Conheça truques sobre churrasco vegano para lucrar e conquistar clientes!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Churrasco vegano: saiba os truques para lucrar e conquistar clientes!

Você já pensou em vender churrasco vegano? A ideia pode parecer um pouco curiosa, mas acredite: há motivos significativos que justificam abrir churrascaria com este tipo de comida!

Segundo o site Vegan Business, a estimativa é de que cerca de 7 milhões de brasileiros já tenham aderido ao veganismo.

Esses números comprovam que vale a pena investir nessa tendência, já que o mercado de comida vegana é pouco explorado, principalmente pelo receio de não ter público suficiente.

No entanto, qual é o intuito de vender churrasco vegano, um prato que, em sua forma original, é feito justamente de carne?

A verdade é que mesmo pessoas veganas podem sentir falta de alguns pratos, e procurar substitutos para aquele gostinho de antes da transição para o veganismo.

Mais que isso, se você tem uma churrascaria ou um delivery de carnes, é sempre útil ter em seu cardápio uma opção que possa servir pessoas com paladar e estilos de vida diferenciados, como vegetarianos e veganos.

Portanto, acho que já demos alguns motivos para conhecer como fazer um churrasco vegano delicioso.

Mas, antes de você continuar lendo, aproveite e baixe agora a Planilha para calcular os custos de prato feita pela Saipos. É só apertar no banner!

Mas, afinal, o que é churrasco vegano?

Na categoria de churrasco vegano não há nada de origem animal, mas é possível criar preparos que casam perfeitamente com aqueles churrascos de domingo, sabe?

Por isso, legumes defumados, hambúrgueres na chapa, carne de soja grelhada e espetinhos com os mais diversos alimentos naturais… Sim, tudo isso pode ser considerado churrasco vegano!

E, se você pensa que a falta da proteína animal atrapalha no sabor dos pratos, enganou-se. O segredo é caprichar nos temperos e garantir uma defumação que ressalte todos os ingredientes ao paladar.

Quais são os critérios para preparar uma refeição vegana?

Para trabalhar com venda de pratos veganos, é necessário seguir à risca todas as exigências do veganismo.

Portanto, o primeiro passo é entender que os adeptos a esse estilo de vida levam tudo muito a sério.

Qualquer produto de origem animal, ou que tenha consequências de sofrimento aos animais, está estritamente cortado da lista do que pode ser consumido.

Levar isso em conta é uma obrigação para conquistar a confiança dos clientes e garantir uma boa reputação para a sua loja.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, a presença não intencional de resíduos (traços) de produtos de origem animal no processo de fabricação de um alimento ou na sua composição final não é sinônimo de problema para o público vegano.

Complemento ou cardápio único: Qual a melhor forma de vender?

Existem duas formas de vender churrasco vegano, e cada uma delas exige mais ou menos adaptações e cuidados.

A primeira possibilidade diz respeito à venda do produto na sua churrascaria que tem um cardápio de churrasco tradicional, com carne, frango e outros tipos de proteína.

Nesse caso, você pode inserir o churrasco vegano no menu, como acompanhamento, ou com foco em pessoas que não comem carne.

Se essa for a sua ideia, é possível assar ou grelhar o seu churrasco vegano próximo aos espetos convencionais. Dessa forma, o aroma da defumação irá penetrar nos legumes, trazendo sabor e aromas deliciosos.

No entanto, essa prática não é apropriada para empreendimentos focados apenas em alimentação vegana. 

Trabalhar com qualquer tipo de carne pode manchar a imagem do seu negócio, e é aí que entra a segunda possibilidade de vendas!

O outro método tem a ver apenas com o público seleto, de pessoas que não consomem absolutamente nada de origem animal. 

Nesses casos, não há outro jeito, o churrasco vegano será o astro do cardápio! Por isso, é ainda mais fundamental criar uma cartela de sabores variada e atrativa, reforçando as características de um assado tradicional, mas totalmente vegano.

Independentemente da opção que mais se encaixa com o seu empreendimento, há várias possibilidades de trabalhar o cardápio. Separamos algumas receitas que prometem sabor, unido à consciência alimentar. Confira!

Sugestões para um cardápio de churrasco vegano delicioso!

 

Churrasco de carne de soja

A soja é um dos alimentos mais democráticos da cozinha vegana, podendo servir de base para diversos pratos.

