Tipos de carne para churrasco: quais são as melhores opções?

Tipos de carne para churrasco: saiba escolher os melhores para o seu negócio

Conhecer os diferentes tipos de carne para churrasco é um fator essencial para uma churrascaria de sucesso. Afinal, cada corte tem as suas particularidades com relação a maciez, sabor, textura, preço e modo de preparo.

Portanto, para que você consiga tirar o melhor proveito possível dos diferentes tipos de cortes e entregar um serviço de qualidade, é preciso saber como escolher e trabalhar cada um deles. 

Para te ajudar nesse processo, a Saipos preparou um artigo completo com 7 dicas com tudo o que você precisa saber sobre tipos de carne para churrasco

Neste conteúdo você vai ver: 

  1. Quais são os tipos de carne utilizados para churrasco? 
  2. Qual o melhor tipo de carne para churrasco? 
  3. É possível trabalhar com carnes de segunda linha?
  4. Como escolher um bom fornecedor de carnes?
  5. Quais os melhores acompanhamentos para os tipos de carne para churrasco?
  6. Como se diferenciar da concorrência? 
  7. Como um Sistema para Churrascarias pode alavancar o seu negócio?

Mas antes de começar a leitura, temos uma dica que vai facilitar toda a gestão do seu negócio. É a nossa planilha de controle de estoque

Com ela, você consegue ter um controle maior de todos os ingredientes que entram e saem do seu restaurante, facilitando o processo de reposição e evitando que a sua cozinha fique sem insumos para a preparação dos pratos. Além de outras funcionalidades.Para acessar essa ferramenta, de forma 100% gratuita, é só apertar no banner abaixo. 

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

1. Qual o melhor tipo de carne para churrasco?

Ao contrário do que muitos pensam, o melhor tipo de carne para churrasco, não necessariamente, é o corte mais nobre, mas sim aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio.

O melhor corte para um estabelecimento que trabalha com churrasco grego, por exemplo, é diferente de outro que trabalha com a venda de churrasco gourmet ou espetinhos congelados.

Afinal, cada negócio possui suas próprias especificidades e modos de trabalhar as carnes. O churrasco gourmet, por exemplo, exige um investimento em cortes mais nobres e de melhor qualidade para atender as expectativas do seu público.

Já para outros tipos de negócio, como um espetinho bar ou uma churrascaria container, pode fazer mais sentido investir em carnes menos nobres, mas que possuam um custo-benefício melhor. 

O mais importante é que você ofereça as opções que melhor atendam as necessidades dos seus clientes. 

2. Quais são os tipos de carne utilizados para churrasco?

Como você já sabe, existe uma variedade muito ampla de carnes que você pode servir no seu estabelecimento, sendo que as mais utilizadas para churrasco são os, já conhecidos, cortes de boi, porco e frango

Para facilitar a sua vida, separamos uma lista com os principais tipos de corte por animal, para que você possa conferir sempre que necessário.

Cortes bovinos:

Os cortes bovinos, geralmente, estão entre os tipos de carne para churrasco mais procurados pelos clientes e, por isso, também possuem os preços mais elevados. As carnes bovinas mais utilizadas em churrascos são:

  • Picanha;
  • Filé Mignon;
  • Maminha;
  • Fraldinha;
  • Costela;
  • Alcatra.

Os cortes citados acima são considerados as carnes mais macias para churrasco. Portanto, apesar do preço mais elevado, investir nessas proteínas pode ser uma boa opção.

A picanha é um dentre os tipos de carnes nobres para churrasco mais procurados pelos consumidores, não à toa é considerada, por muitos, a carne mais suculenta para churrasco. Portanto, é muito interessante que você busque disponibilizar esse corte para os seus clientes. 

Cortes suínos: 

Não dá para falar nos melhores tipos de carne para churrasco, sem considerar os cortes suínos. Algumas opções que você pode comercializar no seu negócio são:

  • Costela suína;
  • Lombo suíno;
  • Picanha suína;
  • Pernil;
  • Linguiça (toscana, pernil, calabresa, entre outras). 

