ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Treinamento de garçom apostila: saiba como se transformar em um vendedor

Jessyca Dias - Publicitária, Social Media e Brand Content Creator freelancer.
Escrito porJessyca Dias

Publicitária, Social Media e Brand Content Creator freelancer.

Treinamento de garçom apostila: por que se qualificar?

Já ouviu falar em treinamento de garçom apostila? Existem diversos cursos para iniciar nessa profissão que faz parte de todo estabelecimento de food service

O ideal é entender que o garçom não é apenas o primeiro contato do seu estabelecimento, mas também aquele que faz a venda dos pratos e bebidas do cardápio. 

Para isso, é necessário que, além de conhecer bem o local onde se trabalha e o que oferece, o garçom também saiba trabalhar com técnicas de persuasão.

Para ajudar, preparamos um e-Book gratuito para você, com 11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante. Clique no banner para baixar!

Técnicas de vendas: o que são? 

As técnicas de vendas são os métodos que os vendedores desenvolvem para conseguir aplicar conexões entre o serviço ou produto oferecido, com as necessidades e dores dos clientes.

Sabendo dessas técnicas, a equipe do bar ou restaurante pode lidar melhor com os desafios diários, somada, é claro, à bagagem adquirida por meio de um curso de treinamento de garçom apostila

Sempre é bom ressaltar que existem, além de treinamento de garçom apostila, treinamentos a distância (EAD) que também oferecem na grade técnicas de persuasão e de vendas.

Para quem se destina essas técnicas de vendas?

Para garçons e para quem gerencia o estabelecimento. Não se tratam apenas de treinamentos, mas sim de boas práticas que surpreendem na hora do atendimento.

O esperado ao se aplicar os procedimentos é gerar o aumento do ticket médio do seu restaurante, além das gorjetas por consequência do serviço prestado.

Caso você queira aprimorar seus conhecimentos e técnicas de vendas, a partir, também de um treinamento de garçom apostila, reservamos 11 dicas que vão te ajudar

  • Ajude o cliente: entregue a solução sem ele perceber;
  • Conheça muito bem o produto;
  • Pratique empatia e exercite a escuta ativa;
  • Venda o produto, flexibilizando seu discurso;
  • Diga sempre a verdade;
  • Envolva o cliente;
  • Gatilhos mentais e emoção: estimule a compra;
  • Marketing é aliado nas vendas;
  • Personalize o atendimento;
  • Busque ir além do esperado;
  • Finalize com sucesso.

Qualificação e práticas de atendimento

Ao ter conhecimentos do cardápio, status da cozinha e controle de estoque, o atendente pode botar em prática as abordagens aprendidas em treinamento de garçom apostila.


Acompanhe abaixo o guia que preparamos para você alavancar seus atendimentos, com dicas e técnicas para melhorar sua estratégia de vendas e de convencimento.

1. Ajude o cliente: entregue a solução sem ele perceber

Muitas vezes, o cliente não sabe o que escolher ou não tem uma clareza do que realmente quer. Para entregar uma solução, exercitar sensibilidade e empatia pode ajudar na hora. 

É uma maneira de construir uma relação de qualidade, porque é possível entregar ao cliente o resultado a partir de indicações e explicação de valor dos produtos ofertados.

Lembre-se que prospectar é importante, mas fidelizar é o que faz a diferença.

2. Conheça muito bem o produto

Conhecer o cardápio do estabelecimento e tudo o que engloba o estabelecimento, são regras fundamentais para que as técnicas de venda funcionem na prática.

Imagine uma situação onde o garçom não sabe que algo na cozinha está faltando, ou uma opção do menu. Passaria uma imagem ruim para o cliente.

Então, tenha em mente que um dos detalhes cruciais dessa profissão é saber e estar sempre atento às mudanças do cardápio ou status da cozinha.

Ter o preparo de um treinamento de garçom apostila ajudará a oferecer segurança para o funcionário vivenciar as situações do dia a dia.

3. Pratique empatia e exercite a escuta ativa

Nesse processo, escutar de maneira ativa é não interromper ou desviar a conversa com o cliente. Parece básico, mas muitas vezes passa despercebido. 

Essa técnica é muito utilizada em vários setores de vendas, e pode ser facilmente adotada para criar conexões com o público. 

Também vale ressaltar que a comunicação clara do garçom com o cliente é essencial para que não ocorram problemas nos pedidos, além de demonstrar interesse genuíno.

4. Venda o produto, flexibilizando seu discurso

O consumidor não pode perceber que está diretamente no meio de uma venda das opções do cardápio, mas sentir que está consumindo experiência no seu estabelecimento.

O ideal é ajustar o discurso com os itens que tem no menu para explicar e tirar qualquer dúvida que possa aparecer.

No treinamento do garçom apostila, é necessário frisar que o cliente não pode se sentir como em uma loja, e sim em uma vivência única, oferecida pelo profissional que o acolhe.

Ter sabedoria e discernimento na hora do atendimento, além do treinamento do garçom apostila, será o diferencial.

5. Diga sempre a verdade

Ignore o péssimo clichê, que diz que o bom vendedor é um bom mentiroso. Quem realmente se preocupa com a experiência do cliente não tolera mentiras ou omissões.