Para o churrasco, basta cozinhar a proteína por cerca de 10 min, espremer, temperar e deixar descansando por 1h até o sabor penetrar, depois é só grelhar.

Espetinho de churrasco com legumes

Todo mundo adora um espetinho de legumes, seja para acompanhamento ou prato principal. Mas é fundamental saber como preparar um espetinho de churrasco excelente.

O segredo é escolher os ingredientes que mais combinam, e mesclar ingredientes de sabor neutro com outros mais marcantes, como por exemplo milho - alho - batata - pimentão. E o tempero não pode faltar, hein?

Kafta vegana

O sabor da kafta vegana é muito semelhante ao tradicional, e a aparência também.

O preparo é feito a base de proteína de soja hidratada e triturada, junto com farinha de trigo, azeite e temperos. Depois é só assar tudo. Fica uma delícia!

Pão de alho com queijo vegano Impossível fazer um churrasco sem pão de alho! E, para complementar, utilize queijo vegano. Existem diversas receitas, e as mais tradicionais são feitas com oleaginosas.
Churrasco com carne de jaca Quem já provou, diz que o churrasco de jaca lembra muito a carne de porco. Nesse caso, você pode assar a jaca no espeto ou desfiar para preparar um delicioso hambúrguer na brasa.
Hambúrguer na brasa Fazer a receita sobre uma chapa com brasa irá garantir a defumação que faz toda a diferença, e você pode utilizar lentilha, ervilha, feijão, jaca, soja… São muitas possibilidades!

 

Explore o sabor das frutas no seu cardápio de churrasco vegano!

Sim, elas também podem compor o seu cardápio! Se você busca entender como fazer espetinhos de legumes para churrasco, saiba que as frutas também conferem uma textura diferenciada para essa delícia vegana.

Mas, se você pensa que só pode utilizá-las para as sobremesas, está muito enganado!

O que poucos empreendedores sabem é que frutas, apesar do sabor adocicado, podem ficar deliciosas com temperos e azeite.

A melancia, por exemplo, apesar de parecer estranho, fica perfeita com sal, azeite e pimenta.

É só fatiar e colocar na grelha. Assim, ela ganha o toque defumado e uma textura que lembra muito uma carne macia.

Esse método pode ser usado com outras frutas de sabor neutro, que adquirem facilmente o gosto dos temperos utilizados. Vale a pena experimentar!

Por isso, para te ajudar ainda mais a montar o seu cardápio de churrasco vegano, a Saipos preparou um e-book completo. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

Fortaleça o sabor do churrasco vegano com temperos e especiarias!

Muitos restaurantes que vendem comida vegana pecam em um ponto muito importante. Acontece que, pensam que priorizando o churrasco com legumes, e não com carnes, já é o suficiente para agradar o público.

No entanto, quando esse é o principal pensamento do estabelecimento, o objetivo de fazer uma comida deliciosa é deixado de lado.

E, realmente… preparar um churrasco com legumes mantendo todo aquele sabor marcante, sem usar proteína animal, requer um trabalho muito maior, e atenção na escolha dos temperos.

Por isso, fizemos uma seleção com as melhores opções de como temperar legumes para churrasco,  dando um gostinho especial para as suas receitas, confira!

  • Alecrim;
  • Chimichurri;
  • Páprica doce;
  • Páprica picante;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Limão;
  • Pimenta do reino;
  • Açafrão;
  • Gengibre ralado ou em pó;
  • Pimenta calabresa;
  • Pimenta chilli.

 

Marinar o churrasco vegano traz mais sabor

Embora a proteína animal não seja utilizada, também é importante deixar os ingredientes do churrasco vegano descansando junto com os temperos por algum tempo antes de irem ao fogo.

Para garantir um sabor especial, e aquele típico “tempero da casa”, faça combinações autorais com as especiarias, de modo que seja a marca registrada do seu restaurante.

Capriche também nos molhos e vinagretes, que vão potencializar o sabor do seu prato.

Como vender churrasco vegano delivery?

Se a sua ideia for vender o churrasco vegano por delivery, é também uma ótima opção. Nesse caso, a melhor escolha é trabalhar diferentes sabores de espetinhos.

Imagine só, um delivery de churrasco gourmet totalmente vegano? É um nicho pouco explorado, e que pode captar a atenção de um grande público.

A melhor forma de oferecer os seus produtos delivery é por meio de kits de churrasco. Que tal saber mais sobre?