Dica da Saipos: Uma dica para se diferenciar da concorrência, e deixar os cortes suínos ainda mais apetitosos, é investir na produção das suas próprias linguiças artesanais. Afinal, essa é uma ótima oportunidade para colocar sua criatividade em jogo e oferecer um cardápio mais exclusivo e personalizado.

Cortes de frango

Apesar de, geralmente, o protagonismo do churrasco ficar por conta dos cortes bovinos e suínos, o frango é uma opção procurada por muitos clientes Afinal, esse tipo de carne é boa e barata para churrasco

Os cortes de carne de frango mais utilizados são:

  • Peito;
  • Coração;
  • Linguiça de frango;
  • Coxa;
  • Asa;
  • Sobrecoxa.

Além das carnes de boi, porco e frango, existem outros tipos de alimentos muito utilizados no churrasco e que você não pode deixar de oferecer no seu negócio, são eles:

  • Pão de alho;
  • Queijo coalho;
  • Kafta (espetinho de carne moída);
  • Medalhão (algum corte de carne, geralmente frango, enrolado em fatias de bacon).

Uma maneira de se diferenciar e chamar a atenção dos clientes é oferecer opções de carnes exóticas. Como, por exemplo, carne de cobra, carne de rã, carne de javali, entre outras opções. Apesar de menos comum, essas carnes são muito saborosas e podem surpreender o paladar dos consumidores.*

ATENÇÃO: Para que as carnes exóticas possam ser comercializadas de forma regular, é necessário adquirir uma autorização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para criação e abate desses animais. 

3. É possível trabalhar com carnes de segunda linha? 

Desde que você faça o preparo corretamente, é possível entregar uma boa qualidade mesmo trabalhando com carnes consideradas “de segunda linha”. 

No entanto, ao trabalhar com esse tipo de carne, é preciso se atentar ainda mais a alguns detalhes, como a maneira correta de cortar a proteína. 

É necessário cortar a carne no sentido contrário às fibras, pois isso facilita no momento da mastigação e deixa a carne mais suculenta. 

Como amaciar as carnes de segunda linha?

Uma dica para trabalhar com proteínas de segunda linha, é utilizar um amaciante de carnes, que ajuda a quebrar as fibras e deixar a carne mais macia. 

Uma outra dica é utilizar o martelinho de carne (com o lado das pontas agudas e triangulares) para martelar de leve e amaciar o corte. 

Também é possível recorrer aos temperos para amaciar a sua proteína. Como, por exemplo, deixar a carne marinando no limão, vinagre ou azeite. 

Como cortar as carnes para churrasco?

Antes de preparar as suas carnes, você deve se atentar aos diferentes tipos de corte para churrasco. Essa diferença está relacionada ao modo de preparo das proteínas. 

Se você pretende fazer as suas carnes em um espeto, o ideal é deixar as peças um pouco mais grossas, para que você consiga perfurar a carne. 

Já para assar na grelha, é recomendado realizar um corte um pouco mais fino. Colocar peças muito grossas pode dificultar no momento de encontrar o ponto ideal da carne. 

4. Como escolher um bom fornecedor de carnes?

Para que você consiga oferecer os melhores tipos de carne para churrasco aos seus clientes, é preciso encontrar um bom fornecedor. Afinal, é dele que você vai comprar as peças que irá servir para os seus clientes. 

Para escolher um bom fornecedor, você precisará considerar:

  • Tempo de entrega;
  • Qualidade dos produtos;
  • Valor do frete e forma de entrega;
  • Condições de pagamento;
  • Procedência dos produtos.

Dica da Saipos: No momento em que receber as carnes do seu fornecedor, certifique-se de que elas apresentam as seguintes características:

  • Consistência firme e compacta;
  • Coloração avermelhada;
  • Gordura branca ou em um tom amarelo-pálido (se a gordura estiver muito amarela, é um sinal de que o animal era velho e, portanto, maiores as chances da carne ser dura).

Tão importante quanto saber escolher um fornecedor que te ofereça os melhores tipos de carne para churrasco, é saber montar e calcular um cardápio de churrasco corretamente. 

