Como montar uma hamburgueria gourmet?

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

9 passos de como montar uma hamburgueria gourmet!

Saber como montar uma hamburgueria gourmet é uma ideia ótima para quem quer iniciar no ramo de alimentação e quer lucrar rápido. Hamburguer é uma comida que ataca um público amplo.

Mas para realmente ter sucesso é preciso prestar atenção a diversos aspecto, e o primeiro deles é a qualidade das carnes.

Jamais pense em abrir uma hamburgueria com insumos ruins! Este ingrediente é a chave do estabelecimento, porque somente através dela se pode atingir o sabor tradicional de um produto de qualidade.

Mas é claro que a prosperidade do negócio não vai depende somente disso. É necessário ter planejamento, bons equipamentos, um sistema para restaurante e muito mais! 

Saia do escuro agora! Confira abaixo tudo o que é necessário para montar um hamburgueria de sucesso! 

[Potencialize seu negócio com o material GRÁTIS de Como torna sua Hamburgueria mais Eficiente. Aperte no banner abaixo para baixar!]

1. Faça um bom planejamento

Embora muitas pessoas não saibam, o planejamento define grande parte do destino das empresas de alimentação.

É comum muitos donos de restaurante não pensarem em todas as etapas da elaboração do negócio, e por causa disso, logo os problemas inesperados começam a surgir.

Diferente dos que fizeram um bom planejamento, estes não conseguem se organizar a tempo de resolver o problema, e acabam tendo, muitas vezes que fechar as portas.

Por isso, recomendamos que cada etapa da criação da sua hamburgueria seja feita com cautela e atenção. Isso evita muitas surpresas desagradáveis.

2. Defina seu público alvo

Definir o seu público alvo permite decidir quais receitas utilizar, como criar o seu espaço físico, e quais itens inserir no seu cardápio.

Entre o tipo de público, é possível abrir uma hamburgueria vegana, vegetariana, fitness, ou para os apaixonados por hambúrgueres, e os que preferem artesanais.

É possível pensar em como montar uma hamburgueria gourmet que atenda a todas essas preferências? 

A resposta é sim. Mas, mesmo sendo possível, é menos arriscado mirar em apenas um segmento neste início de negócio.

Abrir demais o cardápio pode trazer dificuldade para manter o estoque e dar conta dos pedidos enquanto você e sua equipe ainda não se habituaram com as tarefas.

Outro ponto que importa muito quando se diz respeito a público alvo é o custo dos hambúrgueres. Isso porque, se abrir em um ponto mais periférico, deverá adaptar o seu valor para essas pessoas. 

Assim como, se for criar sua estrutura em um local mais nobre, não deve vender os produtos com o mesmo valor que seriam vendidos na opção anterior, por exemplo.

3. Escolha o local para sua hamburgueria gourmet

Atuar em um ponto estratégico é uma ótima maneira de vender mais e conquistar clientes fiéis.

Mas, como montar uma hamburgueria gourmet no melhor local possível? A resposta é simples. Esteja onde as pessoas estão!

É preciso colocar o seu estabelecimento próximo a grandes centros, shoppings, escolas e faculdades.

Outra ideia boa é abrir em frente a condomínios, assim, as pessoas tem um local de qualidade para comer algo diferente e na porta de casa.

Ou, se quer algo mais ousado, apostar nos meios digitais para que mais pessoas conheçam o estabelecimento. Ferramentas como Google Meu Negócio são ótimos para isso.

Comece a sua presença online com material gratuito que preparamos abaixo. Aperte no banner e entenda por quê é importante usar a tecnologia.

4. Legalize o empreendimento

A primeira coisa que você deve providenciar é a documentação para o seu estabelecimento. 

Sem cumprir essa etapa corretamente, você corre vários riscos de arruinar todo o investimento do seu negócio de hambúrguer.

Isso porque a fiscalização costuma ser bastante rigorosa com negócios de alimentação.

Por isso, recomendamos que você se dirija até a prefeitura da cidade onde pretende abrir sua hamburgueria, lá poderá tirar suas dúvidas quanto aos tipos de documento necessários no seu caso.

Apesar disso, listamos os principais itens dessa papelada, assim, já é possível começar a providenciá-los. São eles:

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

Lembre-se de não deixar essa etapa para a última hora. Se fizer isso, pode acabar atrasando a data de abertura do seu negócio.

5. Analise o melhor fornecedor

Como já falamos, um hambúrguer de qualidade precisa de carnes excelentes. E você sabe, esse alimento é frágil e pode estragar facilmente.

Por isso, se quem lhe entrega precisar vir de muito longe com a carga, e o transporte não for feito da maneira correta, o produto pode vai sim danificar.

Opte por fornecedores próximos a sua cidade, para não ter nenhum problema. Além disso, exija nota fiscal dos alimentos e se a procedência é confiável.

