Abrir uma hamburgueria vegana é uma boa oportunidade para aproveitar as brechas que ainda existem no mercado e garantir um bom faturamento.
Uma pesquisa feita em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostra que, pelo menos, 30 milhões de brasileiros consideram-se vegetarianos ou veganos.
De acordo com o levantamento da Euromonitor International, o mercado global de produtos veganos movimenta cerca de 13,9 bilhões de dólares por ano.
Os dados são animadores e indicam que a alimentação vegetal é uma excelente opção de investimento, mesmo se a sua intenção não for abrir uma hamburgueria do zero, e sim adicionar opções no cardápio da sua hamburgueria tradicional.
Neste artigo, nós vamos abordar os principais passos para empreender no mundo do veganismo. O que você vai ler:
Em uma hamburgueria vegana, o cuidado com o armazenamento dos ingredientes é primordial, já que todos os vegetais são a base do cardápio.
Para evitar desperdícios e contaminações, a Saipos preparou um material com todas as técnicas e segredos para conservação de alimentos.
Você pode baixá-lo gratuitamente apertando no banner abaixo!
Ter um plano de negócios para hamburgueria é o primeiro passo para garantir que o seu restaurante tenha um crescimento saudável, respeitando a filosofia de vida dos veganos.
Esse é um ponto importante e que deve ser levado muito a sério, se você pretende mergulhar neste mercado.
A cultura vegana vai além da alimentação, ela abomina também o consumo de qualquer produto fruto de exploração animal.
O planejamento é o momento ideal para definir estratégias para alcançar os objetivos e metas financeiras, calcular o investimento inicial, custos mensais, além de elaborar os processos de produção e atendimento da sua hamburgueria.
Provavelmente, você vai gastar mais tempo nesta etapa de montagem do plano de negócios do que gostaria.
Mas quanto mais detalhado for o escopo da sua empresa, maiores são as chances de lucrar e ter muito sucesso.
Então, dedique todo o tempo que precisar e só pare quando sentir segurança no formato que estabeleceu para sua hamburgueria vegana.
A cozinha é onde a magia de todo restaurante acontece, e com a sua hamburgueria vegana não seria diferente.
É fundamental ter um ambiente bem equipado para garantir a qualidade do seu hamburguer vegano.
Pensando em todas as praças e processos para uma hamburgueria de sucesso, listamos alguns dos equipamentos mais importantes para investir no seu novo negócio:
Esses são apenas os instrumentos necessários para a cozinha. Vale lembrar de tudo aquilo que é preciso para o atendimento da hamburgueria, como mesas, cadeiras, balcão, televisores etc.
Uma boa decoração de hamburgueria faz toda a diferença na experiência de consumo do cliente, além de ser uma forma de divulgar e reafirmar a marca.
O ambiente ideal para pessoas que apreciam uma alimentação vegetal geralmente é mais clean.
Ambientes clean são aqueles com poucas cores vibrantes e poucos itens na decoração. Os exageros, por sua vez, não são bem-vindos nesse conceito mais discreto. A luz natural é um ponto muito importante para o ambiente.
A dica é investir em paredes com tons claros e móveis de madeira envernizada.
Também é possível explorar o verde no cenário, seja em detalhes na pintura das paredes, em utensílios que compõem a mesa, como porta-guardanapos.
Vasos suspensos de plantas ou um jardim vertical interno são outras opções criativas.
Se você conhece um pouco do mercado, deve saber que as opções de hamburguer vegano ainda são limitadas em muitos restaurantes.
Isso acontece, em partes, porque a alimentação vegetal é pouco conhecida e explorada pelos empreendedores, e em partes, porque parece um nicho bastante arriscado.
Parece difícil construir um cardápio variado e verdadeiramente saboroso sem nenhum alimento de origem animal, mas nós vamos te mostrar que é possível.
Mesmo se a sua intenção não for começar uma hamburgueria vegana do zero, e sim incluir novas opções para o seu público, dá para fugir dos sanduíches sem sabor.
Confira algumas sugestões do que incluir no menu da sua hamburgueria vegana:
O segredo para garantir o sabor é investir em especiarias para temperar e molhos de acompanhamento para os sanduíches.