Afinal, essa etapa é extremamente importante para que você consiga garantir que está cobrando um preço justo para os clientes e, ao mesmo tempo, obtendo o lucro esperado. 

Mas não se preocupe! A Saipos criou a “Planilha de Custo de Prato” para te ajudar a organizar a parte financeira do seu negócio e aprender como calcular o preço médio de cada um dos seus pratos. 

E tudo isso de forma 100% gratuita! Para acessar é só apertar no banner abaixo e fazer o download.

5. Quais os melhores acompanhamentos para os tipos de carne para churrasco?

Não tem como falar de tipos de carne para churrasco sem citar os acompanhamentos, não é mesmo? Afinal, é preciso explorar todas as opções e apostamos que você não gostaria de  perder a oportunidade de lucrar com outros produtos.

Por isso, a Saipos preparou uma lista com os melhores acompanhamentos para carnes de churrasco, confira:

  • Arroz;
  • Vinagrete;
  • Maionese de batata;
  • Farofa de ovos.

Qual os melhores tipos de sal para churrasco?

O sal grosso, sal de parrilha, sal negro e sal rosa do himalaia estão entre os melhores tipos de sal para churrasco. No entanto, esses temperos são mais recomendados para cortes bovinos. 

Para carnes suínas, o mais recomendado é recorrer a temperos como o limão, alho, páprica, pimenta do reino, alecrim, entre outros. 

Quais os melhores tipos de farofa para churrasco?

A farofa é uma ótima opção de acompanhamento para churrasco. Afinal, além de ser um alimento fácil e rápido de preparar, ela combina com diversos tipos de carne. Abaixo listamos alguns sabores que você inserir no cardápio do seu negócio:

  • Farofa de mandioca;
  • Farofa de ovos;
  • Farofa de cebola caramelizada;
  • Farofa de bacon e castanhas.

6. Como se diferenciar da concorrência? 

Para se destacar em meio a concorrência, é preciso muito mais do que conhecer e saber escolher os melhores tipos de carne para churrasco

Afinal, para atrair e fidelizar os clientes, você precisará pensar em estratégias inovadoras e que façam sentido para os seus consumidores. 

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas sugestões do que você pode fazer para se destacar na venda de carnes para churrasco. 

  • Oferecer opções de churrasco vegano (carne de soja, carne de jaca, kafta vegano, entre outros);
  • Criar estratégias para operar de maneira sustentável;
  • Criar programas de fidelidade;
  • Oferecer descontos para primeiros pedidos;
  • Promover eventos em datas comemorativas. 

7. Como um Sistema para Churrascarias pode alavancar o seu negócio?

Ainda mais difícil que entrar de forma competitiva no mercado, é manter o seu negócio sempre crescendo e lucrando. Afinal, para que isso seja possível, é necessário realizar uma boa gestão. 

E o Sistema para Churrascaria da Saipos, pode ser a ferramenta ideal para te ajudar nesse processo e tornar toda a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente

Como o nosso software você consegue desfrutar de funcionalidades como:

  • Integrar o seu estabelecimento com o maior número de aplicativos delivery do mercado, como iFood, Bigou, entre outros.
  • Ter acesso a um PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Realizar a gestão de Clientes para que você possa conhecer aquelas pessoas mais fidelizadas com o seu negócio e monte ações de marketing para vender mais;
  • Controlar e analisar a performance individual do seu garçom ou da equipe inteira;
  • Realizar a impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Ter acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio;
  • Obter um monitor KDS para fazer o controle de pedidos na sua cozinha.

Para ter acesso a uma demonstração gratuita dessas e de todas as nossas funcionalidades, aperte no banner abaixo e converse com um de nossos consultores. 

UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
UM SISTEMA COMPLETO PARA CHURRASCARIA!
Automatize a gestão da sua Churrascaria com a Saipos e tenha todos os benefícios do melhor software para o mercado food service.
QUERO CONHECER
Alexandre Leite - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porAlexandre Leite

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o melhor sistema para churrascaria