Uma tendência chamada Churrasco Gourmet

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Saiba tudo sobre a tendência Churrasco Gourmet

Você quer abrir um negócio de alimentação que seja diferenciado, mas popular? Então, aposte no churrasco gourmet!

Cada vez mais no ramo alimentício os consumidores estão buscando uma experiência, seja no sabor, no ambiente ou nos produtos.

E o churrasco gourmet oferece isso: inovação, sair da mesmice e trazer um ar mais “sofisticado” para as carnes assadas.

Esse “aprimoramento” que o público sente e deseja também impactou em uma mudança  nos cortes mais pedidos. 

Um exemplo disso é a mais cara, e dominante, picanha, que perdeu seu protagonismo para cortes mais saborosos, e em conta, como o entrecot, o t-bone e o prime rib.

Desde os acompanhamentos até a harmonização com cervejas e vinhos, toda a experiência pode fazer seu churrasco gourmet lucrar muito e ser reconhecido no mercado!

Sendo assim, preparamos este artigo para explicar essa moda, dar dicas e inspirar você a abrir seu próprio negócio desse segmento.

Está preparado? Mas, antes, baixe agora mesmo o e-book que a Saipos criou sobre “Como tornar meu churrasco gourmet mais eficiente”. Aperte no banner!

O que é churrasco gourmet?

Todo produto gourmet é definido pela seleção e uso de itens de qualidade superior à média no preparo dos pratos.

Então, é isso que você deve oferecer no seu churrasco gourmet, preocupando-se com a qualidade e sempre protagonizando a carne no seu negócio.

As carnes do tipo premium possuem um valor mais alto, pois precisam de mais recursos para serem produzidas. Portanto, saiba que o preço sempre vai ser salgado.

Como dissemos no início do texto, o paladar do público está mais sofisticado, sempre buscando por produtos de alto nível.

Nessa nova demanda, várias boutiques de carne, churrascaria delivery de alto padrão e criadouros certificados e responsáveis entraram em cena e saíram lucrando.

Podemos dizer que existem, aproximadamente, 50 tipos de cortes finos de carne bovina, sem falar nos suínos e nas carnes exóticas, como javali, avestruz, faisão, entre outros. 

A criação e a raça do boi também influenciam na qualidade, sendo a Angus e a Wagyus as mais pedidas.

Com tantas opções no mercado, às vezes fica difícil saber como selecionar a melhor carne e o melhor corte para apreciar um delicioso churrasco gourmet.

Portanto, veja o que mais se adequa ao negócio que você pretende investir, e também à sua região e seu público. Faça essa pesquisa e o sucesso será garantido. 

Quais são os melhores cortes para churrasco gourmet?

Os melhores cortes para churrasco gourmet são as carnes nobres, como o ribeye, short rib, picanha e strip sirloin.

Você também pode investir em outras peças, como cowboy steak, bife ancho, T-bone, prime rib, porterhouse e bife de chorizo de raças como o Angus, o Wagyu e o Hereford.

Uma dica é apostar em linguiças artesanais, elas possuem uma fabricação diferenciada e alta qualidade na matéria prima, pois têm menos gordura que as industriais.

Quer mais? Invista em carne de cordeiro! Carré e paleta são macias, com menos fibras e com sabor adocicado e leve. Vai ser sucesso!

Mas, para um bom churrasco gourmet, não adianta só comprar carnes de primeira. Pela busca constante de cortes premium, muitas carnes consideradas “de segunda” ganharam destaque.  

Isso nos dá a entender que a classificação pouco importa, mas o sabor, qualidade e procedência da peça têm grande relevância.

Dentre os cortes mais populares e fáceis de encontrar, podemos indicar:

  • Maminha
  • Picanha
  • Prime Rib
  • T-bone
  • Bife de Chorizo
  • Short Rib
  • Bife Ancho
  • Porterhouse

Comprar alguma dessas carnes é garantia de um bom churrasco gourmet? Ainda não. Tudo depende do preparo. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Mas antes, baixe o material que a Saipos criou e que vai ajudar no seu churrasco gourmet, o e-book sobre “Conservação de Alimentos: saiba como fazer corretamente”.

