Acidentes em um restaurante

Saiba os mais comuns e como evitá-los!
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como evitar acidentes em um restaurante

Ninguém está livre de sofrer um acidentes em um restaurante! É realmente muito difícil manter o seu estabelecimento sem esses deslizes, mas tem como evitar.

A cozinha de um restaurante, não importa de qual tipo, é muito perigosa, até mesmo para um profissional. Seja no manuseio de facas ou até no uso de eletrodomésticos, o risco de algo acontecer é muito alto. Por isso, é bom ficar atento com as condições do seu negócio.

Oriente e mantenha a sua equipe engajada em um restaurante, para que fiquem atentos a esses detalhes.

Além disso, preocupe-se em oferecer equipamentos de segurança e uma estrutura adequada. E, na hora do atendimento do seu restaurante, esses cuidados também devem aparecer. Fique atento!

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, baixe grátis nosso e-book com 11 dicas de atendimento em restaurante. Aperte no banner abaixo.

Confira agora quais os tipos de acidentes evitar em um restaurante

Queimaduras

Queimaduras fazem parte do dia a dia de quem fica na cozinha, mas é um dos tipos de acidentes dos quais você pode evitar em um restaurante.

A dica para evitar este tipo de acidente é usar os equipamentos corretos para proteção na hora lidar com óleo quente ou utensílios e panelas superaquecidas.

Outra coisa para ficar de olho é o modo como os fogões são acendidos. Muita gente ainda usa palito com álcool para isso, o que é muito imprudente.

Entre quais os tipos de acidentes evitar em um restaurante, este é o mais fácil de prevenir. Procure utilizar ferramentas mais seguras, como acendedores específicos para isso.

Cortes

O uso incorreto de alguns maquinário pode entrar para a lista de quais os tipos de acidentes evitar em um restaurante.

Preste muita atenção quando for cortar algum alimento em ferramentas de corte, eles podem ser muito perigosas, principalmente para quem não sabe usar direito.

Ensine bem os seus funcionários e disponibilize luvas de malha de aço para evitar acidentes desnecessários.

Já em relação às facas, é muito importante usá-las no sentido oposto à mão e ao seu corpo. É a forma mais segura, então use e abuse!

Quedas

Um chão molhado pode acabar com o funcionário do seu restaurante! Sempre for lavar qualquer parte do estabelecimento, coloque uma placa de aviso.

Muitas vezes, esses descuidos acontecem e tudo fica intacto, ninguém se machuca, mas o risco está presente. Respingos de fritura também entram nesta lista!

A melhor forma de evitar quedas é manter toda a sua equipe atenta e com roupas de proteção.

Além disso, um piso antiderrapante pode ser de grande auxílio. Mantenha a infraestrutura sem brechas para qualquer coisa.

Choque Elétrico

Um restaurante pode ser um local de paz ou de caos, principalmente se houver equipamentos elétricos.

Choque elétrico é um dos itens de quais os tipos de acidentes evitar em um restaurante, pois pode acontecer com qualquer um.

Procure checar sempre a instalação e fazer uma manutenção regular da fiação. E, claro, oriente sua equipe para que ninguém use aparelhos com mãos molhadas.

Equipamentos de Proteção para Restaurantes

Qualquer local de trabalho deve ter utensílios que promovem a segurança do funcionário. E em um restaurante isso é feito através de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Além da sua equipe, é bom que o resto do seu restaurante também esteja protegido.

Confira alguns Equipamentos de Proteção Individual e deixe o seu restaurante livre de quaisquer tipos de acidentes:

  • Aventais;
  • Calçados e botas de segurança;
  • Luvas de proteção (luvas de vaqueta para câmera fria, de vaqueta mista, vaqueta total, em malha de aço, anticorte com fios de aço, de látex, térmicas, nitrílicas, de PVC e de raspa);
  • Máscaras;
  • Toucas.

Um Sistema para Restaurantes auxilia na produtividade

Uma boa forma de prevenir acidentes é manter a organização de todos os aspectos do seu restaurante. Com menos imprevistos, menos possibilidades de algo dar errado.

Para isso, ter um Sistema para Restaurantes é uma resposta para a sua situação! E o melhor é o Sistema Saipos!

  • Controle financeiro;
  • Gestão de delivery;
  • Relatórios completos, incluindo produtividade;
  • Atendimento por mesa, senha, balcão e delivery;
  • Comanda eletrônica;
  • Sistema PDV;
  • Monitor KDS;
  • E muito mais!

Aperte no banner abaixo para saber tudo e pedir uma demonstração gratuita!