Mas, antes de continuar lendo, aproveite para baixar nosso e-book grátis com tudo que você precisa saber sobre delivery? Aperte no banner e baixe agora!

 

Kit churrasco vegano, veja como vender!

Certamente você já ouviu falar nos kits de churrasco tradicionais e, com o churrasco vegano, também dá para aderir a essa modalidade de vendas!

Vender combos é muito positivo para as suas finanças, já que estimula o cliente a comprar mais, aumentando o ticket médio.

Para vender kits de churrasco vegano, você precisará escolher uma combinação de itens, que pode ser:

  • 1 espetinho de legumes;
  • 1 espetinho de carne de soja;
  • 1 espetinho de frutas;
  • Pão de alho;
  • Molhos e geleias opcionais.

Essa é apenas uma ideia, que pode ter as quantidades aumentadas de acordo com o preço e número de pessoas que irão consumir.

Incluir apenas espetinho não é necessário, podendo ser oferecidas peças maiores de carne de soja defumada, hambúrgueres e outros acompanhamentos.

Atenção às embalagens

Tanto para os kits de churrasco, como para qualquer outro item vendido por delivery, é fundamental dar uma atenção a mais para as embalagens.

Elas dizem muito sobre o seu restaurante e, no caso de um empreendimento com uma pegada ecológica, a melhor opção é transferir esse conceito também para os invólucros.

Embalagens sustentáveis e feitas com papel reciclado são uma ótima opção.

E lembre-se também de utilizar a sua identidade visual sempre que possível, seja por meio de carimbo ou impresso nas embalagens.

Como é a lucratividade de uma churrascaria vegana?

No geral, o lucro pode ser alto, e a razão é o baixo custo dos ingredientes. O que torna os pratos mais caros é o tempo gasto com as receitas, que muitas vezes necessitam de pré-preparos.

Desse modo, tudo comprova que o valor da experiência oferecida ao cliente pode ser cobrada de modo que compense todo o trabalho, garantindo uma ótima lucratividade.

Comidas veganas de qualidade são difíceis de encontrar, e isso já permite que os preços sejam justos, sem muita necessidade de competir com a concorrência.

3 dicas para churrasco vegano que fazem você lucrar mais!

Separamos três sacadas importantes para potencializar os resultados das vendas de churrasco vegano. Confira!

1. Tenha um marketing atrativo

Não adianta nada inovar no cardápio e focar nas necessidades do seu cliente, se isso não é divulgado. É como dizem: “quem não é visto, não é lembrado”. 

Por isso, dê atenção às suas redes sociais (principalmente ao Instagram) e atraia seu público-alvo por meio de hashtags, enquetes, vídeos sobre os seus preparos e fotos que deem água na boca.

E, caso opte pela venda delivery, para te ajudar a divulgar o seu cardápio vegano, uma opção super profissional e que garante ótimas impressões é utilizar um site próprio!

A Saipos tem uma solução pensando nisso: o Site Delivery! Com ele, você pode ter o seu menu completo com todas as informações de cada receita, em uma página personalizada com pagamento online disponível, se desejar.

Ah! E o melhor é que, nesse caso, você não precisa pagar taxas para os aplicativos de delivery, o nosso site não cobra nenhum valor sobre os pedidos realizados na plataforma!

Aperte no banner e conheça melhor o Sistema para Restaurante da SAIPOS que vem com o Site Delivery!

2. Tenha opções personalizadas

Em qualquer restaurante ou churrascaria surgem aqueles clientes mais difíceis de serem agradados. E, com a culinária vegana, é a mesma coisa!

Por isso, permita que ele tenha liberdade para sugerir e montar seu próprio churrasco, escolhendo os tipos de legumes, proteínas e temperos.

3. Utilize um sistema de gestão para seu restaurante!

Toda a churrascaria passa por aqueles períodos de caos, quando há muitos pedidos para preparar, clientes para servir ou entregas para fazer.

Por isso, independentemente do seu modelo de atendimento, é fundamental contar com um software que automatize tarefas do dia a dia.

Assim, você garante mais tempo para usar em estratégias de crescimento ou ações que melhorem a experiência do cliente.

A Saipos é o Sistema para Churrascarias que mais cresce no Brasil, fazendo crescer, também, os seus parceiros!

Não vai ficar de fora dessa, né? Olha só quantos benefícios o sistema da Saipos pode oferecer:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo-benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!