Saiba mais sobre como vender churrasco vegano

Como aumentar seu lucro com churrasco vegano?

O churrasco vegano é uma variação do prato tradicional com carne, porém utilizando itens de origem vegetal. As opções são inúmeras no mercado atual, que cada vez investe mais nessa tendência. 

Segundo a Sociedade Vegetariana do Brasil (SVB), cerca de 15 milhões de brasileiros são veganos. Esses números aumentam a cada ano com a conscientização da necessidade de um planeta mais ecológico. 

Esses números comprovam que vale a pena investir, já que o mercado de comida vegana é pouco explorado, principalmente pelo receio de não ter público suficiente. Confira:

lucro com churrasco vegano SAIPOS

Quais as opções vegetais para churrasco vegano?

Esse prato costumava ser feito de forma básica com legumes e vegetais, apenas temperados e assados na brasa. Embora delicioso, esse não é o único método de preparo de espetos veganos. 

O mercado internacional, inclusive o brasileiro, tem recebido cada vez mais itens de origem vegetal destinada a esse público e pensado em um mundo mais sustentável, como por exemplo:

  1. Carne vegetal;
  2. Linguiças e salsichas;
  3. Queijos vegetais: uma aposta inteligente! 
  4. Tofu e proteína de soja;
  5. Legumes e vegetais;

Após entender mais sobre esses itens você poderá servir deliciosas combinações em sua churrascaria para agradar os mais diversos públicos. 

Esses também são itens muito pedidos nos deliveries, por isso aposte também no seu menu de entregas. 

1. Carne vegetal. 

A carne vegetal tem origem 100% de plantas, sendo apresentada em diversos modelos e cortes tradicionais que conhecemos. Relativamente nova, essa ideia pode causar estranheza, mas a textura é tão parecida quanto a carne bovina, de porco ou frango. 

Alguns exemplos desses tipos são:

  • Almôndegas;
  • Hambúrgueres;
  • Bifes;
  • Coxas e cubos de “frango” vegetal;

Além disso, é possível fazer itens de leguminosas, como feijão e lentilha e até mesmo de frutas como a jaca, para chegar em texturas similares. Cogumelos como o shimeji também funcionam. 

Também já é possível encontrar carne feita em bioimpressoras 3D, que são produzidas  a partir de proteínas vegetais que replicam a textura da carne. Curiosa, essa tendência promete estourar nos próximos anos.

2. Linguiças e salsichas;

Não é segredo para ninguém que as linguiças são umas das parte mais populares do churrasco. Servidas principalmente como petisco, popular para colocar no pão e considerada o acompanhamento ideal para a farofa. 

Essa iguaria não ficou para trás quando o assunto são os itens vegetais. As opções veganas não perdem nada no gosto e são mais saudáveis. Além disso, existem processos artesanais para produzir esse item. Normalmente são feitas de:

  • Proteína de soja;
  • Ervilhas;
  • Grão de bico;
  • Cogumelos;

As industrializadas já vem prontas para consumo, sem necessidade de temperos ou marinadas. Mas quando produzidas em casa, podem precisar de uma dose a mais de temperos ou tempo de preparação.

3. Queijos vegetais: uma aposta inteligente 

Os queijos são populares nos churrascos em todo o país. Tanto nos tradicionais, quanto nos espetinhos, eles são itens importantes de ter no cardápio. Nesse caso, também possuem alternativas vegetarianas. 

O queijo vegano, podendo ser feito de castanhas, soja, entre outros itens, pode ser uma boa solução também para os intolerantes à lactose, por serem 100% seguros. Além disso, já encontramos queijos que derretem, ideias para pães e linguiças recheadas. 

Queijo para pão de alho vegano:

Ingredientes

  • 3 batatas picadas,  cozidas e sem casca;
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional;
  • Sal;
  • Azeite de oliva;
  • Alho à gosto (prefira alhos assados);

Bata a batata com a levedura e o sal, adicionando azeite aos poucos até obter uma textura cremosa. Adicione o alho até ficar com o gosto da sua preferência. Recheie os pães e leve para assar. 

4. Tofu e proteína de soja;

A soja é um item versátil e o mais popular nas bases vegetais. Seu leite é base para as mais diversas receitas, além de ter o melhor custo benefício entre todos. Benéfica para a saúde, ela é proteica e nutritiva

A proteína texturizada de soja foi uma das primeiras bases a substituir a carne animal. Possui em geral dois  formatos: em cubos (utilizadas para estrogonofes, espetinhos e carne de panela) e  granulada (lembra carne moída e é utilizada para essa substituição). 

Ela também se divide em clara, escura e saborizada. A soja clara é mais pura, enquanto a escura e saborizada possuem itens artificiais e que podem não ser tão saudáveis. É também da soja que vem o tofu. 

O tofu é uma espécie de queijo vegetal muito versátil, utilizado para receitas que lembram ovos mexidos, espetinhos, bases de molhos e recheios. 

5. Legumes e vegetais 

Os legumes, como já falamos aqui, são um clássico nos espetinhos e churrascos veganos. Principalmente grelhados, são opções deliciosas para completar os pratos, inclusive para os carnívoros. Aposte em legumes como:

  • Pimentões;
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Cenouras;
  • Cebolas;

 Para ficarem mais gostosos, aposte em marinadas bem temperadas, além de mesclar legumes com as proteínas já citadas. Produzir em formato de espetinhos e oferecer como entrada ou acompanhamento é uma opção rentável. 

Lembre-se que itens adicionais aumentam seu ticket médio, portanto sempre idealize o que pode combinar entre si em seu cardápio e se possível ofereça a todos, seja em combos promocionais ou destacados no cardápio.

Como temperar churrasco vegano?

