Segundo a Abicab, o consumo médio, em 2023, da iguaria por pessoa é de 3,9 kg ao ano.
Para começar a vender e alcançar os chocólatras, você precisa um bom chocolate para a casquinha e recheio cremoso de sua preferência.
Lembra do morango do amor? Esse doce virou trend nas redes sociais em 2025 e gerou muito lucro para padarias e pequenos confeiteiros. Já imaginou se outro viral desses acontece? A dica é ficar sempre de olho no que acontece nesses lugares. Aproveite o que está em alta para vender mais.

O pão doce é o campeão de vendas no final do ano. Com a chegada do Natal, muitas padarias começam a fabricar as suas versões, seja os chocotones ou os tradicionais panetones de frutas cristalizadas.
Com um caráter mais caseiro, os panetones de padaria são um charme para quem busca versões únicas em relação aos industrializados.
A versão da sua padaria pode ser tradicional, com gotas de chocolate ou recheada com creme de pistache, goiabada ou outro creme exclusivo.
Outro produto que combina com o natal ou outras festividades, como a páscoa, os biscoitos decorados são ótimos para encantar a clientela.
Com formatos e decorações natalinas diversas você pode usá-los como opção de produto para presentear, oferecendo uma porção em saquinhos decorados ou caixinhas temáticas.
Delicado biscoito francês, conhecido pelas cores em tons pastéis e sua textura crocante por fora e macia por dentro.
Essa receita é uma das mais desafiadoras da confeitaria, pois exige precisão no preparo.
Sua base é feita com farinha de amêndoas, clara de ovo e açúcar e assada em temperatura controlada, em curto período de tempo.
Por ser um doce delicado, o custo dele é mais elevado do que os outros produtos, por isso, considere se o seu público-alvo irá aderir aos valores mais altos a longo prazo.

Apesar do nome, o doce tem origem brasileira, mesmo que inspirado no doce italiano Salame di cioccolato.
A receita tem como base brigadeiro e biscoito triturado, moldado em tabletes, que lembram a aparência de um mármore de salame.
Até agora só vimos alimentos prontos para consumo, mas e se a sua padaria também fornecesse produtos próprios, como as geléias.
O seu cliente pode adquirir uma especialidade do local e aproveitá-lo todos os dias em casa. As geléias são ótimas opções para passar no pão, rechear tortas ou cobrir bolos caseiros.
Você pode começar a vender os mais clássicos, como goiabada, uva, laranja, framboesa, pêssego.
Dica da Saipos: tenha uma ferramenta de leitura de peso dinâmico para vender esses produtos por quilo. A da Saipos, além de emitir etiqueta, conecta o código de barras ao PDV, para agilizar o atendimento no balcão.
Muito popular no sul do Brasil, a cuca alemã se caracteriza pela massa fofinha e cobertura crocante de farofa doce.
A receita chegou ao país com os imigrantes alemães no século XIX e se espalhou para várias regiões.
Com massa levinha e semelhante a pão e a farofa doce, amanteigada e crocante, ela se adapta muito bem aos recheios clássicos de uva, goiabada, maçã, abacaxi e doce de leite.

A principal estratégia está no visual, pois, geralmente, os doces estão no balcão do estabelecimento. Por isso, é indicado caprichar na aparência para despertar o olhar dos clientes.
Essa estratégia também pode ser impulsionada nas comprar delivery, através de um cardápio digital com fotos atraentes e de boa qualidade, para que os clientes “comam com os olhos” imediatamente.
Outro fator importante é a precificação dos produtos, pois muitos possuem um custo de produção mais elevado, devido a insumos finos que necessitam de mais qualidade.
Para isso, ter uma planilha de precificação é essencial para fazer esse cálculo e não sair no prejuízo. A Saipos disponibiliza um material gratuíto especialmente para isso, clique no banner abaixo e saiba mais:
Ter um cardápio com todos os doces que encantem a clientela não é fácil, afinal, cada produto precisa estar no padrão, levar a mesma quantidade de ingredientes e, ainda, não deixar de ser produzido por falta de insumos na cozinha."
Para isso a Saipos apresenta um sistema para padarias, que fornece mais de 70 funcionalidades, desde a gestão até o controle de estoque. Veja essa e mais outros benefícios:
|
Funcionalidade |
Aplicação no dia a dia |
|
☁️Sistema 100% localizado na nuvem |
Possibilita que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora. |
|
📦Controle de Estoque |
Ele te avisa quando um dos produtos que você cadastrou precisa ser comprado novamente. |
|
📎Ficha técnica automatizada |
Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato. |
|
💰Relatório de fluxo de caixa |
Entregando em suas mãos todas as movimentações do seu caixa no período que você pedir. |
|
📋Cardápio online ou QR code |
Fazemos todo o cadastro do cardápio: fotos dos produtos, adicionais, campo de observação e acesso via link ou QR Code. |
|
⚖️Leitura de preço dinâmico |
Conecte o sistema a balança para serviços a kg, convertendo rapidamente o peso em preço e emitindo a etiqueta. |
Não perca mais tempo! Dê este passo para tornar a gestão da sua padaria mais simples, ágil e inteligente! Faça parte dos mais de 15 mil clientes. Contate agora um dos nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita!
Saiba mais sobre esse assunto!
Os principais doces de padaria que possuem maior rotatividade são o brigadeiro, inclusive as suas versões gourmet, cookies, brownies, sonho e muitos outros.
Para vender mais você precisa caprichar no visual dos doces, tanto para colocá-los em exposição na vitrine ou balcão do estabelecimentos, quanto para as fotos do cardápio digital do delivery.
Entre as 21 opções listadas, o macaron é considerado o item com maior custo de produção, pois leva ingredientes mais finos, como a farinha de amêndoas, e necessita de mão de obra especializada.