Aperte no banner abaixo e faça download grátis agora mesmo!

Como preparar um churrasco gourmet?

Caso não contrate um churrasqueiro experiente para seu churrasco gourmet, nós vamos te ajudar a preparar a carne para seu restaurante.

Então, primeiramente, para ter um sabor genuíno e sem alterações, você pode cozinhar apenas com sal grosso, sendo que o momento ideal para salgar a carne é já na hora de levá-la para a grelha. 

Agora, se você quer oferecer um sabor diferente, pode adicionar ervas finas, molhos ou temperos prontos.

Outro fator importante é se certificar de que a churrasqueira está quente o suficiente antes de colocar a carne para assar na grelha, para não errar no ponto.

Porém, o ponto pode variar dependendo do gosto da pessoa, pois é algo muito pessoal. Uns preferem mal passada, outros ao ponto e alguns bem passada.

Um bom assador sabe que o ponto mal passado conserva mais suculência e sabor na peça, então, deixe os bifes finos na grelha de 4 a 5 minutos de cada lado.

Também evite furar a carne, ou ficar virando de um lado para o outro. Deixe-a descansar! Esse é o segredo!

Aguarde alguns minutos para deixar o líquido do pedaço se estabelecer entre as fibras e deixá-la mais úmida. Depois: voilá! Pode servir a peça suculenta!

Temperos

Para ter um sabor diferenciado, você pode bater no liquidificador o sal grosso com pimenta moída, isso vai agregar bastante.

Também, pode aproveitar a flor de sal, que é usada mais na finalização. Ela é um sal marinho com mais sabor e mais delicado que o sal grosso normal.

Ou, ainda, pode apostar no alho negro. Ele é reduzido a um envelhecimento e fermentação diferentes do alho comum, entregando sabor, odor e textura diferentes.

Além disso, pode usar molhos como barbecue, chimichurri, mostardas e até chutneys de cebola.

Quais são os acompanhamentos para churrasco gourmet?

Os acompanhamentos são fundamentais para harmonizar com a carne e complementar a experiência que seu cliente vai ter no seu churrasco gourmet.

Portanto, você pode optar pelo básico e tradicional, que até mesmo o delivery de churrasco oferece: arroz, farofa, pão de alho, saladas e vinagretes. 

O que deixará seu acompanhamento mais gourmet é a preparação, os ingredientes utilizados e a apresentação. Você pode ousar um pouco e cozinhá-los diretamente na grelha.

Os molhos também têm conquistado os amantes das carnes, assim como as geleias, pois, além de acompanhar, harmonizam com a carne.

Um truque simples é misturar um pouco de mostarda, mel e ervas finas, o resultado é um sabor agridoce de dar água na boca.

Outra coisa: explore também as sobremesas! Para dias quentes, sirva pratos gelados, como sorvetes, mousses e gelatinas.

Vale oferecer frutas frescas que, além de serem leves, auxiliam na digestão, ainda mais depois de comer aquele churrasco gostoso.

Dica da Saipos

Aposte nas mini cebolas! É só descascar, lavar, regar com azeite, ervas e sal a gosto.

Depois, embrulhe em papel alumínio e leve para a brasa. 

Essa dica tem como resultado cebolas caramelizadas e com sabor especial. Você pode fazer isso também com batatas ou vegetais à sua escolha.

 

Outra coisa: explore também as sobremesas! Para dias quentes, sirva pratos gelados, como sorvetes, mousses e gelatinas.

Vale oferecer frutas frescas que, além de serem leves, auxiliam na digestão, ainda mais depois de comer aquele churrasco gostoso.

Quais bebidas combinam com churrasco gourmet?

Seu cardápio pode, e deve, oferecer uma carta de drinks e bebidas que harmonizam com seu churrasco gourmet.