O segredo de um bom churrasco é o tempero. Para itens vegetais a regra é a mesma, porém alguns temperos podem fugir do tradicional. Embora não tão populares, eles destacam o sabor e aumentam a autenticidade. 

É importante considerar testar sabores para entender quais combinam mais com seu cardápio e o sabor da sua churrascaria. Confira: 

Tempero

Utilização

Fumaça em pó ou líquida;

Proteína de soja, tofu ou legumes que precisam de um gosto mais defumado;

Levedura nutricional;

Lembra o sabor do queijo e é utilizado para esse fim;

Páprica;

Dividida em defumada, picante e doce, ela intensifica o sabor.

Sal negro;

Lembra o sabor do ovo, utilizado principalmente para o tofu suprir essa necessidade. 

Molho Shoyo;

Popular na culinária asiática, ele não fica para trás nos pratos veganos. Seu sabor intenso traz bons resultados. 

 

Para fazer as “carnes” veganas, como as de proteína de soja, por exemplo, opte por misturar temperos em uma marinada e deixar de um dia para o outro. Isso intensifica o sabor e também é uma técnica de churrasco coreano

É importante adicionar gorduras como azeite nos itens feitos para assar, pois a carne em si possuí gordura. Quando assados, se não regados suficientemente, podem ficar secos e borrachudos. 

Churrasco vegano pode ser doce?

O que não faltam hoje são opções de espetinhos doces. Quando pensar em abrir uma espetaria, assim que chegar na parte da sobremesa do cardápio, você encontrará essa opção a considerar. 

Populares, os espetinhos doces podem conter frutas, balas e caldas quentes. Normalmente envoltos em chocolate, frutas como morangos, bananas e kiwis são os preferidos dos clientes. Aposte em:

  • Chocolates veganos;
  • Caldas de doce de leite vegetais;
  • Marshmallows, balas e confeitos veganos;

Ao disponibilizar esses pratos no seu cardápio, você se torna referência, pois terá além da entrada e prato principal, aquele docinho tão cobiçado no fim das refeições. 

Cremes de leite, leite condensado, entre outros insumos populares já estão disponíveis em sua versão vegetal nos principais mercados do país. Pensando nisso, a Saipos criou um material sobre como montar um cardápio. 

Confira no banner abaixo de forma 100% gratuita. 

Vale a pena vender churrasco vegano em delivery?

A busca por produtos veganos nos deliveries aumentou de forma significativa nos últimos anos. Em 2023, o Ifood registrou mais de 1 milhão de pedidos veganos. Esses números só aumentaram desde então. 

A praticidade de querer uma refeição saborosa em casa ou no trabalho é unânime, independente do hábito alimentar da população. Para gestores de restaurante, é a chance de destacar seu negócio e captar clientes. 

Pense que o investimento nesses pratos traz também o apreço de simpatizantes, além de variar suas opções para aqueles que preferem refeições mais saudáveis e equilibradas. 

Saipos explica: por que criar “carnes” vegetais ao invés de consumir as tradicionais? Quem deixa de consumir produtos de origem animal normalmente não o faz por não gostar do gosto e sim por questões de defesa dos animais. Por isso, apostar nesse mercado trará a satisfação dos clientes que sentem falta do gosto, mas lutam por uma causa.

Embalagens para churrasco vegano

Para definir a melhor embalagem para seu churrasco vegano é  preciso levar em consideração fatores como menu, sensibilidade do prato e tempo de entrega. 

As embalagens podem ser de diversos materiais, como plástico, alumínio, papel, entre outros. Elas possuem também formatos e tamanhos diferentes. 

Normalmente o público vegano é adepto de um estilo de vida mais sustentável, por isso aposte nas embalagens ecológicas. Confira:

  • Itens de papel kraft;
  • Canudos biodegradáveis;
  • Bandejas de bagaço de cana;
  • Produtos de fibra vegetal;

Esses itens são facilmente encontrados em casas especializadas em embalagens e possuem um valor não tão acima dos itens tradicionais. Para conquistar o cliente, os detalhes fazem diferença. 

Entender e respeitar as causas do seu público auxiliará na criação de um vínculo que possibilita uma fidelização maior. 

Invista em um sistema para churrascaria 

O sistema para churrascaria da Saipos proporciona a melhor experiência em gestão! Temos a plataforma que integra o maior número de aplicativos de entrega do mercado, além de inúmeras funcionalidades.

Com a Saipos, você tem acesso a mais de 70 funcionalidades para sua churrascaria crescer ainda mais! 

Nosso software ainda oferece outras facilidades para a gestão do seu restaurante, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Gestão financeira;
  • Lista de compras;
  • Relatórios de desempenho e vendas;
  • Integração com aplicativos de entrega;
  • Gestão de motoboys.

Conheça essas e outras vantagens de adotar o sistema com o melhor custo benefício do mercado para seu restaurante. Aperte no banner e tire suas dúvidas com um de nossos consultores!

FAQ

Saiba mais sobre esse assunto!

O que um vegano come em churrasco?

Espetinhos veganos com carnes vegetais ou legumes, pão de alho, saladas, queijos vegetais e farofas são alguns dos exemplos de opções para veganos.

Qual carne o vegano come?

Veganos não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal. Porém hoje no mercado as opções de proteínas vegetais são inúmeras e todas são seguras para esse público.

O que posso fazer na churrasqueira além de carne?

Legumes grelhados, espetinhos, tofu assado, frutas grelhadas como abacaxi e figo são boas opções para assar.

Qual o melhor sistema para churrascaria?

O sistema Saipos conta com mais de 70 funcionalidades para seu negócio, sendo o mais completo do Brasil.

BAIXE GRÁTIS: Dicas para divulgar seu churrasco vegano!