ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Hamburgueria temática: saiba tudo sobre essa nova tendência de negócio

Hamburgueria temática: saiba tudo sobre essa nova tendência de negócio

Hamburgueria temática é a mais nova tendência para os amantes do famoso sanduíche originado da terra do tio Sam. 

Esse ramo alimentício constatou um aumento nas vendas de 140% no Brasil, entre março de 2020 e março de 2021, segundo dados do Ifood

Para se diferenciar nesse mercado crescente, as hamburguerias mais novas trazem novas propostas de espaços e cardápios. 

Assim surgiu a ideia de ter uma experiência que ultrapassasse as barreiras do sabor e pudesse mergulhar o cliente em determinado universo temático. 

Tal estratégia implica também em um maior engajamento com o local. Isso sem falar em uma maior atração de curiosos e maior fidelização dos fãs do tema e do hambúrguer. 

Assim, um amante de Harry Potter, pode apreciar um bom hambúrguer e comê-lo acompanhado de uma cerveja amanteigada, por exemplo, em um cenário idêntico a Hogwarts. Isso já é possível em restaurantes como o Vassoura Quebrada, em São Paulo.  

Apesar da alternativa ser uma boa saída para conquistar novos e bons clientes, ela sozinha não sustenta uma clientela. É preciso ter uma boa gestão, um bom atendimento e boas ferramentas para facilitar o dia a dia do estabelecimento. 

No contexto das boas práticas para hamburgueria, destacamos aqui o cálculo correto do custo de cada prato. Essa ação vai te ajudar na precificação dos pratos, na otimização de despesas e até no aumento constante de lucro.

Para fazer isso da forma correta, clique agora mesmo no banner abaixo e faça o download da nossa Planilha de Custo de Prato.

Como montar uma hamburgueria temática?

Se você está pensando em como montar uma hamburgueria temática, o primeiro ponto que tem que pensar certamente é o tema que quer seguir. 

Além disso, do ponto de vista prático, você deverá executar um plano de negócios para a hamburgueria. Esse documento vai organizar suas ideias e te mostrar a possibilidade do seu negócio dar certo. 

Dentro desse documento e já nos seus primeiros dias de atuação, seus esforços devem ser voltados para que a equipe trabalhe conforme o seu tema. 

Assim, se você tem uma hamburgueria com a temática ‘Disney’, seus funcionários deverão se comportar como personagens deste universo. 

Ainda no contexto de equipe, seu plano de negócio deverá destacar bem as funções de cada um. 

Nesse sentido, uma boa ideia para hamburguerias com temáticas infantis, é a contratação de monitores para uso de áreas de brinquedoteca, por exemplo. 

Por fim, apesar do tema ser algo muito importante, o foco maior da sua equipe deverá ser sempre a agilidade e qualidade na produção.

Isso pode ser alcançado por meio de um bom treinamento e alinhamento da equipe, além do uso de um bom sistema para restaurante.

Qual o investimento inicial para abrir uma hamburgueria?

O investimento inicial para abrir uma hamburgueria é de 15 mil reais, em média.

Esse valor pode variar de acordo com o espaço físico, tamanho da equipe, qualidade de equipamentos e ingredientes, entre outros aspectos.

Para te guiar nesse início, confira abaixo uma lista de equipamentos essenciais para hamburgueria

  • Modelador de hambúrguer;
  • Fogão industrial; 
  • Chapa; 
  • Fatiador de frios; 
  • Refrigerador; 
  • Triturador de alimentos/Liquidificador; 
  • Freezer.  

Ainda no contexto de investimento, devemos considerar que uma hamburgueria temática demanda um maior investimento em decoração. 

Para inserir seus clientes em determinado universo temático, é preciso investir em artigos de decoração que nem sempre têm baixo custo. Nesse contexto, considere destinar pelo menos 5% do seu investimento inicial para gastos com decoração.

Por isso, sempre vale pesquisar a compra de equipamentos, ingredientes e artigos de decoração em mais de um lugar. 

Além disso, em geral, na internet a variedade de produtos é maior, os valores costumam ser mais acessíveis e as formas de pagamento também. 

Como abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro?

Se você busca reduzir os custos iniciais e quer abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro, também temos algumas dicas. 

A primeira delas é que economia em qualquer contexto envolve pesquisa. Por isso, antes de procurar um local físico, comprar equipamentos e até contratar uma equipe, pesquise a média do mercado. 

No contexto da compra de ingredientes, você pode ir em estabelecimentos que vendem no atacado para encontrar valores mais em conta. Também vale ir em busca de fornecedores que estão abertos à negociação e já são conhecidos no ramo das hamburguerias, por exemplo. 

Em segundo lugar, considere que existem certas coisas que têm o preço atrelado à qualidade. 

A carne, de um modo geral, é uma dessas coisas, então se for para priorizar gastos, priorize o que irá direto para a boca dos seus clientes, literalmente. 

Para economizar, também vale colocar a mão na massa. Assim, além de economizar com equipe, você fica por dentro de todos os detalhes.

Nesse ponto é importante ter muita organização nas tarefas que precisa desempenhar e tomar cuidado para não ficar sobrecarregado. 

Qual a média de lucro de uma hamburgueria temática?

 

Tal modelo de negócio é extremamente lucrativo porque considera que você atenda uma quantidade de clientes que vai além da capacidade física do estabelecimento. 

Assim, o lucro de uma hamburgueria que também atua no modelo delivery pode ser ainda mais alto que o modelo convencional. 

Quais os possíveis temas para hamburgueria?  