Esse é o melhor acompanhamento para as carnes e, além disso, traz um diferencial para seu restaurante, servindo mais do que só um churrasco, mas uma experiência gastronômica para seu cliente.

Por isso, separamos abaixo algumas sugestões de bebidas que você pode usar no seu churrasco gourmet. Confira!

Mas o vinho combina?

Vamos começar esse tópico afirmando que: SIM, vinho combina com churrasco, pois as uvas têm o efeito de harmonizar com diferentes tipos de carnes.

Portanto, para o churrasco gourmet, que aposta no sabor de gordura e sal das carnes vermelhas, o ideal são os vinhos taninos, com um leve toque de madeira.

Eles são ótimos acompanhamentos para complementar a experiência do consumidor.

Portanto, vinhos feitos com uvas Tannat, Malbec, Syrah e Cabernet são as opções certas para harmonizar com o churrasco.

Vinhos brancos, mais ácidos e bem gelados, também podem ajudar a trazer mais frescor para o paladar.

Não se esqueça de servir espumantes!

Espumantes também são alternativas muito perspicazes para você oferecer no seu churrasco gourmet

Então, sirva espumantes do tipo brut, mais secos. Eles ajudam a equilibrar o sabor da gordura das carnes, limpando seu paladar para o próximo pedaço. 

Você pode oferecê-los em baldes com gelo, pois essa bebida precisa ser servida geladinha, entre 5 e 10°C!

A cerveja não pode faltar!

O tipo de cerveja ideal para harmonizar com o churrasco gourmet vai depender do corte de carne escolhido. 

As mais lupuladas, como as famosas IPAs, são boas para acompanhar cortes com mais gordura, pois o lúpulo, presente na cerveja, age sob a gordura da carne.

Dessa forma, ele limpa o paladar para o próximo pedaço. Assim como o álcool da bebida. 

Já o caramelo da cerveja traz proximidade com as proteínas e açúcares da carne, que são caramelizados no fogo da churrasqueira. No caso, essa é uma harmonização que ocorre por afinidade.

Dica da Saipos

Estilos de cerveja mais indicados: Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA.

Uma Porter cremosa e encorpada é ideal para harmonizar com carnes mais fortes, como cortes de carneiro. 

Para acompanhar carnes mais leves, os estilos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier, são os mais indicados. 

Já um corte com uma intensidade maior de gordura, a sugestão é uma cerveja mais intensa, como uma Dubbel.

Para aquela picanha suculenta, aposte em oferecer uma cerveja do estilo American Brown Ale, que tem notas de caramelo, aquele abiscoitado do malte e sabor e aroma de lúpulo. 

 

 

Carnes, acompanhamentos, bebidas… que tal um material sobre “Como montar um cardápio”? Com certeza vai ajudar muito! A Saipos criou um e-book GRATUITO para você! Aperte no banner e baixe agora mesmo!

Use o melhor sistema para seu churrasco gourmet!

Para que seu negócio engrene e lucre mais e mais, o ideal é que você utilize um sistema para churrascarias, como o da Saipos!

Por que? Pois ele é ideal para melhorar o atendimento e também a qualidade do seu churrasco gourmet, sendo a solução para seu negócio.

Com a Saipos, você terá controle de todas as áreas do seu estabelecimento, desde o controle financeiro, de estoque, relatórios e integração com apps de delivery.

Para sua gestão de delivery de churrasco, você pode aceitar pedidos de plataformas integradas com apenas um clique e enviar diretamente para a cozinha.

Tudo com um design intuitivo e que permite um serviço mais simples, ágil e inteligente.

Além disso, com ele é possível analisar relatórios financeiros, de vendas e também visualizar qual plataforma/bairro/produto faz mais vendas.

Assim, você pode formar estratégias de vendas para que seu churrasco gourmet seja destaque na sua região e no mercado.

Ficou interessado? Aperte no banner abaixo e fale com um de nossos consultores para descobrir mais funcionalidades da Saipos! É GRÁTIS!