Não é difícil encontrar hamburguer congelado vegano para comprar e usar no seu negócio, mas eles são mais indicados para quem quer fazer o próprio hambúrguer em casa.
Para a sua hamburgueria, é mais estratégico investir na produção de hamburguer artesanal vegano. Assim, a sua marca fica reconhecida por um tempero especial e conquista novos clientes.
Existem alguns truques para preparar um hambúrguer vegetal com a textura perfeita e tudo depende do ingrediente-base.
Veja na tabela abaixo como fazer três tipos de hambúrguer vegano saboroso:
Como preparar hambúrguer vegano |
|
Hamburguer de soja vegano |
Hidrate a proteína da soja por 15 minutos. Lava e esprema para retirar toda a água e reserve. Refogue cebola e alho em uma panela, acrescente a soja, cheiro verde e shoyu/molho inglês/outro molho de sua preferência e deixe secar. Desligue a panela, leve a uma vasilha, acrescente a farinha para dar liga e modele os hambúrgueres. |
Hamburguer de grão de bico vegano |
Deixe o grão de bico de molho por, pelo menos, 8 horas. Escorra a água e cozinhe por 12 minutos na panela de pressão. Depois de cozido, escorra bem e leve ao processador até formar uma massa. Refogue alho e cebola em uma panela e reserve. Misture a massa de grão de bico com o refogado, outros temperos (cebolinha e salsinha picadas, orégano, suco de limão, páprica defumada ou picante, cominho) e um pouco de farinha de aveia, de arroz ou de trigo para dar liga nos hambúrgueres. Modele e asse ou leve na chapa. |
Hamburguer de lentilha vegano |
Deixe a lentilha de molho por, pelo menos, 8 horas. Escorra a água e cozinhe por 15 minutos na panela de pressão. Depois de cozido, escorra bem e leve ao processador até formar uma massa. Adicione alho, cebola, cheiro verde, páprica e outros temperos de sua preferência e misture. Use farelo de aveia ou farinha de arroz integral para dar liga. Modele os hambúrgueres e leve à chapa. |
No entanto, se o seu objetivo é só abarcar opções vegetais mais variadas no cardápio da sua hamburgueria tradicional, é mais fácil investir em hamburguer vegano marcas.
O Brasil já conta com marcas nacionais de hambúrgueres à base de plantas.
Algumas foodtechs que estão investindo pesado no mercado e revolucionando a alimentação vegetal no país são:
Agora que você já sabe preparar o hambúrguer vegetal perfeito, falta definir os acompanhamentos e molhos veganos do cardápio.
A tradicional batata frita não pode ficar de fora, nem os anéis de cebola. Mas, no caso desse petisco, é preciso garantir que a preparação não leve ovo ou qualquer outro ingrediente de origem animal.
Em relação aos molhos, o cuidado com os ingredientes deve ser ainda maior. A maioria das maioneses industrializadas são feitas à base de ovo.
Para evitar enganos, opte por molhos de fabricação própria ou tenha muita atenção com os rótulos dos produtos industrializados que se rotulam veganos.
Confira algumas opções para dar mais sabor aos lanches da sua hamburgueria vegana:
Essas são só algumas das opções, mas existem muitas outras para explorar.
O mais importante para sua hamburgueria vegana é garantir que nada tenha ingredientes de origem animal.
Isso vale também para os pães usados no preparo dos lanches. Assegure-se de comprar pão de hamburguer vegano para a sua hamburgueria!
Uma hamburgueria vegana é cheia de processos, como controle dos pedidos, controle de estoque e gestão financeira. Ter um sistema para hamburgueria facilita e muito o gerenciamento do seu negócio.
A Saipos tem o único sistema capaz de integrar o maior número de aplicativos de entrega do mercado. Mas, além de otimizar os processos de delivery, nosso software ainda oferece:
O melhor de tudo é que você pode ter acesso a uma demonstração gratuita dessa e de todas as nossas outras funcionalidades.
Basta apertar no banner para conhecer nosso sistema e tirar suas dúvidas com um de nossos consultores!
Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos