Tipos de churrasco: quais são as 10 opções mais lucrativas?

Veja 10 tipos de churrasco para o seu restaurante 

Os tipos de churrasco com os quais você pode trabalhar são diversos, afinal esse é um negócio muito difundido e popular em nosso país. Aqui, esse prato tem um lugar especial na mesa de cada brasileiro.

Segundo a Saga, o mercado de churrasco cresce a cada ano no Brasil. Cerca de 50% dos moradores do país acreditam que esse é o prato ideal para as comemorações e almoços de domingo. 

Para isso, será necessário levar em consideração fatores como o modo de preparo, estrutura necessária, concorrência, localização, entre outros.

Nesse texto você vai ver:

  1. Churrasco gourmet;
  2. Churrasco grego;
  3. Churrascaria container;
  4. Espetinho bar;
  5. Churrasco marmitex;
  6. Steakhouse;
  7. Churrasco delivery;
  8. Churrasco vegano;
  9. Espetaria;
  10. Sistema para churrascarias;
tipos de churrasco SAIPOS

1. Churrasco Gourmet 

O churrasco gourmet é uma categoria pensada para comercializar itens de maior qualidade. Nestes produtos é esperado que se utilize as melhores carnes, pães, temperos e molhos. 

Nessa categoria, o nível de exigência dos clientes é muito mais alto, tanto com o sabor, quanto com o atendimento, tempo de entrega, ambiente e decoração. Conheça algumas das características de uma churrascaria gourmet:

  • Cortes nobres;
  • Acompanhamentos diversos e bem trabalhados;
  • Decoração sofisticada e bem iluminada;
  • Ambiente climatizado, confortável e bem organizado;
  • Carta de vinhos ampla e boa apresentação de bebidas e drinks;

Além disso, o tempo de atendimento dos garçons, preparo do prato, entrega na mesa ou delivery é cobrado de forma mais intensa, afinal espera-se um serviço de alta qualidade em todos os sentidos. 

Aqui a criatividade é bem-vinda como um toque de inovação. Queijos diferenciados, cortes importados e rótulos que fogem do tradicional são toques de elegância que seu público vai gostar.

2. Churrasco Grego 

Fugindo da sofisticação e elegância de um ambiente premium, o churrasco grego costuma trazer um toque de informalidade e praticidade. Também conhecido como Kebab, esse é um prato vindo do oriente médio que traz muito sabor para seus clientes. 

Ele consiste em várias carnes assadas uma sobre a outra, normalmente em uma máquina rotativa. Aqui, cortes mais macios são priorizados e podem ser mesclados, tanto carne vermelha quanto aves e carnes brancas. Confira:

Cortes bovinos

Demais cortes

Alcatra

Peito de frango

Maminha

Cordeiro

Fraldinha

Filé de frango

Coxão mole

Bacon

Ele também conta com legumes que ficam nas camadas de carne e trazem sabor e maciez para o prato que é uma das comidas de rua favoritas dos brasileiros. 

Para vender você pode apostar em um ponto fixo ou em carrinhos para churrasco grego, que trazem a possibilidade de mobilidade, venda em feiras e eventos, além de pontos de maior movimento. 

Dica Saipos: máquinas de churrasco grego costumam ter um valor mais alto, em torno de 3 mil reais, mas podem ser encontradas por menos se compradas usadas.

3. Churrascaria container 

Pensada em ser um ambiente prático, com baixo investimento e maior rotatividade de pessoas, a churrascaria container é uma boa opção para quem quer inovação. 

Os containers são umas das alternativas de pouco custo que popularizaram nos últimos anos. Casas, empresas e até mesmo restaurantes utilizam essas estruturas como forma de realizar suas metas de forma mais rápida. Saiba mais:

  • Custam a partir de R$ 12 mil;
  • Precisam de alvará de funcionamento como qualquer negócio;
  • Contam com alta durabilidade;
  • Precisam de bom isolamento térmico e acústico;
  • Sustentáveis e de fácil mobilidade;

Além disso, a localização é um ponto a considerar. Eles podem ser colocados em terrenos de qualquer tipo, desde que bem localizados para seu negócio. Busque por opções que combinem com seu nicho de clientes. 