Assim, você garante que o ingrediente principal das suas receitas seja fresco, e consequentemente, saboroso e suculento.

O momento de conhecer os fornecedores é muito importante, pois é a hora certa para tentar economizar. 

Tente comprar uma quantidade maior, visando um preço mais baixo. Mas não pense que apenas a carne é importante para como montar uma hamburgueria gourmet.

Todo hambúrguer leva molhos, algum tipo de vegetal e queijos. Quanto mais produtos conseguir comprar de um só fornecedor, melhor. 

Mas os vegetais e legumes, em especial, também merecem atenção. Isso porque, hambúrgueres veganos e vegetarianos também são muito procurados.

E se oferecer esse tipo de produto for uma ideia sua, preze pela boa procedência desses itens. Lembre-se que um bom atendimento para hamburgueria também depende do que você está servindo.

6. Providencie os melhores equipamentos

Escolher os equipamentos para hamburgueria corretos é tão importante quanto decidir entre os fornecedores.

Isso porque, ter uma cozinha incompleta acaba interferindo seriamente no tempo de produção dos pratos.

E atrasos não são bem vindos em nenhum negócio de alimentação. Por isso, recomendamos que você pesquise a fundo quais itens são indispensáveis para o bom funcionamento.

Algumas coisas só serão necessárias dependendo do tipo de  hambúrguer que pretende produzir. Mas algumas coisas são cruciais para que as receitas sejam finalizadas. Veja!

  • Armários;
  • Chapa;
  • Coifa;
  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Liquidificador industrial.
  • Máquina modeladora de hambúrguer;
  • Moedor de carne;
  • Utensílios para cozinha.

Lembrando que, escolher os equipamentos de cozinha também proporcionam chances de economizar.

Mas, é importante entender como montar uma hamburgueria gourmet evitando gastos desnecessários.

Por isso, adquira aquilo que é essencial para o seu negócio, de imediato. Mas não se deixe levar por gastos que podem ser providenciados futuramente.

O começo de qualquer empreendimento gastronômico precisa de pessoas realistas, para evitar problemas nas finanças e frustração.

7. Faça o melhor hambúrguer!

Não é obrigatório, mas para fazer um bom hambúrguer artesanal, o mais interessante é utilizar complementos feitos pela sua equipe, mesmo.

Assim, seu produto é mais valorizado pelos clientes, e isso também permite que componentes como o pão e a carne sejam preparados de acordo com o que eles preferem.

Os pães, os molhos, tudo feito no seu estabelecimento. E isso ainda pode ser levado mais a sério, montando até mesmo uma horta para os vegetais. 

Imagina que bacana servir seus clientes em um espaço externo repleto de natureza e próximo a sua horta.

Este é um exemplo de diferencial que certamente encanta o público, principalmente os vegetarianos e veganos.

8. Seja diferente!

As hamburguerias são cada vez mais populares entre os negócios de alimentação. Por serem tão apreciadas, investir nesse segmento se mostra uma ideia atrativa.

Apesar disso representar altas chances da sua hamburgueria dar certo, é preciso levar em conta que para conseguir alcançar o sucesso, você precisará conquistar clientes que  já frequentam outro local.

Dessa forma, apostar em diferenciais é a melhor escolha. Por isso, crie um hambúrguer que só pode ser encontrado no seu estabelecimento.

Dependendo da sua ideia, é possível atrair pessoas de longe especialmente para frequentar o seu espaço.

E isso vai além do hambúrguer, hein? Investir em  uma estrutura temática, com uma decoração que encanta as pessoas, pode ser suficiente para aumentar drasticamente o número de clientes.

Além disso, não esqueça que para atingir um público maior, é importante utilizar plataformas de entrega de comida. Inclusive, muitos empreendimentos desse setor começam as atividades apenas como hamburgueria delivery.

9. Adquira um sistema para hamburgueria!

Você já entendeu que para ter uma hamburgueria gourmet de sucesso é necessário ter organização. Todo o restaurante acaba sofrendo com isso.

Planilha de estoque para organizar, pedidos para contar e caixa para fechar são algumas das maiores dores de todo dono de negócio. 

Quem está começando agora no mercado, não imagina os problemas que a falta uma atividade pode causa no funcionamento. Mas existe uma forma de ameniza isso: contratando um sistema para hamburgueria.

A Saipos montou um software pensando em todos os modelos de operação. Ou seja, mesmo que você trabalhe com delivery, senha ou balcão, pode ser os seguintes benefícios:

  • Integração com apps;
  • Gestão de garçons;
  • Controle Financeiro; 
  • Controle de Estoque (Ficha Técnica); 
  • Fechamento de caixa.

Para conhecer mais funcionalidades do sistema para hamburgueria da Saipos, aperte no banner abaixo e fale com um consultor.