Conforme falamos anteriormente, o tema de uma hamburgueria deverá ser muito bem trabalhado por meio da decoração e do cardápio.

A média de lucro de uma hamburgueria varia muito, a depender de vários aspectos. Para se ter uma ideia, os valores podem variar de R$2 mil a mais de R$80 mil reais. 

Nesse contexto, você não deve se basear em um valor absoluto, mas sim em uma situação financeira ideal e saudável para a sua hamburgueria. 

Com isso, podemos considerar que o lucro ideal é aquele que consegue pagar seus custos e ainda sobra para investir no próximo mês. 

Para ter o controle certo dessa realidade, você precisa acompanhar sua margem de lucro, que pode ser calculada da seguinte forma: 

  1. Para calcular o lucro bruto, é preciso somar as receitas totais – custos x 100%;
  2. Para calcular a margem de lucros, você precisa pegar o lucro bruto / receitas totais x 100.

O resultado dessa conta pode ser positivo, caso esteja com suas contas pagas e ainda sobre dinheiro, ou negativo, o que indica que seu negócio não está indo bem. 

Para otimizar os seus ganhos, você pode estudar novos formatos de atuação, como atuar em sistema de delivery.

Segundo pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), 97% das hamburguerias do Brasil operam por meio de delivery. 

Por isso, caso ainda esteja sem ideia de qual tema adotar para o seu restaurante, separamos aqui uma lista de temas para hamburgueria: 

  • Séries e filmes; 
  • Super-heróis;
  • Circo; 
  • Velho Oeste; 
  • Galeria de arte;
  • Épocas (anos 20, 30, 40, etc);
  • Vintage; 
  • Medieval;
  • Musical; 
  • Lugares e viagens
  • Literatura; 
  • Jogos; 
  • Estação do ano (primavera, verão, outono e inverno).

O mais importante é usar a criatividade para aplicar esses temas e criar ambientes e receitas irresistíveis e inesquecíveis. 

Para te inspirar a ir ainda mais longe, confira no box abaixo algumas das hamburguerias temáticas de maior sucesso no Brasil:

Big Kahuna Burger

Essa hamburgueria é inspirada nas obras do cineasta Quentin Tarantino. As paredes expõem cartazes dos filmes e o menu é recheado de delícias com referências aos filmes de Tarantino.

The Circus Burger

Como o nome diz, o The Circus trouxe o mundo do circo para uma realidade culinária. A ambientação é feita em um caminhão vermelho e os sabores dos milk-shakes são tão diversos quanto a realidade do circo: maracujá, macchiato e bolo red velvet. 

Jazz Restô & Burgers

O Jazz inovou na temática e trouxe saxofones, trompetes, apresentações de música ao vivo e sanduíches nomeados a partir de grandes músicos do jazz. 

Taverna Medieval

A ambientação da taverna é completa de tal forma que você é servido por guerreiros e magos. Além disso, é possível tomar poções do amor e hidromel dentro de um barco viking. 

​Vassoura Quebrada

Conforme já citamos neste post, o Vassoura Quebrada resume bem o universo da magia e bruxaria da saga Harry Potter. A casa tem decoração rústica, drinks diferentões e vassouras e quadros pendurados dignos de Hogwarts. 

Zé do Hambúrger

Essa hamburgueria é inspirada nos anos 50/60 e conta até com máquina de fliperama e jukebox. Uma verdadeira viagem no tempo!

O que servir em uma hamburgueria temática?

Depois de pensar na decoração temática da sua hamburgueria, você deve deixar sua criatividade fluir para a criação do cardápio. 

Ele deve ser divertido e ter a ver com o tema escolhido, desde o design, até o nome e apresentação dos pratos. 

Para fazer isso acontecer, vale mergulhar de cabeça no tema escolhido e buscar referências para nomes, receitas, apresentação dos pratos e para os elementos gráficos do cardápio. 

Aqui vai uma lista de pratos que você pode servir na sua hamburgueria temática:

  • Hambúrguer de carne com saladas, queijos e molhos variados; 
  • Hambúrguer de frango; 
  • Hambúrgueres veganos e/ou vegetarianos;
  • Saladas;
  • Batata frita com ou sem queijo; 
  • Milk Shakes variados. 

Agora é só adaptar essas delícias para a sua temática e chamar todo mundo para conhecer seu espaço!

Além disso, vale também criar combos promocionais específicos de acordo com os pratos que mais combinam ou tem mais saída. 

Sistema para hamburgueria: o real segredo para o sucesso

Depois de dar vida ao tema da sua hamburgueria, é hora de deixar a gestão do restaurante automatizada

Com o Sistema para Hamburgueria da Saipos você pode automatizar a sua operação, ganhar tempo e economizar com processos.

Além disso, com o Sistema você pode fazer:

  • Controle de estoque e gestão de pedidos;
  • Controle de comandas e cupons fiscais;
  • Gestão de clientes; 
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons; 
  • Gestão financeira;
  • Adaptabilidade para diferentes modelos de negócios (balcão, senha, mesas, etc).

Todas essas funcionalidades valem para o sistema de delivery, mesa, senha ou balcão. 

Para aproveitar isso tudo e decolar sua hamburgueria temática, basta clicar no banner abaixo e conferir uma demonstração:

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER
Carolina Morais - Jornalista, pós-graduanda em marketing pela ESPM, especialista em copywriting e apaixonada por todas as formas de comunicação.
Escrito porCarolina Morais

Jornalista, pós-graduanda em marketing pela ESPM, especialista em copywriting e apaixonada por todas as formas de comunicação.

Sistema para Hamburgueria