Suas vendas também podem ser por delivery, sendo uma ótima estratégia para abrir um ponto de entrega que seja eficiente e bem organizado. Descubra no vídeo abaixo como lucrar mais na sua churrascaria! 

4. Espetinho bar 

Pensado em ser um espaço para reunir amigos, fazer comemorações e encontros de forma descontraída, o espetinho bar é um investimento que tende a popularizar e ser ainda mais lucrativo. 

Nesses espaços, itens como karaokê, sinuca, bar com drinks, pontos de conversa e itens instagramáveis são os favoritos do público. Encante seus clientes com um ambiente acolhedor e cheio de opções interativas. Ofereça:

  • Drinks exclusivos da casa;
  • Acompanhamentos e porções de petiscos;
  • Rodízio de espetinhos;
  • Cascata de chocolate para espetinhos doces;
  • Ilha de sobremesas;

Além de diversificar o que é esperado pelos clientes, você também cria diferenciais para seu negócio, entendendo que essa é uma necessidade comercial para se destacar.

Noites temáticas, apresentações ao vivo e outros tipos de atrações podem movimentar o público e engajá-los a conhecer seu espaço. 

5. Churrasco marmitex 

Existe uma grande demanda de público que prefere pedir ou buscar esse tipo de marmitas para almoçar. Além de ser uma praticidade para o dia a dia corrido de trabalho, é ainda uma boa opção para almoços em família ou com amigos. 

Ter opções de churrasco marmitex torna seu negócio popular nos aplicativos de delivery, além de ser referência para equipes e times de trabalho. Crise fidelidade para que esse público procure seu estabelecimento.

Ofereça descontos nos pratos do dia ou crie combos promocionais para a semana, com galetos e carnes de gado e porco. Além disso, complete com acompanhamentos e molhos para oferecer uma experiência completa. 

Enviando em potinhos separados porções de sobremesa, inclusas no combo ou pedidas à parte, torna-se um diferencial em comparação aos seus concorrentes. Sempre analise o que eles oferecem e como sua churrascaria pode se diferenciar.

Dica Saipos: marmitex deve ser servido e transportado em embalagens térmicas e resistentes. Aposte em qualidade para garantir boas avaliações.

6. Steakhouse 

As steakhouses são espaços inspirados nos cortes e cardápios de churrascarias norte-americanas, específicamente estadunidenses e canadenses. Nesses espaços é comum encontrar pratos e molhos populares nesses países. 

Devido à sua influência direta no nosso país, a culinária desses locais afetam diretamente nosso estilo de vida, viralizando em redes sociais e trazendo novas opções de pratos e de locais, como é o caso desse tipo de churrascaria.

Cortes de carne

Acompanhamentos

Bebidas 

Ribeye 

Massas e sanduíches 

Cerveja clara ou escura

Costela

Saladas e batatas 

Cerveja artesanal

Cordeiro

Molhos tipo barbecue

Bebidas gaseificadas

Tomahawk

Queijos e saladas

Sucos e refrigerantes 

 

Além disso, as sobremesas tem grande espaço nesse tipo de meni, contando com brownies, cheesecakes, pudins e tortas. Itens temáticos e eventos que acompanham a roda do norte também são bem-vindos. 

Experimente promover dia de ação de graças com o tradicional peru assado ou noite de halloween com festa à fantasia para seus clientes! Esse tipo de ação sempre é valorizada pelo público. 

7. Churrasco delivery 

Como opção única ou para completar as vendas da sua churrascaria, a entrega traz mais praticidade para os clientes e aumenta a procura pelo seu restaurante. Estar dentro de uma plataforma como o Ifood, por exemplo, pode impulsionar suas vendas. 

Quando você utiliza um sistema simples, ágil e inteligente, fica muito mais fácil entender os dados das suas vendas de delivery em uma única tela, utilizando a ferramenta de integração com Ifood, exclusiva da Saipos. 

Oferecendo opções de pratos que chegam quentinhos, bem embalados e com apresentação bem feita as chances de crescer nesse tipo de negócio aumentam consideravelmente. 

Para vender em delivery, invista em postagens e anúncios nas redes sociais que sirvam como divulgação e mostrem seus produtos e serviços. Vídeos bem feitos tendem a viralizar e atrair clientes de forma orgânica. 