Use histórias e relatos para se aproximar do público, utilizando técnicas de storytelling seguindo seu script de vendas, desde que sejam verdadeiras

O que é Storytelling? 

Storytelling é um termo em inglês para "Story" que significa história e "telling", contar.


É uma técnica para ajudar a contar histórias realmente envolventes, com enredo bem elaborado.

6. Envolva o cliente

Na dica anterior foi citado o uso de storytelling. Mas você sabe como utilizar este método de vendas em seu restaurante? 

Neste caso, o garçom pode contar histórias que envolvem as opções do cardápio. O ideal é escutar atentamente o cliente e aí sim compartilhar a própria história.

Empatia com o próximo é essencial, e também pode servir como um meio de adquirir afinidade com o consumidor

7. Gatilhos mentais e emoção: estimule a compra

Gatilhos mentais apelam diretamente no emocional do cliente, e devem fazer parte das técnicas de venda de um bom garçom. 

Essa técnica apresenta argumentos que podem ser utilizados durante uma conversa. O foco aqui é despertar algumas sensações nas pessoas para uma tomada de decisão.

Algumas delas são: 

  • Urgência;
  • Compromisso;
  • Confiança.

Lembre-se que é necessário ter ética ao praticar esse tipo de conduta. Nunca use argumentos irreais e procure conhecer o cliente para saber utilizar.

8. Marketing é aliado nas vendas

O marketing para restaurantes está diretamente conectado com o bom atendimento dos funcionários. 

A imagem do garçom e sua conduta podem torná-lo autoridade em seu setor, e como consequência a divulgação do serviço bem prestado de um estabelecimento.

Apesar do marketing pessoal ser distinto do profissional, alinhar as duas coisas pode trazer benefícios para todos. 

O marketing do estabelecimento deve sempre ser focado em seus resultados. 

9. Personalize o atendimento 

Quando dizemos em personalizar, também pode-se entender humanizar o atendimento o máximo possível.

Transmita confiança ao seu público, dê dicas dos pratos baseados no seu conhecimento e esclareça dúvidas sobre o cardápio e serviços do estabelecimento com respeito. 

Ouça com muita atenção e fale em tom claro, devagar e certifique-se que não houve nenhum desentendimento ao passar sua mensagem e anotações na comanda.

Você pode incluir perguntas no seu atendimento, com o propósito de ser simpático e cortês, mas sempre prezando pelos limites da educação.

10. Busque ir além do esperado

Ir além significa surpreender o cliente com uma experiência marcante, que fidelize pelo bom atendimento prestado e também a qualidade dos produtos oferecidos.

Dedicação por parte dos funcionários é essencial na hora de buscar um local para frequentar, além de beneficiar na gestão do restaurante.

Procure sempre ser muito atento e detalhista tanto quanto ao trabalho prestado como também a sua própria imagem e formação.

É muito importante que o garçom se diferencie no mercado, e procure sempre melhorar buscando cada vez mais treinamentos e certificações. 

11. Finalize com sucesso

Estar atento ao cliente e não deixá-lo esperando por muito tempo, além da atenção com a conta, deve ser prioridade para evitar problemas ao final do atendimento.

Após realizada todas as etapas do atendimento, é necessário certificar-se que todos na mesa estão satisfeitos e não querem pedir mais nada. 

Uma vez que a conta é solicitada, o garçom deve solicitar ao caixa que faça o fechamento e assim verificar se todos os itens foram cobrados corretamente

Saiba todas as formas de pagamento que o estabelecimento oferece (Dinheiro, cartão, pix) para comunicar ao consumidor de maneira atenta e discreta.

Por fim, é esperado que o garçom pergunte como foi a experiência durante a estadia no estabelecimento. 

Pratique mais uma vez técnicas de vendas, com frases sugestivas para que o cliente se sinta à vontade para retornar ao estabelecimento, se a estadia for positiva. 

Se houver insatisfação e reclamações, escute sem interromper e procure manter a tranquilidade.  Reconheça o erro sem justificativas e se desculpe, quando necessário. Tente resolver o problema na hora. Se não conseguir, peça licença e comunique seu supervisor para resolverem da melhor maneira possível.

Treinamento garçom apostila: adquira mais conhecimento

Na tabela abaixo você encontra cursos gratuitos e pagos, além de dois livros indicados para o garçom se preparar ainda mais. Confira:

Utilize o sistema de gestão de restaurantes para ajudar a sua equipe 

Agora você já sabe o que são técnicas de vendas, que tal auxiliar sua equipe e entender na prática qual delas funciona melhor? 

Podemos te auxiliar com o melhor sistema de gestão de restaurantes, com dicas para gerenciar seu time de garçons.

São mais de 3 mil clientes satisfeitos, que aumentaram o faturamento e também o gerenciamento dos estabelecimentos com o uso do nosso software!

Com a ferramenta, você automatiza várias etapas dos processos, facilitando o dia a dia da operação que poderia tomar grande parte do seu tempo.

Conheça algumas outras funcionalidades:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.
  • Viu quantas vantagens? E tem muito mais! 

Aperte no banner, assista uma demonstração e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
11 dicas para melhorar seu atendimento