A Saipos preparou um material sobre precificação de pratos para ajudar você a lucrar ainda mais! Confira:

8. Churrasco vegano 

Segundo o portal Terra, cerca de 14% da população brasileira é vegana ou vegetariana. Este número aumenta ainda mais quando pensamos nos adeptos à alimentação saudável e natural. Com essa grande tendência, investir nesses produtos é sucesso. Além disso, churrascos coreanos são sucesso. 

Com a grande procura, cada vez mais itens para esse ramo chegam às prateleiras. Carnes, linguiças e frangos vegetais, tofu defumado, proteína de soja e legumes diversos viram as estrelas do churrasco vegano

Para deixá-lo mais saboroso o segredo não foge do churrasco tradicional: o tempero. Nesse caso, caprichar em condimentos como shoyo, páprica, fumaça em pó, açafrão e chimichurri contribuem para um sabor ainda mais intenso. 

Se quiser, faça uma marinada utilizando esses temperos. Para o famoso pão de alho não há segredo: pães em sua maioria já são veganos. Apenas confira o rótulo. Além disso, hoje encontramos queijos e outros itens para complementar que são à base de plantas. 

Dica Saipos: o segredo do churrasco vegano é adicionar gordura (como azeite) e algum condimento defumado. Para isso, a fumaça em pó ou líquida é perfeita. Fará toda a diferença no seu produto final.

9. Espetaria 

A espetaria foge um pouco do conceito do espeto bar pois é mais voltada para a venda dos espetinhos do que para bebidas e atrações. Esse tipo de negócio costuma ser bem localizado, perto de estações de trem e ônibus, escolas e academias.

São pontos de parada rápida, onde as pessoas buscam para viagem ou pegam para comer no caminho. Possuem espaços para consumo no local, mas priorizam delivery e take away. 

Além disso, as espetarias contam com os sabores clássicos que já são amados pelos brasileiros e trazem inovações para o público mais exigente. Você encontrará:

  • Carne de gado;
  • Carne de frango;
  • Porco, normalmente com bacon;
  • Espetinhos de queijo;
  • Coração de galinha;
  • Camarões grelhados;
  • Legumes e carnes vegetais; 
  • Doces de morango, kiwi ou abacaxi;

Alguns estabelecimentos trabalham com a venda de acompanhamentos como porções de saladas, batatas fritas ou chips, além de tipos variados de farofas e molhos. Tudo depende do tipo de nicho que você trabalha.

Invista em temperos e molhos da casa para conquistar a fidelidade dos consumidores. 

10. Sistema para churrascaria

O mercado de churrasco é extremamente competitivo. Portanto, para que o seu estabelecimento continue dando lucro, é essencial realizar uma boa gestão. 

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. E é por isso que você precisa investir no sistema para churrascaria da Saipos

O nosso software foi criado para deixar toda a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente, além de integrar a sua churrascaria ao maior número de de aplicativos delivery do mercado.

Confira outros benefícios que o nosso sistema oferece para o seu estabelecimento:

  • Integração com o maior número de aplicativos delivery do mercado, como iFood, Bigou, entre outros.
  • Acesso a um PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base, para que você possa conhecer aquelas pessoas mais fidelizadas com o seu negócio e monte ações de marketing para vender mais;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio.
  • Comanda eletrônica para tirar pedidos em smartphones ou tablets e enviá-los diretamente para a cozinha, qualificando o atendimento de mesa;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom ou da equipe inteira;
  • E muito mais!

Para ter acesso a uma demonstração 100%  gratuita dessas e de todas as nossas funcionalidades, aperte no banner abaixo e converse com um de nossos consultores. 

FAQ

Saiba mais sobre esse assunto!

Qual é o melhor churrasco do Brasil?

Definir o melhor é uma questão de gosto, mas o gaúcho é reconhecido pelos brasileiros como o melhor churrasco do país.

Qual tipo de carne é boa e barata para churrasco?

A fraldinha é um corte que mantém o valor abaixo das outras e costuma ser valorizada pelo seu sabor e textura.

Qual o melhor sistema para churrascaria?

O sistema Saipos conta com mais de 70 funcionalidades para aumentar ainda mais o lucro do seu negócio.

O melhor Sistema para Churrascaria